NOTICÍA

Nova barra de corte de cereal Varifeed™ de 12,5 metros da New Holland

19 Nov 2013

Na busca da maximização da eficiência de colheira, a redução do número de passagens no campo é um factor essencial. Para o conseguir existe uma necessidade absoluta de barras de corte mais largas.

A nova ceifeira-debulhadora CR da New Holland com tecnologia Twin Rotor™ é uma das máquinas mais produtivas do mundo. Isto explica por que motivo a barra de corte de cereal Varifeed™, anteriormente disponibilizada com uma largura até 10,7 metros, foi adicionalmente desenvolvida e é disponibilizada agora com uma largura de 12,5 metros. A New Holland optou deliberadamente por uma largura de barra de corte de 12,5 metros porque hoje em dia muitas das grandes quintas utilizam linhas de carros eléctricos de 36 metros nos seus campos.

Atendendo a que cada vez mais quintas adoptam a utilização de tráfego controlado, esta combinação optimiza a capacidade da máquina, respeitando em simultâneo a tolerância necessária que o tráfego controlado impõe.

A nova barra de corte Varifeed™ de 12,5 metros fabricada na fábrica da New Holland em Plock vai ser revelada pela primeira vez aos visitantes profissionais da Agritechnica 2013.

A barra de corte baseia-se num design de estrutura soldada muito robusto. A amplitude de ajuste para a lâmina na direcção longitudinal é de 575 mm e o ajuste é realizado electro-hidraulicamente a partir da cabina. Isto significa que a barra de corte pode ser perfeitamente ajustada para todas as condições de colheita e é muito facilmente adaptável para utilização com facas de separação para a debulha de sementes de colza (opcional).

A barra de corte está equipada com quatro placas sensoras largas Autofloat™, que permitem que a sua altura e inclinação sejam automaticamente ajustadas.
Apesar disso, uma largura de trabalho de 12,5 m é um verdadeiro desafio, e não apenas para o chassis e para o design geral. Esta largura de trabalho também constitui um desafio para as facas, sem-fim, tambores e respectivas unidades de accionamento.A barra de corte é accionada por dois veios de transmissão.  Uma caixa de oscilação em cada extremidade da barra proporciona potência para as foices duplas. Dois robustos mecanismos de transmissão das facas com amortecedores de torção, um do lado esquerdo e um do lado direito, ambos accionados por correias com um dispositivo tensor automático deslocam as facas da ceifeira, que têm uma ligeira sobreposição no ponto central. O sem-fim de duas peças é suportado no centro com um apoio.  Os sem-fim estão sincronizados de forma a proporcionarem uma alimentação excepcional.
Para assegurar uma alimentação contínua e excelente visibilidade da barra de corte, os designers da New Holland optaram pela utilização de um tambor de peça única que é accionado hidraulicamente e cuja velocidade é controlada automaticamente.

A barra de corte de cereal de 12,5 metros será disponibilizada a partir da Agritechnica 2013 e será oferecida na CR9090 com Dynamic Feed Roll™, tornando-a numa das unidades mais potentes do mundo para operações de ceifa.