NOTICÍA

Linde MH lança novos stackers de dupla palete

21 Fev 2014

Duo versátil para aplicações logísticas ligeiras

Graças à sua facilidade de utilização, os stackers compactos de dupla palete são máquinas de interior muito utilizadas. Na LogiMAT, a Linde Material Handling (MH) vai apresentar novos produtos no segmento de equipamentos para aplicações logísticas “ligeiras”, que se podem utilizar, por exemplo, em supermercados. Com capacidades para 600 e 800KG na elevação principal, e 1600 e 1800KG de capacidade na elevação inicial, os stackers compactos de dupla palete  Linde D06 e D08 oferecem uma estrutura robusta e um elevado rendimento, além de garantirem um elevado nível de segurança, conforto e facilidade de manutenção. 

Os operadores que trabalham no setor de comércio alimentar cumprem diariamente várias tarefas: movimentar mercadorias em paletes nos armazéns, nos espaços comerciais, em rampas ou em plataformas de camiões. Estas tarefas exigem, um trabalho ágil e rápido, mas onde a segurança é a prioridade máxima, sobretudo em situações de movimento intenso. Por isso, os novos stackers de dupla palete da Linde dispõem de numerosas funcionalidades, que protegem o operador dos potenciais perigos. Graças ao seu design, o timão comprido  com um ponto de fixação baixo em relação ao chassis, proporciona uma grande distância de segurança entre o operador e o veículo. A função ProportionalSpeed regula a velocidade de translação proporcionalmente à posição do timão, ou seja, quanto mais pequeno é o ângulo de inclinação do timão, menor será a velocidade de translação. Quando o timão se encontra em posição vertical, a função SafetyLift impede a elevação ou a descida acidental porque estas operações só podem ser ativadas quando o botão de marcha lenta é premido. O chassis de aço perfilado para baixo e as rodas estabilizadoras, que permanecem dentro da estrutura do veículo, protegem os pés do operador. 

Por outro lado, os quatro sistemas de travões diferentes ajudam a evitar colisões. O veículo trava automaticamente, quando o operador solta os interruptores de translação ou inverte o sentido de marcha. Também não se produz nenhum recuo no arranque em plano inclinado. Para evitar paragens repentinas, o processo de travagem abranda automaticamente pouco antes do veículo parar. O sistema de travagem de estacionamento eletromagnético é ativado quando o timão é colocado na posição final superior ou inferior e a resistência de final de percurso evita uma travagem acidental. Também o botão anti esmagamento, situado no topo do timão impede danos entre o operador e algum objeto traseiro. O botão de paragem de emergência é acessível de todos os ângulos e pára o stacker de forma rápida, mas controlada, numa situação de emergência. 

O motor de elevação permite um controlo delicado e preciso. Adicionalmente, a descida dos garfos efetua-se com velocidade reduzida, graças à função Soft Landing , de forma a que a mercadoria carregada no stacker assente suavemente no solo. O operador continua a ter uma visibilidade excelente da carga e dos garfos através do mastro, inclusivamente quando o veículo vem equipado com uma grade de carga protectora, que pode ser montada opcionalmente, ou uma protecção de mastro em policarbonato ou malha metálica. 

Rodas estabilizadoras inovadoras 
Para satisfazer as múltiplas necessidades, a Linde equipou os novos stackers de dupla palete com um motor trifásico de 1,2kW sem manutenção e com efeito booster, que aumenta automaticamente o binário do motor, quando a máquina tem que ultrapassar um obstáculo na estrada, empurrar paletes ou arrancar num plano inclinado. Para obter uma melhor tração e estabilidade, as máquinas dispõem de três pontos de apoio com duas inovadoras rodas estabilizadoras, dotadas de uma suspensão suficientemente suave para as proteger de forma a não patinarem e evitando o desgaste da roda motriz. Simultaneamente, os amortecedores de grande durabilidade garantem que o stacker não perde aderência ao solo na condução em curvas. 

Equipados com mastros estandardizados, os stackers de dupla palete elevam entre 600 e 800KG de peso na elevação principal, até uma altura de elevação máxima de 2.024mm. Graças aos limites de palete com novo design, o operador pode estar seguro de que a palete depositada nos suportes (elevação inicial) fica à mesma distância que a palete sobre os garfos (elevação principal), o que permite uma carga e descida rápida de duas paletes ao mesmo tempo, evitando assim os possíveis danos causados por uma colocação incorreta das cargas. 

Todos os elementos de comando encontram-se ergonomicamente dispostos na cabeça do timão e podem ser ativados com o polegar ou dedo indicador de ambas as mãos, inclusivamente com luvas. Se o timão estiver  em posição vertical, o botão de marcha lenta permite ao operador manobrar o veículo a uma velocidade máxima de translação de 1,5km/h, inclusivamente nos espaços mais confinados.  Um ecrã multifunções digital informa sobre o nível de carga da bateria, as horas de funcionamento, o estado de manutenção e sobre possíveis erros. Todos os componentes mais importantes do veículo estão comodamente acessíveis debaixo do capô, para facilitar a manutenção.