Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Massey Ferguson amplia a gama MF 3600 com três novos modelos

A Massey Ferguson contínua a reforçar a sua posição no sector de tractores especializados com o lançamento de três novos modelos, que se unem à gama MF 3600. Com potências de 84 a 102 CV (máx.), os novos modelos (MF 3640 – nas versões V/S/F/GE– e MF 3650 e MF 3660, ambos disponíveis nas versões S/F/GE) "apresentam uma excepcional agilidade e um consumo de combustível líder no seu segmento através dos seus motores common rail com a máxima capacidade de resposta", sublinham os responsáveis da MF.

Economia de combustível graças aos motores common rail
Os novos motores Agco Sisu Power que equipam todos os modelos da série MF 3600 geram até 5% mais potência e 13% mais binário. Utilizam um sistema de injecção de combustível por rampa comum, com gestão electrónica do motor que garante que a quantidade exacta de combustível é injectada de forma precisa no momento adequado. Este sistema também permite que o motor reaja com rapidez às variações de carga e de condições de trabalho, convertendo-os numa das séries de motores com maior capacidade de resposta do mercado.
A potência máxima é conseguida a apenas 2.000 rpm, o que permite mais potência na tomada de força e reduz o consumo de combustível e o ruído. Existe potência constante entre 1.800 rpm e 2.200 rpm, o que permite ao operador reduzir e trabalhar a menores rotações, poupando combustível e evitando ter que mudar de velocidade.
Uma vantagem adicional da gestão electrónica do motor (EPM, da sua sigla em inglês) é o facto de oferecer mais comodidade e controlo com o novo acelerador de mão electrónico, além da memória do regime do motor. Com a gestão electrónica do motor o regime permanece constante, o que melhora as prestações e a eficiência dos implementos accionados pela TDF e facilita o trabalho do operador. Com a memória do regime do motor, tudo o que o operador deve fazer é pressionar um botão ao lado do acelerador para memorizar e recordar um regime pré-seleccionado, melhorando igualmente a precisão e facilitando o uso.

Transmissão versátil com um controlo cómodo
Os três novos modelos da série MF 3600 estão disponíveis com o novo inversor sincronizado, compatível com a caixa de velocidades automática Powershift de duas velocidades.
A nova transmissão não só tem uma ampla gama de velocidades para se adaptar a cada tarefa, também é fácil de accionar com um cómodo botão. Um novo botão de desembraiagem, colocado na parte superior da alavanca de velocidades, permite ao operador mudar uma relação mecânica, parar e recomeçar a marcha sem ter que usar o pedal da embraiagem. Este é também o companheiro perfeito para trabalhar com um carregador frontal, permitindo aos operadores desembraiar com o botão e deslocar a alavanca para mudar de sentido de avanço sem ter que usar o pedal da embraiagem.

O botão Speedshift, colocado ao lado do comando de desembraiagem na maçaneta da alavanca, "divide" cada uma das quatro relações sob carga. Assim consegue-se um total de 24 velocidades para a frente e 12 para trás, a partir das quatro relações em três gamas. O funcionamento do Powershift é fácil e apenas requer pressionar o botão Speedshift para subir ou descer de velocidade. Graças à combinação do Speedshift e do comando de desembraiagem, o operador beneficia de oito velocidades "sem embraiagem" em cada uma das três gamas.

Mais conforto na cabina com menos ruído
O novo interior das cabinas, disponíveis em todas as versões V, S, F e GE, oferece melhor conforto e controlo. Exteriormente o novo tubo de escape vertical melhora a visibilidade ao desaparecer "virtualmente" detrás do poste da cabina. No interior há uma nova disposição e novos interruptores além de novas alavancas para o controlo do engate de três pontos e das válvulas hidráulicas.
Os operadores também saberão apreciar o novo assento Grammer de suspensão pneumática e um ambiente claramente mais silencioso.

Os testes realizados confirmam as vantagens
Numa série de testes vários agricultores compararam os resultados alcançados com os novos Massey Ferguson com aqueles obtidos com tractores de potência semelhante de outros três fabricantes. Estes são os resultados dos testes, que foram disponibilizados pela própria marca:

Nos testes de transporte e aceleração os MF 3600 demonstraram ser os mais rápidos de todos, assim como ser 36% mais rápido que o tractor mais lento na quarta velocidade desde 13 km/h a 38 km/h; 27% mais rápido na terceira velocidade de 10 km/h a 26 km/h e 20% mais rápido de 7 km/h a 18 km/h.
Transportando um reboque de 8 t num percurso idêntico de 6,2 km, o modelo 3650 F consumiu 6,23 l/h de gasóleo, que significa 36% menos que os 9,69 l/h obtidos por um tractor concorrente de semelhante potência.
No teste de corte em pomares o MF 3660 F consumiu 4,6 l/h de gasóleo, que é 26% menos que outro tractor concorrente equivalente para exactamente o mesmo trabalho, no mesmo lugar e na mesma duração.
Realizando trabalhos de lavoura o novo motor e a nova transmissão da série MF 3600 não deixaram os seus créditos por mãos alheias. Apesar de haver uma diferença de apenas 1 CV, o MF 3660 F completou a mesma tarefa em muito menos tempo que os seus concorrentes, sendo a sua capacidade de trabalho 12% superior.

Os utilizadores realçaram a melhor manobrabilidade dos MF 3600, o seu controlo mais preciso e a excelente visibilidade. Também destacaram a grande capacidade de resposta e economia do motor, o acelerador electrónico e a memória, assim como a comodidade que oferecem os botões de desembraiagem e velocidades Speedshift.
Published on: 01 NOV 2011
GalleryGalleryGalleryGalleryGallery