NOTICÍA

A Case IH apresentou as suas novidades na FIMA sob o lema "Your farming network"

03 Mar 2014

Sob o lema “Your farming network”, a Case IH apresentou na FIMA as suas últimas novidades. Todos os últimos lançamentos da marca de maquinaria agrícola foram desenhados tendo em conta as necessidades de clientes dos cinco continentes para lhes oferecer exatamente o que necessitam. Graças a esta colaboração cliente-marca, a Case IH continua a fabricar máquinas que cada vez são mais produtivas e que cada vez são mais rentáveis e mais fáceis de usar.

O stand da Case IH teve três áreas claramente diferenciadas onde se exibiram as últimas novidades tecnológicas em tratores, colheita e agricultura de precisão (AFS). Na zona central do stand, pessoal especializado em AFS mostrou aos visitantes os últimos equipamentos de agricultura de precisão que se adaptam a todas as necessidades agrícolas. Mas, sem dúvida, o grande interesse do público foi conhecer como se está a desenvolver a Rede RTK da Case IH, uma rede de sinal própria, que já está disponível em várias regiões da península ibérica, oferecendo aos agricultores umas correções precisas e seguras de 2,5 cm. Uma das novidades neste campo é a nova tecnologia xFill, desenvolvida para o sistema RTK, que garante uma correção estável e de grande precisão de até 20 minutos sem sinal RTK. A nova função xFill ativa-se logo que se interrompe o sinal de raio RTK. Não há atraso, de modo que se pode continuar a trabalhar sem interrupção. Isto significa menos paragens e obviamente, mais produtividade.

Na área dedicada a tratores, todos os olhares se concentraram nas séries de tratores com transmissão contínua CVX que a Case IH oferece desde os 110 até aos 370 CV e que garante uma condução perfeita e sem escalonamentos desde 0 até 50 km/h. Após a recente incorporação do Maxxum 110 CVX, 120 CVX, 130 CVX, esta foi a primeira edição da FIMA onde foi possível ver a gama completa CVX: Magnum CVX, Puma CVX e Maxxum CVX. Precisamente, os motores do Maxxum CVX, de entre 110 CV e 130 CV, foram desenhados para oferecer potência, consumindo pouco combustível. Equipam com motores de 4,5 litros e quatro válvulas, turboalimentados com intercooler, com sistema de injeção eletrónica Common Rail e são capazes de proporcionar o máximo binário a um regime de apenas 1.500 rpm em todas as aplicações. Foram desenhados para gerar a potência máxima a 1.800-1.900 rpm. Incorporam a testada tecnologia Case IH SCR, desenvolvida por FPT, que reduz as emissões ao mesmo tempo que aumenta o rendimento e a eficiência.

Também não faltou na área de tratores, o Farmall U Pro, último modelo da série Farmall e o primeiro com 4 velocidades sob carga. Desde 105 a 115 CV, é especialmente apto para realizar tarefas que requerem tomada de força, trabalhos com pá frontal e tarefas gerais de transporte, graças à sua elevada relação peso-potencia e à sua grande manobrabilidade.

O terceiro espaço do stand expos as novas ceifeiras Axial-Flow e as melhorias em enfardadeiras gigantes de fardos retangulares. A Fima 2014 foi um evento marcante para o equipamento de colheita da marca, uma vez que a Case IH foi galardoada por primeira vez com o prémio ‘Novidade Técnica’ com a sua boca de descarga de grão articulável introduzida na sua última geração de ceifeiras Axial-Flow. Trata-se de uma tecnologia exclusiva da Case IH, desenhada com a finalidade de facilitar e otimizar a operação de descarga de grão. Através de um pequeno acionador elétrico, o operador pode orientar comodamente, desde o interior da cabina, a inclinação da boca do tubo de descarga, direcionando o fluxo de grão que sai a partir do tubo de descarga sobre diferentes partes do reboque. Poupa tempo de descarga e reduz a perda de grão, inclusivamente em condições desfavoráveis (vento, reboques pequenos, etc.).

A nova série de enfardadeiras gigantes LB, facilmente identificável pelo seu desenho e a sua facilidade de uso, oferece dois modelos de quatro atadores (LB 324 e 334) e outros dois de seis atadores (LB 424 e 434). O atual desenho proporciona um chassis central muito robusto e um novo pick-up que conta com dedos reforçados para melhorar a alimentação. Dispõe, além de um rolo de alimentação adicional para trabalhar a grande velocidade com todo o tipo de culturas e condições.

Finalmente, a FIMA marcou a entrada da Case IH no mercado dos empilhadores telescópicos. A nova série Farmlift de Case IH está composta por cinco modelos que vão desde o ágil Farmlift 632, especialmente desenhado para trabalhar em edifícios de pouca altura e de gado, ao poderoso Farmlift 935, capaz de elevar cargas pesadas a grande altura com facilidade. As potências oscilam entre os 110 CV (Farmlift 632) e os 143 CV (Farmlift 635 e 742), enquanto a gama de alturas de elevação máxima vai dos 6,1 aos 9,6 metros.