Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Rototerras LION da Pöttinger – O novo modelo de 12 rotores


A rototerra LION 302.12 com 12 rotores e uma largura de trabalho de 3 metros é completamente nova na gama Pöttinger. Com mais 20 por cento de dentes sobre a mesma largura de trabalho uma vez que os 10 rotores resultam num ainda mais perfeito trabalho com o melhor efeito de destorroamento do terreno. Especialmente para produtores de batata e hortícolas, este novo modelo proporciona os melhores resultados possíveis, mesmo em solos argilosos pesados. Uma vantagem adicional: uma estrutura de solo fina é alcançada, apesar dos rotores funcionarem a uma velocidade 15 por cento menor do que nos modelos com menos rotores - por isso é requerida menos energia o que é um bónus positivo. Graças às engrenagens intercambiáveis, a velocidade do rotor pode ser ajustada para se adequar a quaisquer condições do solo e rpm do eixo TDF. Este novo modelo LION com largura de trabalho de 3 metros é adequado para tractores até 180 cv.

Resistência e durabilidade garantida
A nova LION 302.12 também possui montagens de dentes integradas comprovadas para evitar a quebra automática da rama da batateira ou de outros grandes resíduos de colheita. Os dentes individuais são fáceis de manusear. A espessura dos dentes é de 18 mm garantindo uma longa vida útil. Além disso, a LION tem rolamentos de rolos cónicos pesados, para a melhor força, durabilidade e funcionamento suave. A engrenagem profunda de alta resistência com reforço integrado proporciona à caixa de velocidades uma excelente resistência. As juntas de labirinto protegem as engrenagens contra poeira, humidade, solo, e contribuem para prolongar a vida útil da máquina.

O cabeçote tem amplos suportes e assegura uma distribuição de carga ideal. Engates bilaterais de Cat. II/III com oscilação integrada e três posições de ajustamento são desenhados para combinar tractores de categorias futuras e permitir um equilíbrio ideal em terreno irregular entre o tractor e o implemento. Deflectores laterais (opcionalmente montados em molas com uma acção paralela) asseguram um acabamento nivelado e apurado. Estes são simplesmente elevados durante o transporte para manter a largura de transporte de 3,0 metros. Eles são libertados através da remoção de um pino; sem necessidade de ajustar a mola. A posição dos deflectores laterais é facilmente ajustada usando os furos ranhurados.

O mesmo intervalo versátil de rolos traseiros (rolos packer de corte, rolos packer destorroadores e rolos packer dentados) estão disponíveis tal como na comprovada rototerra LION de 10 rotores série 1002. Não há necessidade de ajustar a placa de nivelamento ao alterar a profundidade de trabalho ou para compensar o desgaste dos dentes, uma vez que esta é ajustada automaticamente pelo rolo traseiro. O resultado é maior conforto, fácil manuseamento e menos ajustamentos. Este novo modelo também pode ser usado em combinação com um semeador VITASEM.
Publicado em: 23 NOV 2011
Gallery