NOTICÍA

Manitou apresenta o novo empilhador telescópico MLT840

24 Set 2012

Direccionado para o mercado agrícola
No âmbito do seu lançamento comercial, o grupo Manitou apresentou à sua rede de concessionários o novo empilhador telescópico, dedicado ao mercado agrícola: o MLT 840, apresentado em antestreia no salão Agritechnica (Hanôver – Alemanha), em Novembro de 2011.
Representando 33% do volume de negócios em 2011, a agricultura é um mercado estratégico para a Manitou e um triplo acelerador do crescimento em termos de renovação dos parques de máquinas, do aumento das frotas e do desenvolvimento de novas aplicações e mercados.
Num mercado cada vez mais complexo, diversificado e volátil, a MLT 840 é uma resposta directa às necessidades dos agricultores que exigem cada vez mais produtividade, conforto e desempenho.
Henri Brisse, VP Sales & Marketing, afirmou: “As nossas máquinas tornaram-se incontornáveis em todas as aplicações agrícolas. Conjugam tanto polivalência como intensidade de utilização para ambientes, países e utilizadores muito diferentes. Com 13% de aumento de produtividade, este novo modelo responde às exigências dos agricultores para mais desempenho e um melhor respeito pelo ambiente.”
A MLT 840 está equipada com um motor John Deere que cumpre com a norma europeia de emissões Euro III B. A opção pelo John Deere, mundialmente reconhecido pelos agricultores, foi uma escolha natural para esta gama de equipamento para optimizar a fiabilidade e os desempenhos perante as solicitações dos utilizadores.

Especificações:


- Caixa M-shift 5 velocidades para um modo de funcionamento automático ou manual
o Modo automático: o programa de passagem das relações adapta-se às necessidades da máquina segundo os trabalhos efectuados e determina automaticamente a relação ideal = melhor conforto de utilização
o Modo manual: passagem das velocidades na mono-alavanca, JSM²
o “Lock-up” ou bloqueio em ligação directa do conversor de binário acciona directamente a transmissão = melhor rendimento, melhor força de tracção e menor consumo de combustível.

- Regulação electrónica do sistema de arrefecimento
o Gestão automática da velocidade do ventilador em função da temperatura do motor = consumo de combustível reduzido
o Sistema de inversão da ventilação em funcionamento automático de série para garantir um arrefecimento ideal

- Design e conforto da cabina
o Painel de instrumentos intuitivo: ecrã de informação digital (periodicidade da manutenção, ângulo da lança, consumo, etc.)
o Aumento do volume da cabina e da superfície envidraçada para melhorar o conforto e a visibilidade
o JSM sobre apoio de braço suspenso
o 3 níveis de conforto: Classic, Premium, Elite

Aplicações

Policultura de criação de gado: tratamento de animais, trabalhos de colheita, recolha e descarga a granel, prestadores de serviços agrícolas, cooperativas de equipamento agrícola, etc.

Entrevista

“Conscientes de que um empilhador telescópico é bastante mais do que uma máquina suplementar na exploração agrícola, quisemos fazer da MLT 840 uma verdadeira ferramenta de rendimento diário. No modo automático ou manual, tudo é feito para manter o desempenho da máquina segundo o trabalho a efectuar com um verdadeiro controlo do consumo, graças, nomeadamente, à sua nova bomba hidráulica de 150 ou 180 l/min. A segurança, o conforto e a flexibilidade de utilização estão sempre presentes.
Elementos importantes que têm influência no custo de utilização da máquina”, afirma Nicolas Simonnet, Marketing Manager para o mercado agrícola.

Motor John Deere – Potência, desempenho e qualidade reconhecidos pelos agricultores

Normas Euro III – B
O empilhador telescópico MLT 840 é a primeira máquina da Manitou equipada com um motor que responde às normas europeias de emissões em vigor a partir de 1 de Janeiro de 2013.
“A opção por uma solução com filtro de partículas impôs-se naturalmente, para libertar o cliente final de todas as restrições suplementares na utilização do seu novo equipamento de movimentação de cargas. Contudo, as equipas da Manitou estão já a trabalhar na passagem para fase IV”, diz Nicolas Simonnet, Marketing Manager do mercado agrícola.

John Deere
O grupo Manitou optou por uma motorização adaptada ao tamanho da máquina, à sua utilização e aos seus ciclos de utilização. Para além de responder ao conjunto dos critérios de selecção, o John Deere possui junto dos agricultores uma reputação de fiabilidade, de rendimento e de qualidade, tal como as soluções de movimentação de cargas da Manitou.
A Manitou adoptou, em estreita colaboração com o seu parceiro John Deere, o compressor de ar condicionado, assim como a cartografia do motor para responder às exigências das aplicações em grandes explorações com base em 1000 horas por ano.
As equipas da John Deere acompanham o Grupo Manitou na formação dos seus concessionários para a assistência e manutenção do motor.
“O conjunto dos componentes da cadeia cinemática da MLT 840 contribui plenamente para um ganho de produtividade de 13 %. Equipada com um motor John Deere, a MLT permite ao utilizador trabalhar mais em menos tempo. Pode assim reduzir 10%”, refere Marc Julienne, Product Line Manager.

Um sítio Web dedicado ao novo MLT 840
Nova máquina, novo conceito, nova motorização... e um sítio Web dedicado ao lançamento do mais recente empilhador telescópico da marca Manitou, a MLT 840.

Conteúdo e objectivos
Acessível ao grande público no endereço www.mlt840.manitou.com, o sítio de Internet destaca os pontos fortes do novo empilhador telescópico em quatro partes: comando, motorização, desempenhos e conforto.
Comando – encontramos informações pormenorizadas sobre a manípulo JSM, equipada de série…
Motorização – Mais informações sobre o motor John Deere e as suas vantagens para os clientes…
Desempenho – Destaque para a bomba de pistões associada ao joystick, capacidade de cargas e altura de trabalho…
Conforto – Descrição da nova caixa de velocidades, descoberta da nova cabina...

Interactividade
Lúdicas, pedagógicas e informativas, as páginas apresentam entrevistas, vídeos da aplicação, animações virtuais, etc. O objectivo é permitir descobrir em apenas alguns cliques as mais-valias deste novo empilhador telescópico destinado ao mercado agrícola.
Um motor de pesquisa permite a cada visitante contactar directamente o seu concessionário mais próximo para experimentar a MLT 840.

Espaço seguro para os concessionários
Uma vez ligado, cada concessionário possui acesso a vários documentos (catálogo, manual de instruções, etc.) ou ferramentas de apoio às vendas (kit publicitário, publicidade para o local de venda, etc.).

Joystick Switch & Move
Conceito 100 % MANITOU patenteado, o “Joystick” JSM está presente de série na oferta das soluções de movimentação de cargas do Grupo Manitou.
Verdadeiro prolongamento do braço do operador, o JSM reúne as funções clássicas que encontramos na gama MLT.
Os movimentos são totalmente proporcionais: elevação/descida da lança, escavação/descarga, linha de acessório com dois manípulos.
Está também associada ao JSM a função de avanço do empilhador telescópico (inversor de marcha com neutro seguro e passagem das relações das velocidades para os MLT equipados com a caixa Powershift).
“Assim, o operador possui a mão esquerda totalmente dedicada ao comando, e a mão direita no comando da lança e na selecção do deslocamento. O JSM é assim um verdadeiro punho multifunções”, comenta Nicolas Simonnet, Marketing Manager do mercado agrícola.
Desenvolvido pela MANITOU em colaboração com uma equipa de especialistas em ergonomia, designers e utilizadores do MLT, o JSM proporciona uma melhor utilização. O novo punho, pela sua curvatura e orientação, favorece o suporte e o apoio da mão.
Exige menos força a nível do pulso e liberta a “força de precisão” (polegar e indicador) para a manipulação das funções mais utilizadas. O JSM está assim facilmente ao alcance da mão e a consola direita com o seu apoio de braço grande e confortável permite repousar o antebraço.