Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Mercado de Máquinas Industriais com marcada quebra até Novembro


No período de Janeiro a Novembro de 2011 foram vendidas 759 máquinas de movimentação de terras e 1.083 máquinas de movimentação de cargas (empilhadores) o que representa um decréscimo do mercado de 39,1% e de 13%, respectivamente, relativamente ao período homólogo do ano anterior.
Relativamente ao segmento de mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras, as vendas acumuladas neste período cifraram-se em 521 unidades o que representa uma descida de 39,6%, relativamente ao mesmo período do ano anterior, o qual está a ser determinado pelo forte decréscimo das vendas de todos os tipos de máquinas.
Relativamente ao equipamento mini, as vendas acumuladas registaram, igualmente, uma quebra acentuada de 38,2% devido ao decréscimo, quer, das vendas de mini-pás de rodas (-50,5%), quer, das de mini-escavadoras de rastos (-26,4%).
Quanto ao mercado de movimentação de cargas, a quebra (-13%) estendeu-se a todos os tipos de empilhadores.
Relativamente à evolução do mercado das máquinas de compactação e de pavimentação no mesmo período, seguiu a tendência dos restantes mercados e registou um acentuado decrésmo de 25,3%, face ao mesmo período do ano anterior. Este decréscimo foi determinado pelas quedas das vendas, quer, da compactação pesada (-54,1%), quer, da compactação ligeira (-18%), quer, de pavimentadoras (-26,7%).
Em termos da evolução homóloga mensal, ao longo do ano o mercado tem tido uma travagem brutal e as perspectivas dos importadores são de que a situação se irá agravar em 2012.
No mês de Novembro o mercado manteve a tendência de quebra sendo que o mercado das máquinas pesadas de movimentação de terras voltou a baixar (-25%), tal como o das máquinas ligeiras (-18,5%) e o dos empilhadores (-12,9%).

Veja aqui os gráficos correspondentes
Published on: 27 DEZ 2011
Gallery