NOTICÍA

Kubota lança nova série M-GX

19 Nov 2012

Tractores Ibéricos apresentou o novo tractor M135GX na Agroglobal, a máquina mais potente da inovadora série M-GX, com 135 CV.

A Kubota acaba de lançar uma nova série de tractores, a M-GX, que incorpora o tractor de maior potência da marca japonesa – o M135GX. Este novo equipamento adequa-se na perfeição às necessidades dos agricultores modernos e, por isso mesmo, foi muito procurado na última edição da Agroglobal pelos participantes ávidos de novidades.
 
Design inteiramente novo
O novo design da cabina incorpora mais espaço, conforto, uma ampla gama de características interiores, uma visibilidade superior de todo o espaço envolvente e uma porta mais larga para um fácil acesso.
A cabina é grande e assenta sobre 4 pilares. O seu interior é 13% mais largo e 19% mais alto que no modelo anterior, o M-130-X. Um dos resultados é o conforto para o operador – e conforto para o passageiro que utilize o assento do acompanhante – o que lhe permite fazer muitas mais horas de trabalha sem sentir um cansaço impeditivo.
Entre o sistema do 4º pilar que elimina o pilar central e os vidros amplos melhoram consideravelmente a visibilidade reduzindo significativamente os ângulos mortos. A visibilidade praticamente livre – inclusivamente quando usamos uma alfaia na parte traseira - torna possível realizar facilmente todas as operações.
Por exemplo, a eficiência é significativamente melhorada, durante as operações de manutenção e transporte em estrada.
A posição de montagem da cabina foi avançada em 100 mm em comparação com o modelo anterior para melhorar o equilíbrio entre a parte frontal e a traseira assim como para ampliar a visibilidade em todas as direcções. A alteração na posição do ar condicionado da parte lateral do tecto para a parte de baixo do assento aumentou a amplitude do espaço superior.
De facto, isto possibilitou elevar a altura do assento em 100mm o que torna mais simples verificar as condições operacionais – à frente, para ambos os lados, e para trás.
O novo design da frente do Capô Arredondado é mais baixo contribuindo para melhorar a visibilidade frontal.
A janela de tecto permite ao operador permanecer comodamente sentado comprovando facilmente não apenas a altura final do carregador como também é muito útil para cargas de elevada altura como empilhar fardos de palha num armazém. Como resultado, a eficácia nas operações aumenta enquanto o operador permanece cómodo e sem se fatigar apesar de realizar uma longa jornada de trabalho. Para uma ventilação natural, a janela de tecto abre e fecha facilmente - por exemplo se o operador fuma pode libertar o fumo livremente.
O capô está feito de resina leve e destaca-se pela sua estrutura integral, de uma única peça. Com um simples movimento do dedo podemos libertar a chave para levantar o capô. Esta função permite um acesso total ao habitáculo do motor para realizar as inspecções e a manutenção pertinentes.
Uma característica standard é o assento com suspensão (feito na Alemanha) giratório da direita para a esquerda.
O assento inovador e multifuncional, incorpora à direita um apoia-braços para melhorar as operações – o botão de marchas principal com 8 velocidades – a alavanca de posição, o interruptor para a subida e descida do 3º ponto com um simples toque, a alavanca do acelerador eléctrico, e o interruptor A/B para a memória das rotações do regime do motor. Como resultado, o operador é capaz de utilizar facilmente o botão apropriado inclusivamente quando estiver a trabalhar e precise de regular o assento para ver as condições tanto dianteiras como traseiras da operação.
Para uma ampla gama de funções apenas se requer o uso do botão apropriado, fácil e simples de manipular independentemente do grau de experiência. Por conseguinte a eficiência operacional é mantida mesmo quando o operador mude.

Nova e inteligente transmissão com 8 velocidades
A nova transmissão Intelli-Shift da Kubota, semi-powershift tem oito relações possíveis em três gamas com modo automático para uma eficiência máxima de trabalho e para garantir uma economia de combustível ainda maior, dando origem a um total de 24 velocidades para a frente e para trás. A velocidade de deslocamento é ajustada com mais precisão e contribui para melhorar a eficácia operacional, para reduzir o consumo de combustível, e para diminuir de marcha.
Os M-GX estão equipados com inversor electro-hidráulico no volante e com um sistema de semi-viragem rápida para uma máxima manobrabilidade.

Motores diesel Kubota com injecção directa Common Rail
Este tractor equipa com um motor diesel Kubota V6108, de 4 cilindros e 6,12 litros que alcança os 136 cv. Destaca-se pelo controlo totalmente electrónico da Injecção Directa Common Rail de alta pressão, de 4 válvulas por cilindro, e pelo filtro diesel de partículas (DPF).
As capacidades de design da Kubota e a tecnologia de precisão no fabrico são os responsáveis pela combustão ideal e pela eficácia nos gases de escape do motor V6108. Além disso, a combinação da óptima posição do bocal e da precisão do injector oferece uma pulverização super-fina. A configuração exacta da colaça, e o controlo totalmente electrónico do Sistema de Injecção Common Rail de alta pressão, combinam para melhorar o rendimento, para um menor consumo de combustível e para reduzir os níveis de vibração e ruído.

Distribuidores de Caudal Individual
O novo Sistema de Controlo de Caudal, recentemente introduzido, torna possível controlar o engate de três pontos e um máximo de 4 distribuidores auxiliares simultaneamente.
Dado que o fluxo de óleo de cada válvula pode ser ajustado individualmente, todo o processo é mais simples de entender e de realizar.

Suspensão dianteira de fábrica
O Modelo M135GX pode vir de fábrica com suspensão dianteira opcional. As lombas, buracos e irregularidades que existem no terreno são absorvidos suavemente pelos suportes das rodas dianteiras e pelos amortecedores hidráulicos. Isto contribui para um maior conforto do operador e faz com que trabalhe bem e se mantenha estável em todas as operações a realizar.

Tractores Ibéricos Kubota (agric.)