NOTICÍA

Novo Linde EVO: valor acrescentado de série

10 Jan 2013

Os novos empilhadores Linde accionados por motor diesel e GPL são mais limpos, mais seguros e mais económicos
A Linde Material Handling está a preparar a apresentação ao mercado dos novos modelos das suas séries de empilhadores contrapesados de 2 a 5 toneladas diesel e GPL no início de 2013 - ao mesmo tempo que a Fase 3B da directiva europeia sobre emissões (2004/26/CE) para veículos na gama de potências de 37 a 56 kW entra em vigor. E nesta gama de potência os novos modelos também cumprem com a legislação de emissões US-EPA TIER 4 final (40 CFR 89, 40 CFR 1039, 40 CFR 1068) que entra em vigor a partir de 2013. A expressão "EVO" dos nomes dos novos empilhadores significa que os operadores podem esperar motores com tecnologia de ponta e um aumento da eficiência energética, bem como uma melhor ergonomia e segurança para o operador. Os novos empilhadores serão revelados ao público pela primeira vez na feira Logimat 2013 que decorrerá de 19 a 21 de Fevereiro, em Stuttgart, na Alemanha.

Os modelos Linde H25 a H50 EVO com uma capacidade de elevação de 2.5 a 5 toneladas são os empilhadores diesel da Linde mais limpos de sempre graças ao seu motor diesel common-rail de 4 cilindros com uma cilindrada de 2000 cm3 e filtro de partículas instalado de série: Em média, eles estão 69% abaixo do limite legal de emissões. O motor de 44 kW nos modelos Linde H25 a H35D EVO alcançam um binário máximo de 200 Nm a apenas 1750 RPM. À mesma velocidade, o motor de 55 kW dos modelos Linde H40 a H50D EVO alcança um binário máximo de 240 Nm. O filtro de partículas diesel é regenerado automaticamente sem nenhum tempo adicional de paragem e independentemente da localização do empilhador, o que significa que o empilhador pode ser usado em áreas fechadas. 

Nível económico do consumo de energia
No entanto, os motores dos empilhadores a diesel não são a única nova característica. Todos os novos empilhadores a diesel e GPL Linde H20 a H50 EVO estão equipados com uma bomba axial de deslocamento variável no sistema hidráulico de elevação que bombeia óleo, conforme necessário. A bomba é intencionalmente sobredimensionada para garantir que alcança máximas velocidades de elevação mesmo em baixos regimes do motor. Isto significa que os novos empilhadores reduzem as emissões e economizam até 28% de combustível, mesmo num rendimento de alta potência. Os empilhadores são também visivelmente mais silenciosos. E com menos desperdício de óleo hidráulico e menores perdas de circulação, os empilhadores Linde H20 a H50 EVO não são apenas mais eficazes em termos de custos, mas também são melhores para o meio ambiente.
A ventoinha eléctrica faz com que os empilhadores sejam ainda mais eficientes em termos energéticos. Controla a velocidade da ventoinha necessária e adapta individualmente a temperatura do óleo hidráulico, água de refrigeração e ar de carga para o valor especificado, tornando-o significativamente mais económico.

Segurança para pessoas e máquinas
Os novos modelos da Linde são os primeiros empilhadores diesel do mundo a apresentar adaptação de velocidade em curvas de série. O "Sistema de Assistência em Curvas" reduz automaticamente a velocidade do empilhador em curvas de acordo com o ângulo de direcção, proporcionando assim uma protecção adicional para o operador.
A protecção electrónica do motor vem de série e protege o motor de danos, monitorizando se os parâmetros-chave do empilhador são superiores ou inferiores à média. Se assim for, uma mensagem de erro é mostrada no visor, e se necessária for mais qualquer parametrização - a potência é reduzida. Os parâmetros monitorizados incluem o nível de óleo do motor e a pressão, o nível de água de refrigeração e a sua temperatura, e a temperatura do óleo hidráulico.

Ergonomia aumentada para o operador
A nova geração de assentos torna o espaço de trabalho do operador ainda mais confortável. Equipam com configurações de ajustamento do peso fáceis de usar, distribuição de pressão optimizada nas almofadas, comportamento de vibração melhorado e uma opção de suspensão mecânica ou suspensão pneumática. E se há requisitos específicos de cada local de trabalho, o assento "Activo Super Conforto" oferece ajustamento de peso opcional automático e controlo de climatização do assento activo. Outra vantagem é o braço redesenhado com Controlo de Carga Linde. O operador pode ajustar facilmente o apoia-braços ao tamanho do corpo usando o ajustamento de ponto único. O apoia-braços também possui um prático compartimento para carteiras, chaves ou telemóveis. Há duas novas características que tornam a vida mais fácil para o operador: uma pega na coluna A para maior segurança ao entrar e sair do empilhador, e um painel opcional com iluminação LED.