NOTICÍA

A ceifeira-debulhadora da nova série C da Fendt

30 Out 2012

Em 2013 a AGCO lançará no mercado a nova ceifeira-debulhadora Série C. Esta máquinas reúne as credenciadas tecnologias do sistema de debulha, a tecnologia SCR de poupança de combustível e o singular sistema de nivelamento de declives ParaLevel com um novo e inovador conceito de utilização. Assim, este fabricante de maquinaria agrícola também abre caminhos totalmente novos no âmbito das ceifeiras.
A nova Série C obtém a sua força do motor de 6 cilindros AGCO Sisu Power, que está equipado com a tecnologia SCR de poupança de combustível. Com uma cilindrada de 8,4 ou 7,4 litros, um sistema de injecção de alta pressão CommonRail e quatro válvulas por cilindro, proporciona uma potência máxima de 360 CV (6335 C, 6335 C PL, incluído Power Boost) ou 276 CV (5275 C, 5275 C PL). A Fendt não aposta apenas no baixo consumo durante a utilização, mas também durante a deslocação por estrada. Assim, as ceifeiras circulam durante o transporte com uma velocidade máxima de 20 km/h a um regime reduzido do motor, com a conseguinte poupança de combustível. A ceifeira da nova Série C da Fendt oferece um amplo pacote de equipamento que proporciona a máxima eficácia com baixos custos de exploração e um produto ceifado limpo no depósito de grão. Para alcançar grandes prestações relativamente a qualidade e rendimento, a máquina necessita de uma alimentação uniforme do produto ceifado, o que é possível graças às frentes opcionais FreeFlow e PowerFlow. 

Frente FreeFlow
Para uma maior flexibilidade, a Fendt oferece a frente FreeFlow, com larguras de trabalho de entre 4,80 metros e 7,60 metros. A frente, com sem-fim de alimentação de grande tamanho, barras de facas e transmissão Schumacher, assim como com accionamento hidráulico do tambor, garante uma manutenção reduzida e representa uma alternativa acessível à frente PowerFlow se não se colhe colza.

Alimentação uniforme com a PowerFlow 
A frente PowerFlow da Fendt, com larguras de trabalho de entre 5,50 metros e 6,80 metros na série C, apresenta grandes vantagens, sobretudo no que se refere à variedade de tipos de frutos. A colheita desloca-se de forma uniforme juntamente com as espigas até ao sistema de debulha através dos tapetes PowerFlow, o que garante uma debulha homogénea e cuidadosa em todo o momento. A montagem de um sem-fim de colza opcional faz com que a alimentação seja ainda mais uniforme, sobretudo quando se colhem grandes quantidades de colza.

ParaLevel: um sistema único de nivelamento de declives
Os modelos ParaLevel da Série C (5275 C PL, 6335 C PL) estão equipados com o eixo dianteiro ParaLevel, que se redesenhou por completo para garantir um rendimento óptimo e homogéneo inclusivamente em declives. Assim, permite nivelar totalmente o chassis com inclinações de até 20%, o que garante uma distribuição uniforme do produto colhido nos sistemas de debulha, separação e limpeza inclusivamente em regiões montanhosas e, consequentemente, assegura uma produtividade e eficácia máximas. O conceito deste eixo dianteiro patenteado baseia-se na estrutura de um paralelogramo que, além das vantagens clássicas do nivelamento do chassis, apresenta outras características positivas. Por exemplo, o condutor pode seleccionar entre um modo de trabalho e um modo de transporte. No modo de trabalho a máquina permanece na posição horizontal, o que aumenta a estabilidade e segurança em declive. Por seu lado, no modo de transporte mantêm-se a largura exterior e a altura máxima admissível com a descida do eixo dianteiro. No modelo 5275 C PL consegue-se uma largura exterior inferior a 3,50 m inclusivamente no caso de pneus respeitadores com o solo na medida 800/65 R 32.

Um posto de trabalho confortável com um novo conceito de electrónica
O design do posto de condução torna-se decisivo no momento de obter o melhor rendimento da máquina. A nova e ampla cabina Skyline oferece muito espaço e uma excelente visibilidade das áreas mais importantes da ceifeira como, por exemplo, o canal de descarga e a frente, e da parte traseira graças aos espelhos retrovisores ajustáveis electricamente e aquecidos e à câmara de marcha atrás ligada ao Varioterminal e disponível de serie. Deste modo, o condutor pode responder com mais rapidez às condições variáveis da colheita. As ceifeiras da Fendt estão equipadas com um assento conforto da última geração. A suspensão pneumática de série e a variedade de opções de ajustamento permitem uma adaptação óptima às necessidades pessoais. Com a coluna de direcção 3D ajustável pode encontrar-se facilmente uma posição relaxada para o trabalho diário. Também o acompanhante adopta uma posição cómoda no assento acolchoado de série. Para o trabalho nocturno, a Fendt oferece uns potentes faróis de trabalho para uma iluminação de longo alcance. Além disso, a série C da Fendt está equipada de série com uma extensa opção de faróis de trabalho ajustáveis.
O novo terminal Vario, com um grande ecrã táctil a cores (10,4’’), oferece o máximo conforto durante o manejo e a supervisão da máquina. Além disso, como as funções estão integradas no apoia-braços, evitam-se os movimentos relativos entre o condutor e o terminal. O terminal pode ser utilizado tanto através do ecrã táctil como das teclas e do comando giratório. O condutor pode modificar comodamente a afinação das máquinas através do Varioterminal ou por meio dos interruptores do apoia-braços de forma rápida e intuitiva. Por exemplo, agora também podem ser ajustados electricamente os crivos a partir da cabina com toda a comodidade. Outras funções como, por exemplo, o sistema ParaLevel ou a tampa do depósito de grão com abertura eléctrica, são activados através dos interruptores na consola lateral ergonómica do apoia-braços. O sistema permite ajustar todas as funções da máquina de forma completamente automática através da electrónica do CAN bus. O condutor apenas tem de seleccionar o tipo de grão colhido no terminal e seguidamente adaptam-se automaticamente todos os ajustamentos necessários, como a velocidade do cilindro de debulha ou o ajustamento do côncavo de debulha. O terminal supervisiona todas as funções da ceifeira e do motor e proporciona detalhes sobre o estado de todos os parâmetros de trabalho como, por exemplo, o indicador de perdas ou a quantidade de retornos. O sistema verifica simultaneamente todas as velocidades importantes e as temperaturas do motor e do óleo das engrenagens e oferece assim um sistema de aviso e diagnóstico completo. Outra função útil do novo conceito de sistema electrónico é a adaptação automática da velocidade do tambor à velocidade de deslocamento.

Sistema de debulha MCS Plus da Fendt
A enorme potência do cilindro de debulha é o resultado, entre outros, do grande diâmetro de 600 mm. Graças à elevada massa centrífuga, o cilindro de debulha equipado com barras de contrapeso garante um fluxo de produto uniforme com uma velocidade de deslocamento tranquila e um bom manejo do grão e da palha, inclusivamente nas condições de colheita mais difíceis. O que diferencia e destaca o sistema de debulha Multicrop Separator (MCS) relativamente a outros sistemas é o côncavo de separação MCS, que pode ser girado electricamente através do separador centrífugo quando não seja necessário. Assim, está disponível outra opção de ajustamento para poder responder de forma óptima às condições de colheita mais diversificadas. A caixa de crivo caracteriza-se por um elevado rendimento de limpeza em todo o momento. Os crivos HighCapacity, que se utilizam de série, destacam-se pelo seu simples manejo e obtêm com toda a segurança um produto limpo no depósito de grão.

Forte Fendt