Login
Register
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Matrículas de tractores agrícolas novos caíram 1,9% em Fevereiro


Pela primeira vez, a ACAP passou a fornecer os dados das matrículas de tractores agrícolas com a divisão entre as unidades novas e as usadas. Para além disso, foi alargado o âmbito dos tipos de tractores agrícolas aos Especiais (vinhateiros e pomareiros) e foi feita a actualização dos critérios de diferenciação dos três tipos agora abrangidos (compactos, convencionais e especiais). Neste novo quadro estatístico pode ver-se que, no mês de Fevereiro de 2012, foram matriculados 317 tractores agrícolas novos, o que significa um decréscimo de 1,9 por cento, relativamente ao mesmo mês do ano anterior. Por tipo de tractor, as matrículas de tractores convencionais novos cifraram-se em 122 unidades o que significa um pequeno decréscimo de 0,8 por cento, face ao mês homólogo do ano anterior. Por sua vez, as de tractores compactos novos baixaram 10,5 por cento e as de tractores especiais novos (vinhateiros e pomareiros) cresceram 17,5 por cento.

Em termos de valores acumulados até ao final de Fevereiro de 2012, foram matriculados um total de 732 tractores agrícolas novos o que representa um decréscimo do mercado, face ao mesmo período do ano anterior, de 15,3 por cento. Este crescimento do mercado foi determinado pela quebra das matrículas de todos os
tipos de tractores novos, nomeadamente, os convencionais (-14,1%), os compactos (-11,9%) e os especiais (-24,7%). Relativamente à distribuição das matrículas por classes de potência, os escalões que vão dos 30 aos 73kw representaram 62,3 por cento do total das matrículas, os escalões até aos 30kw representaram cerca de 26,1 por cento e os com mais de 73kw representam 11,6 por cento.

Veja aqui o gráfico e as tabelas
Published on: 21 MAR 2012
Gallery