Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

FIMA 2012 celebrou a sua reunião de encerramento

Durante a semana passada reuniu-se o Comité Organizador da FIMA 2012, presidido por Javier Seisdedos, para analisar todos os detalhes da edição celebrada de 14 a 18 de Fevereiro. A trigésima sétima edição da feira foi unanimemente qualificada como excepcional, pela grande presença de profissionais que ao longo de cinco dias encheram as instalações de Feira de Saragoça.
 
O Presidente do Comité Organizador da FIMA 2012, Javier Seisdedos, após mostrar a sua satisfação pela forma como se tinham desenvolvido todos os aspectos do salão, realçou o esforço e a confiança mostrada por parte dos expositores e agradeceu a todos os membros do Comité o trabalho que desenvolveram ao longo de muitos meses.
O Director do certame, Alberto López, fez uma análise exaustiva de todos os dados estatísticos do certame, que com uma superfície de exposição de 133.000 metros quadrados contou com a participação de 1.182 expositores. De realçar também o número total de visitantes que se situou em 209.837 pessoas.
Estes números são suficientemente eloquentes e confirmam o grande apoio que o certame teve e que mereceu destaque na imprensa internacional. Os resultados dos inquéritos entre expositores e visitantes, foram exaustivamente analisados e destes extraíram-se conclusões que irão servir sem dúvida como elemento de melhoramento relativamente a futuras celebrações.

Objectivos cumpridos para a maior parte dos expositores
Na reunião fez-se uma análise a todos os aspectos organizativos, de serviços, sectorização, apresentação de inovações tecnológicas, jornadas técnicas paralelas, missões comerciais ou consecução de objectivos por parte tanto dos expositores como dos visitantes.
Todos eles reflectiram o resultado do certame, que foi considerado um grande êxito, uma vez que 9 em cada 10 visitantes expressaram a sua satisfação pela participação. 92% dos expositores atingiu os seus objectivos, e 73% manifestou ter iniciado ou fechado operações comerciais durante a feira. Também se deve destacar que 88% considerou como alto o nível da exposição. Praticamente todos os participantes (99%) coincidiram em destacar a FIMA 2012 como a maior exposição de equipamentos para a agricultura do Mediterrânico, declarando igualmente (98%) a sua intenção de voltar na FIMA 2014.

Da esquerda para a direita: José Antonio Vicente, Director-Geral da Feira de Saragoça, Javier Seisdedos, Presidente do Comité Organizador, e Alberto J. López, Director da FIMA.

Visitantes de 64 países
Um dos elementos mais destacados desta edição foi, sem dúvida, a massiva presença de visitantes, que alcançou a cifra de 209.837, entre os que se destacaram os estrangeiros que procederam de 64 países. Metade dos visitantes foram agricultores autónomos, enquanto 30% trabalhavam em empresas de serviços agrícolas e 12% eram técnicos ou quadros superiores de cooperativas. Os restantes foram fabricantes de maquinaria (3%), agricultores por conta de outrem (2%), importadores/distribuidores (2%) e representantes da administração pública e de centros de formação (1%).
A organização da FIMA 2012 também assinalou a presença de quadros superiores das principais empresas mundiais do sector, que confirmam edição após edição, o alto nível internacional que o certame alcançou.

A celebração de jornadas como MedWinds, o III Congresso de Desenvolvimento Rural, o X Encontro Nacional de Operadores de Cereais, a activa participação de missões comerciais ou a celebração em directo a partir da própria Feira de programas radiofónicos de grande audiência em Espanha, foram também assinalados como outros activos de uma edição que, como assinalou José Antonio Vicente, Director-Geral da Feira de Saragoça, contou com o apoio de todo o sector, que confia plenamente na FIMA.
Publicado em: 22 ABR 2012
GalleryGallery