Login
Registar
  • por
  • spa
  • eng
  • br

Novas carregadoras de rodas Cat® 950K e 962K com alto rendimento e um baixo nível de emissões


As duas novas carregadoras de rodas Caterpillar, os modelos 950K e 962K, equipam com motores certificados que cumprem as normas sobre emissões Stage IIIB da União Europeia, ao mesmo tempo que proporcionam um alto rendimento, uma longa vida útil, uma excelente eficiência de combustível e baixos custos de operação. Cada carregadora conta com muitos melhoramentos que incluem um novo posto de operador, um mecanismo de direcção em Z optimizado, baldes da série rendimento e um sistema de transmissão de alta eficiência.

Os modelos 950K e 962K compartem o novo Motor Cat® C7.1 ACERT™. A 1.900 rpm, o motor desenvolve um pico de potência líquida de 211 hp (157 kW) no 950K e 221 hp (165 kW) no 962K. As carregadoras de rodas utilizam baldes com tamanhos que vão desde 2,50 até 9,20 metros cúbicos. As duas máquinas podem ser equipadas com um acoplamento Cat Fusion™ e uma grande variedade de implementos, pelo que são ideais para construção, inertes, trabalhos florestais e industriais e outras aplicações de manipulação de materiais. As novas carregadoras de rodas da série K™ substituem as suas predecessoras da série H. 

Novo posto do operador

Os operadores trabalharão de forma confortável e produtiva nos modelos 950K e 962K. Os novos degraus, que dispõem de um maior ângulo de inclinação que os da série H, proporcionam fácil acesso à cabina. A entrada e saída da máquina é facilitada graças à porta com abertura mais ampla, aos corrimãos dispostos no lugar preciso e uma nova porta com articulações na parte dianteira que se pode abrir e fechar a partir do assento. Também se podem abrir e fechar com uma mão as novas janelas corrediças esquerda e direita enquanto o operador permanece no assento para se poder comunicar comodamente com o pessoal que se encontre no solo.
Uma estrutura ROPS optimizada de quatro colunas, um novo posto do operador ligeiramente deslocado para a frente e um novo mecanismo de direcção em Z optimizado melhoram a visibilidade frontal e lateral, enquanto a câmara standard de visão traseira com um grande monitor a cores melhora a visibilidade da parte traseira das máquinas.

As carregadoras de rodas podem equipar-se com um sistema de direcção assistida hidráulica que requer um esforço mínimo ou com a direcção com Command Control Cat, que é especialmente adequada para realizar manobras de ciclo curto. Os dois sistemas de direcção minimizam a fadiga do operador e permitem realizar uma manipulação suave e umas manobras excelentes.


O posto do operador também inclui novas bancadas elásticas da cabina, que reduzem o ruído e as vibrações; um climatizador automático que regula a temperatura e a velocidade do ventilador segundo o ajustamento do operador; e um novo painel de visualização central com cinco indicadores analógicos e um grande quadro de texto que mostra mensagens em diversos idiomas. Um único botão de “ajuda” explica as funções do interruptor em diversos idiomas. Dois painéis de interruptores com nova membrana foram dispostos na coluna dianteira direita da estrutura ROPS. Os interruptores grandes podem activar-se facilmente inclusivamente com luvas. Os diodos emissores de luz (LED) e um “clique” audível permitem saber ao operador que os interruptores estão activados. As carregadoras de rodas também contam com um novo travão de estacionamento de accionamento electrohidráulico. Os espelhos eléctricos aquecidos opcionais melhoram o conforto do operador e eliminam a condensação e o gelo. As rádios AM/FM com reprodutores CD estão disponíveis juntamente com uma tomada MP3 e três tomadas de 12 V de série. O pack de rádio de comunicações opcional inclui um suporte de montagem, uma antena e um conversor CC/CC. Tem pré-instalação de cablagem para rádios de comunicação do tipo CB e bidireccional.

Mecanismo de direcção em Z optimizado, sistema desenhado com acoplamento e implementos
Os engenheiros da Caterpillar utilizaram um inovador enfoque de integração de sistemas para redesenhar completamente o mecanismo de direcção e ajustar-se às necessidades do cliente em muitas aplicações. O desenvolvimento do novo mecanismo de direcção em Z optimizado foi realizado de forma conjunta com os baldes da série de rendimento, o acoplamento Fusion™ e os implementos da família Fusion para garantir que todos os componentes funcionam de forma conjunta e optimizar assim a visibilidade, o rendimento e a eficiência do combustível. A visibilidade foi optimizada através da colocação de tubos e componentes estruturais fora da linha de visão do operador. Novas capacidades de elevação em paralelo e um aumento significativo da força de inclinação em elevação máxima melhoram o rendimento e a versatilidade.

Com a integração dos baldes da série rendimento, as novas carregadoras de rodas proporcionam tempos de escavação mais rápidos e melhor retenção de material, o que se traduz finalmente em melhoramentos de eficiência do combustível e produtividade consideráveis. Muitos outros implementos, incluídos baldes especiais, garfos para paletes, garfos madeireiros ou florestais, braços de manipulação de materiais, varredoras e lâminas limpa-neves também estão disponíveis para ampliar a gama de aplicações dos modelos 950K e 962K. A versatilidade aumenta ainda mais com o sistema de acoplamento Cat Fusion. O acoplamento Fusion não apenas permite que uma única máquina utilize uma grande variedade de implementos, mas também permite utilizar o mesmo implemento com máquinas de diferentes tamanhos. Esta capacidade de intercâmbio entre máquinas proporciona uma flexibilidade adicional e opções de frota aos proprietários de equipamentos.

Motor Stage IIIB

Propulsados pelo novo Motor Cat C7.1 ACERT, os modelos 950K e 962K estão certificados quanto às novas normas sobre emissões ao mesmo tempo que melhoram o rendimento e a eficiência de combustível. O motor incorpora um módulo de controlo actualizado ADEM™ 4 e um novo sistema de combustível common rail de alta pressão para melhorar a eficiência de combustão e reduzir as emissões. O resistente módulo de emissões limpas Cat está firmemente fixo na sua própria plataforma sobre o motor e contém um catalizador de oxidação diesel, um filtro de partículas diesel e um sistema de regeneração Cat. A regeneração, o processo pelo qual se elimina a fuligem do filtro de partículas diesel, pode-se configurar em modo automático para não interromper o ciclo de trabalho da máquina, ou então pode iniciar-se manualmente quando o operador assim o preferir.

Sistema de transmissão de alta eficiência

Outro exemplo de integração de sistemas é a transmissão, com potência de escavação, aceleração e rendimento, melhorados. Os dois modelos, 950K e 962K, estão equipados com novos conversores de binário que se adaptaram às curvas de potência do motor para poupar combustível ao mesmo tempo que proporcionam aumentos de potência. As duas carregadoras têm o novo controlo lógico de mudanças para reduzir à primeira velocidade. A redução de velocidade produz-se agora em função dos requisitos de binário da máquina, em vez da velocidade de deslocamento. Desta forma, o operador pode usar o modo de transmissão automática na primeira e até à quarta velocidade. Isto simplifica o funcionamento, reduz os tempos de escavação e melhora a eficiência do combustível. As mudanças na velocidade de transmissão são também muito mais suaves graças a esta nova lógica que reduz as perdas de binário ao mudar de velocidade. O resultado é uma aceleração mais rápida, melhor capacidade de subida em rampa e qualidade de mudança de velocidade.

Manutenção rápida, maior tempo de actividade
As carregadoras de rodas Cat da série K conservam o capô basculante inclinado de uma única peça introduzido na série G. No entanto, a parte traseira do capô incorpora agora um design em forma de concha que permite um acesso rápido à vareta de medição do nível de óleo do motor e aos núcleos de enchimento de óleo, combustível e do refrigerador para facilitar a sua limpeza. Os novos retrovisores exteriores, que se articulam para trás, facilitam o acesso a um útil degrau próximo da parte superior da torre de carga e a uma plataforma de limpeza das janelas redesenhada que melhora a visibilidade dos implementos. A barra de fixação disposta à volta de toda a cobertura do tecto serve como ponto de apoio seguro para limpar as janelas, substituir as escovas do limpa pára-brisas ou inspeccionar as luzes. Dois centros de serviço a nível do solo para os componentes hidráulicos e eléctricos facilitam e agilizam os trabalhos de manutenção.
Publicado em: 02 MAI 2012
GalleryGalleryGalleryGallery