NOTICÍA

Nova Escavadora Hidráulica Komatsu Híbrida HB215LC-1

04 Nov 2013

União entre Tecnologia e Proteção do Meio Ambiente

É lançado no mercado português a máquina da próxima geração:

- Redução até 25% no consumo de combustível
- Redução emissão de gases Nox e CO2.

Escavadora Hidráulica Komatsu Híbrida HB215LC-1
A escavadora hidráulica Komatsu Híbrida HB215LC-1 foi apresentada na Bauma 2013, estando desde então disponível na Europa. Mundialmente existem cerca de 2100 escavadoras Komatsu Híbridas propriedade de clientes e com milhões de horas de trabalho efetuado.Com um peso em operação de 21.220kg e baldes com capacidades de cerca de 1.00 m3, a Komatsu HB215LC-1 insere-se na gama das escavadoras hidráulicas de “21 toneladas” e apresenta em média um consumo de combustível e emissões de CO2 reduzidas em 25 % face aos modelos convencionais. A HB 215 LC é a segunda geração de máquinas Híbridas KOMATSU e um produto resultado de pesquisa exaustiva e minuciosa que voltou às origens, quando no início deste milénio a Komatsu decidiu iniciar o desenvolvimento de tecnologia híbrida para a maquinaria de construção, com objetivos compatíveis com a produção em série destas máquinas.

Tecnologia de ponta
A HB215LC-1 oferece aos seus clientes os benefícios que fazem das escavadoras hidráulicas Komatsu produtos altamente reconhecidos: baixos custos de operação, conforto do operador de 1ª classe, os mais altos padrões de segurança e extrema confiança. A cabine, lança e braço, rastos e chassis, bem como a “Estética e Toque” desta nova máquina são praticamente idênticas à Komatsu PC210-8 convencional. Os comandos e peças de desgaste são os mesmos, tornando simples a tarefa de aproveitar ao máximo as mais-valias da HB215LC-1 tanto para proprietários como para operadores.A HB215LC-1 é alimentada pelo Sistema Híbrido Komatsu, que inclui o motor de rotação elétrico, motor gerador de potência, acumulador e motor diesel de 139 hp (104 kw). A Komatsu desenvolveu o seu sistema híbrido revolucionário para trabalhar com o princípio de regeneração da energia da rotação e a acumulação de energia usando o sistema “Komatsu Ultra Capacitor” que acumula energia rapidamente e transmite potência de imediato, reduzindo assim significativamente o consumo de combustível.

A energia cinética gerada durante a fase de rotação-travagem é convertida em eletricidade que é depois enviada através dum inversor e captada pelo “Ultra Capacitor”. Esta energia capturada é libertada rapidamente para a estrutura de rotação superior e para assistir o motor conforme o controlador híbrido o ordenar quando a máquina acelerar em condições de trabalho.Os componentes híbridos bem como o acesso aos pontos de manutenção regulares foram cuidadosamente organizados e colocados na HB215LC-1. A tecnologia híbrida da Komatsu poupa em média 25% de combustível com a equivalente redução em emissões de CO2, quando comparado com o mesmo modelo de escavadora standard. A Híbrida HB215LC-1 oferece potência e eficiência com um impacto ambiental reduzido.A HB215LC-1 traz como standard a última tecnologia KOMTRAXTM que envia informações sobre o funcionamento da máquina para um website seguro utilizando tecnologia sem fios (wireless). Informação, como horas de operação, localização, avisos e alertas de manutenção são transmitidas para a aplicação web para análise. O sistema de monitorização de frota KOMTRAXTM aumenta a disponibilidade de maquinaria, reduz os riscos de roubos de máquinas, permite o diagnóstico remoto por parte do distribuidor, e providencia uma quantidade enorme de outras informações para aumentar a produtividade e eficiência das empresas.

Olhando para o futuro
A Komatsu pretende expandir as suas tecnologias híbridas para modelos de escavadoras hidráulicas de maior porte e outros equipamentos de construção. Como um fabricante de topo, a Komatsu introduz no mercado novos equipamentos que são especificamente desenhados para minimizar o impacto ambiental no ambiente natural do nosso planeta, indo de encontro aos requisitos dos nossos tempos. A Komatsu continuará a fortalecer a sua liderança em inovação para o sucesso dos seus clientes.