NOTICÍA

Empilhadores contrapesados elétricos Linde com capacidades de carga de 6 a 8 ton.

02 Jun 2014

Os novos pesos pesados de motor elétrico contam com maior potência, eficiência e ergonomia que os seus antecessores

Durante os três últimos anos, a Linde Material Handling tem modernizado gradualmente toda a sua gama de empilhadores contrapesados elétricos, substituindo os modelos antigos por outros equivalentes com maior potência, eficiência e ergonomia. Atualmente, a Linde, líder do mercado europeu, está a ampliar o seu portofólio de produtos neste segmento. A nova gama Linde E60 a E80 inclui quatro modelos com capacidades de carga de seis a oito toneladas, assim como uma versão com capacidade de carga de oito toneladas e centro de gravidade de 900 milímetros. Esta gama foi apresentada no evento “World of Material Handling”, que decorreu em Mainz no mês de Maio.

Para as empresas que utilizam empilhadores contrapesados elétricos, estes representam o melhor investimento possível, graças à ausência de emissões e ao seu funcionamento silencioso. Simultaneamente, este segmento também vive uma tendência de aumento das capacidades de carga, com o objetivo de manipular maiores volumes de mercadorias por ciclo e aumentar, desta forma, a produtividade. A Linde decidiu dar resposta a esta procura, com a sua nova e ampla gama de empilhadores elétricos.

Elétricos Titãs
A unicidade dos empilhadores, com o design característico da Linde também inclui travões multi-discos revestidos a óleo e sem necessidade de manutenção com sistema de recuperação energética, assim como módulos de potência coordenados. Os motores de elevação trifásicos de 21kW extremamente silenciosos levantam o mastro a velocidades de até 0.46m/s com velocidades de descida de até 0.56m/s. Graças aos motores do sistema de tração às rodas dianteiras, este empilhador é fácil de manobrar. Para que os empilhadores trabalhem de forma o mais económica possível, podem ser selecionados diversos módulos de funcionamento que oferecem sempre a combinação ideal de rendimento e eficiência.

Para um transporte rápido e seguro de cargas até oito toneladas de peso, os empilhadores E80 estão equipados com uma potente unidade de acionamento encapsulada, composta por dois motores de tração trifásicos de 11kW integrados no eixo frontal.

Ergonomia rentável
Os condutores de empilhadores podem sentir-se mais seguros ao comando dos novos empilhadores E60 a E80. O tejadilho e o chassis dos empilhadores compactos formam uma unidade sólida e totalmente fechada que protege o espaço que rodeia o operador. Simultaneamente, o estreito perfil do mastro garante uma boa visibilidade frontal aos operadores e permite manipular cargas de modo seguro. No que diz respeito ao design e prestações, o espaço do posto de condução é o mesmo que o das séries de empilhadores Linde equivalentes, equipadas com motores de combustão interna (série 396). Entre as suas características incluem-se o maior espaço para os pés e um assento com suspensão hidráulica, que oferece um sem fim de opções de ajuste, assim como a possibilidade de substituição por um assento “super conforto” com aquecimento, suspensão pneumática e encosto extensível.

A velocidade de deslocação, o sistema hidráulico de elevação são controlados com total precisão através do sistema ergonómico de controlo de pedal duplo e do sistema Linde Load Control, o mesmo sistema ergonómico utilizado em toda a gama de empilhadores Linde. O sistema Linde Curve Assist também está disponível de série. Este sistema reduz a velocidade do empilhador nas curvas, em função do ângulo de direção. Outra funcionalidade  é o travão de estacionamento automático, que pode ajustar-se para imobilizar o empilhador pontualmente ou quando o empilhador de detem. Este sistema evita que o empilhador de desloque de forma não controlada, e desativa-se assim que o acelerador é pressionado. Graças ao ecrã que indica o tempo útil restante da bateria (com precisão ao minuto), os operadores podem planificar a próxima troca de bateria pra evitar descargas profundas e os consequentes danos nas baterias. Por outro lado, com a ventilação ativa (graças à qual qualquer gás que a bateria emita será expelido através da parte traseira do empilhador) o empilhador pode ser carregado, inclusivamente, dentro de um espaço com as portas fechadas, pelo que o processo de carga requer menos espaço. Intervalos grandes e visíveis do exterior e uma pega no pilar “A” e na tampa da bateria permitem entrar e sair do posto de condução de forma segura. O Sistema BlueSpot, de eficácia comprovada, que avisa aquando da aproximação do empilhador também se encontra disponível para estes modelos, como equipamento adicional.

•    A gama de empilhadores contrapesados elétricos Linde E60 a E80 inclui um total de quatro modelos com capacidades de carga de seis a oito toneladas, bem como uma versão com capacidade de carga de oito toneladas e com centro de gravidade de 900 milímetros.