Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Novo Fendt 300 Vario: A máquina original


A nova série 300 Vario: características credenciadas combinadas com a técnica mais moderna
A série 300 Vario da Fendt está a entusiasmar os seus seguidores desde 2006 em virtude da sua qualidade, fiabilidade e o seu manejo simples. Em combinação com a implantação da fase 3b da normativa sobre emissões (Tier IV interim), a Fendt introduziu diversas reformas e apresenta agora a nova série 300 Vario, que também incorpora a tecnologia SCR para a poupança de combustível. Claro, as características já conhecidas e credenciadas da série mantiveram-se. Utilizando a tecnologia de motores mais moderna, o novo modelo estrela 313 Vario, com 135 CV além de muitos outros detalhes técnicos interessantes, conseguiu que a lendária série seja agora ainda mais atractiva.

Baixo consumo e, ao mesmo tempo, magnífico rendimento
A nova série 300 Vario foi ampliada com o modelo estrela 313 Vario, que apresenta uma potência máxima de 135 CV, o que cobre assim o intervalo compreendido entre 95 e 135 CV. Os novos tractores 300 Vario conseguem a sua força a partir de um motor Deutz de 4 cilindros com 4,04 litros de cilindrada, quatro válvulas por cilindro e sistema de injecção de alta pressão Common-Rail a 1.600 bar. A regulação electrónica do motor EDC 17, o turbo-compressor com válvula de descarga com controlo electrónico e o ventilador viscostático foram obtidos das séries de tractores grandes e foram incluídos agora de série.
Além disso, a nova série 300 Vario também incorpora a tecnologia SCR de poupança de combustível, o que tem por objectivo cumprir a fase 3b da normativa sobre emissões (Tier IV interim). Os ensaios neutros Powermix demostraram de forma clara que esta tecnologia, conhecida das séries de tractores grandes 700, 800 e 900 Vario, consegue uma poupança de combustível muito significativa. Assim, com um consumo de 240 g/kWh, o 936 Vario, o irmão mais velho da série 300 Vario alcançou um valor nunca conseguido até agora nos ensaios PowerMix da DLG. Como o pós-tratamento dos gases de escape com a solução de ureia AdBlue tem lugar depois do processo de combustão e não se produz uma recirculação de tais gases, o motor pode ser ajustado de forma óptima e, desta forma, além de conseguir uma poupança no consumo de combustível, também alcança um comportamento durante a condução mais eficiente e satisfatório. Característico do motor de 4 cilindros é o excelente aumento da reserva de binário do motor de até 43%, em combinação com um binário máximo de até 590 Nm. Os motores do novo 300 Vario combinam assim um consumo de combustível extremamente baixo com uma enorme capacidade de rendimento.

A condução eficiente é conseguida graças ao grau de eficácia da destacada transmissão Vario ML 75. Graças à possibilidade de variar a velocidade de forma contínua de 20 metros a 40 quilómetros por hora, o 300 Vario está predestinado a oferecer um uso totalmente versátil, que abrange desde culturas especiais até trabalhos gerais de cultivo, utilização em pastos e aplicações na agricultura, sem esquecer os trabalhos clássicos de um tractor de exploração.

O sistema de gestão do tractor TMS também se inclui agora de série no 300 Vario, o que garante automaticamente um modo de condução extremamente rentável.

Combinação de manejo simples e técnica vanguardista

O conceito de utilização do 300 Vario combina um simples manejo com a técnica mais moderna de uma forma totalmente demonstrada. Todos os elementos de comando encontram-se incorporados centralmente na coluna de direcção e na consola lateral direita. Novo neste segmento de potência é também o computador de bordo, que mostra informação importante sobre as medições de superfície e de tempo. O Variostick reúne numa única alavanca, a alavanca de velocidades principal, a de grupos, os grupos sob carga e o manejo das velocidades super-lentas. Além disso, este goza de uma posição ergonómica ideal na consola direita.

Graças ao sistema integrado de prolongamento do encosto e à possibilidade de ajustar o comprimento do assento, o cómodo assento pneumático pode adaptar-se perfeitamente a diferentes dimensões físicas. Opcionalmente o 300 Vario pode adquirir-se com o assento super-conforto, que incorpora ainda aquecimento para o assento, uma suspensão de baixa frequência e um apoio pneumático para a zona lombar. A coluna de direcção, que pode ser ajustada em altura e inclinação, também permite conseguir uma posição óptima enquanto se permanece sentado. No mesmo sentido, a suspensão da cabina, que pode ser adquirida de forma opcional, e a suspensão hidropneumática do eixo dianteiro garantem uma máxima comodidade durante a condução.

Por outro lado, para que o trabalho seja cómodo inclusivamente durante a noite, a nova série 300 Vario está equipada com um amplo sistema de iluminação; além disso, opcionalmente pode optar por faróis de Xénon. O espelho retrovisor grande angular (opcional) amplia o campo visual, o que por sua vez aumenta o nível de segurança durante o trabalho.

O mestre de cargas graças ao Fendt Cargo
Em combinação com o carregador frontal Fendt Cargo, disponível em vários modelos, o 300 Vario converte-se num mestre das cargas inigualável. Como este carregador está incorporado de forma muita compacta no tractor, o ponto de gravidade do veículo encontra-se agora mais atrás. Graças à compacta oscilação do carregador frontal, o 300 Vario também é apto para trabalhos de carga em edifícios e estábulos. Também nestes casos a enorme manobrabilidade do tractor apresenta uma grande vantagem. A oscilação convence sobretudo pela sua altura e largura de transbordo e, assim, é ideal para o uso exigente do carregador frontal. Se se realizam trabalhos com o carregador frontal com frequência, recomenda-se adquirir a janela de tecto opcional, que permite uma visibilidade óptima, tanto da oscilação como do acessório.

Numerosos melhoramentos nos detalhes
A remodelação dos travões permitiu aumentar o peso total permitido das 8 toneladas do modelo predecessor a 8,5 toneladas. Graças a um peso em vazio reduzido de 4.230 kg (309 Vario), consegue-se uma carga útil de até 4.270 kg e uma relação peso/potência de apenas 33 kg/CV (313 Vario).

No sistema hidráulico reformou-se sobretudo o elevador traseiro. Este apresenta agora uma força de elevação de cerca de seis toneladas (5.960 daN), o que supõe mais meia tonelada do que no modelo anterior. Graças à nova bomba tandem hidráulica também foi possível aumentar o caudal de óleo de 78 para 83 litros.

Com o melhoramento em obliquidades do ângulo de viragem, e em combinação com o guarda-lamas oscilante, conseguiu-se um novo melhoramento no raio de viragem. A combinação de um comprimento de 4,15 m, uma bitola de 2,35 m e um ângulo de viragem de 52 graus permite obter um raio de viragem de apenas 4,2 metros e, desta forma, uma óptima manobrabilidade.

Também no âmbito dos pneus deu-se um valor especial à possibilidade de dispor de um amplo espectro de aplicação que se adapte em todo o momento às necessidades do trabalho. Tal espectro abrange desde pneus para culturas gerais, que se caracterizam por uma alta distância relativamente ao solo, até os modernos pneus largos, que se utilizam tanto em agricultura como em pastagens para um tratamento menos agressivo do solo.

A lendária série 300 da Fendt

A lendária reputação das séries 300 da Fendt começou já nos anos 80. Um dos mais apreciados era o então modelo estrela 309 LSA. Com a apresentação desta série, a Fendt introduziu naquela época um novo conceito de tractores neste segmento de potência. Os típicos atributos dos 300 eram ligeireza, compacidade e potência. Com o fim de se adaptar aos requisitos mutáveis do mercado, a série foi evolucionando dia após dia, até chegar ao 300 Vario. Hoje em dia esta série continua a destacar-se pela sua compacidade, fiabilidade, baixo consumo de combustível e pelo seu simples manejo, mas sem deixar de lado o rendimento. Na actualidade já existem mais de 11.000 300 Vario em operação, o que a converte numa das séries mais vendidas da marca Fendt.
Publicado em: 09 MAR 2012
GalleryGalleryGallery