NOTICÍA

Nova gama de empilhadores elétricos Linde E12-E20: Centrada na eficiência

01 Abr 2014

Estes novos modelos aliam a elevada produtividade ao baixo consumo de energia, adaptando-se às necessidades individuais de cada atividade

Os empilhadores elétricos de três e quatro rodas com capacidades de carga entre 1.200 Kg e 2.000 Kg estão entre os equipamentos mais utilizados tanto nos centros logísticos como nas unidades de produção. Com uma nova geração de máquinas – a nova série Linde E12-E20 EVO – o fabricante de empilhadores Linde Material Handling (LHM) volta a melhorar tecnicamente os seus modelos mais procurados, acrescentando-lhes novas funcionalidades e adaptando-os às exigências atuais, como a utilização frequente ao ar livre. Os diferentes programas de condução dinâmica permitem ainda um equilíbrio perfeito entre uma elevada produtividade e um baixo consumo de energia, adaptável às necessidades individuais de cada atividade.

Este êxito não surge por acaso. Os aspetos técnicos, como por exemplo, o eixo de tração compacto com módulos de potência integrados e tração dianteira de dois motores, o eixo de direção combi, bem como o comando por duplo pedal, aliado ao conceito ergonómico que foi estudado cuidadosamente, fazem com que, desde há muitos anos, os empilhadores elétricos Linde sejam uma referência no setor da manutenção.

Visualmente, a nova série de empilhadores elétricos é reconhecida pela “barbatana de tubarão” preta, serigrafada sobre o chassis vermelho do veículo e pelo logotipo EVO. No interior do veículo, um novo sistema de controlo eletrónico otimizado reduz até 16% o consumo de energia e as emissões de CO2, quando comparado com a série anterior. Por outro lado, e graças à melhoria características do sistema electrónico em curvas, as máquinas dispõem de um maior impulso na condução em subidas e transporte de cargas.

Para o novo carregador de alta frequência incorporado, que se encontra alojado no contrapeso e que permite uma carga flexível através de qualquer saída de corrente, a nova série oferece na sua versão standard, uma ventilação ativa, que facilita o processo de carga da bateria. Desta forma, já não é necessário abrir a tampa da bateria, nem a porta ou as janelas do empilhador durante o processo.

Graças ao indicador em tempo real que regista exatamente o consumo energético e mostra no ecrã multifunções com a precisão de minutos o tempo de autonomia restante da bateria, é possível otimizar o aproveitamento das reservas energéticas. O resultado é uma maior segurança na planificação para o condutor, evitando descargas completas que são prejudiciais para a bateria. 

Maior conforto para um trabalho mais produtivo
A produtividade efetiva dos empilhadores é condicionada pelo rendimento do condutor. Um dos objetivos do desenvolvimento deste modelo é oferecer-lhes as melhores condições, equipando o seu posto de trabalho de forma confortável reflectido na nova geração de assentos, apoio para os braços e ao degrau de acesso de dimensões generosas. O acolchoado do assento do condutor foi concebido especificamente para os empilhadores Linde e oferece uma melhor distribuição da pressão sobre o assento. Simultaneamente, os assentos foram otimizados mais uma vez ao nível das vibrações, o que, combinado com o conceito de desacoplamento entre o eixo motriz e o chassis, se traduz em vibrações corporais mais reduzidas. O apoio para os braços é acolchoado e está equipado com uma tampa amovível que dá acesso a um compartimento onde o condutor onde pode guardar os seus objetos pessoais.

Segurança incorporada
Em muitas empresas, uma das regras de prioridade máxima é evitar os riscos de acidente. Neste sentido, o travão de estacionamento incluído na versão standard desta nova série, é uma funcionalidade de segurança extra, que confere uma sensação de tranquilidade tanto aos condutores como aos proprietários dos veículos. Este é ativado automaticamente quando o empilhador para, e assegura que o veículo fica imobilizado sempre que o condutor abandona o empilhador. Este travão garante também que o veículo fica imobilizado nas rampas. Ao carregar no pedal do acelerador, o travão de estacionamento é desativado.

Com a grande variedade de modelos da nova geração de empilhadores elétricos, a Linde  Material Handling dá resposta a outra necessidade importante dos clientes. Estes podem selecionar de entre um total de 19 variantes entre os vários modelos, desde um empilhador Linde E12 com 1.200KG de capacidade de carga e 24 volts, até um empilhador E20 PHL de 2.000KG de carga nominal e uma bateria de 48 volts e930 Ah de capacidade.