NOTICÍA

Linde com empilhadores diesel de 5 a 6 toneladas para ATEX zona 2

23 Jul 2013

“Pesos pesados” para atmosferas potencialmente explosivas 
A partir de agora, as empresas que necessitam de transportar cargas pesadas em atmosferas potencialmente explosivas, vão dispor de dois novos modelos de empilhadores diesel da Linde com capacidade de carga de cinco a seis toneladas. 
Os empilhadores Linde H50 EX e H60EX baseiam a sua produção nas máquinas equivalentes de série e oferecem os mesmos dados de potência e níveis de ergonomia, rentabilidade e longevidade. Estes novos equipamentos cumprem as disposições europeias para o uso em atmosferas potencialmente explosivas (EN 1755) da zona 2, e foram aprovadas nos testes do organismo alemão de inspeção técnica TÜV Rheinland, que está conforme a Directiva 94/9/CE. 
Devido à sua variedade de aplicações, foi atribuída especial importância ao tema da segurança. Por esta razão, os novos empilhadores antideflagrantes dispõem de um motor diesel protegido segundo a norma EN1834. O motor de arranque e o alternador estão alojados numa envolvente antideflagrante. Um permutador de calor, que arrefece os gases de escape, assegura que durante o uso dos empilhadores os gases de escape e as temperaturas superficiais não ultrapassem o limite dos 200ºC em nenhum dos componentes. O motor, a água de refrigeração, o óleo hidráulico, os gases de escape e os demais componentes geradores de calor estão sujeitos a um controlo de temperatura. Um extintor antideflagrante, situado na zona de admissão de ar e um apaga faíscas no final do tubo de escape aumentam ainda mais os níveis de segurança. O sistema de refrigeração através de água do colector de escape e do turbocompressor, bem como da tubagem de escape é totalmente novo. Por outro lado, o radiador separado dispõe de dois ventiladores elétricos.
Para utilização em atmosferas potencialmente explosivas são imprescindíveis as rodas condutoras de electricidade e o revestimento apaga faíscas dos garfos. A cabina generosamente dimensionada, contém componentes eléctricos acreditados e aprovados para a proteção contra explosões de gás. Entre eles estão o joystick central Linde, que permite um manuseamento fácil e sem esforço de todas as funções do mastro, um ecrã multifunções, que proporciona ao conductor todas as informações operativas importantes, assim como o comando por pedal duplo Linde para uma rápida inversão do sentido de marcha sem necessidade de trocar a posição dos pés. O mastro Linde oferece ao conductor uma excelente visibilidade. 
Estes veículos estão ainda equipados com um sistema limpa para-brisas especial, que em vez de ser eléctrico, utiliza um sistema de acionamento hidráulico que cumpre os requisitos estabelecidos para os empilhadores antideflagrantes. O sistema de abertura fácil do compartimento de controlo oferece um acesso rápido a todos os seus componentes e a possibilidade de atestar o depósito de combustível de 80 litros protegido, aumentando a facilidade de manutenção destes novos equipamentos.