NOTICÍA

Novos sistemas flexíveis de comboios logísticos

02 Jun 2014

Os dois novos sistemas da Linde dão resposta às necessidades concretas dos clientes da marca

No “World of Material Handling” evento para os clientes da Linde Material Handling que se realizou em Mainz na Alemanha, a Linde deu a conhecer dois novos sistemas de comboios logísticos. Tanto o Linde Logistic Train como o Linde Factory Train foram desenhados para o fluxo de materiais cíclicos desenvolvidos atualmente nos centros de produção, oferecendo ambos o máximo de flexibilidade e rendimento.

Este método de entrega sincronizada para a produção foi utilizado pela primeira vez na indústria automóvel. No entanto, os comboios logísticos da Linde estão a ser utilizados com cada vez com mais frequência noutras indústrias. Os comboios incluem um trator compacto capaz de rebocar 3, 5 ou 6 toneladas no conjunto de um ou mais reboques ou módulos.

Os dois sistemas de comboios de reboque da Linde têm um design completamente novo, com um elevado nível de estabilidade na direção e no manuseamento. A diferença para a maioria dos sistemas disponíveis no mercado, é que ambos os comboios possuem um eixo central,  que lhes confere uma enorme flexibilidade relativamente aos reboques que podem transportar.

Linde Logistic Train: Segurança e fácil manutenção
O Linde Logistic Train destina-se principalmente aos armazéns industriais com solos relativamente uniformes. Cada uma das rodas dos reboques de carga, de desenho modular, inclui uma suspensão para compensar irregularidades do terreno, enquanto que os pneus largos incorporados nas rodas absorvem os impactos dos buracos ou irregularidades.  A combinação destas características garante a estabilidade durante o trajeto e protege a carga. Devido ao diâmetro das rodas (de 200mm a 250mm) o Linde Logistic Train está preparado para ser utilizado em interiores.

Com a apresentação desta nova série, a Linde ampliou também a gama de reboques. Além dos desenhos do bastidor em “C”, em forma de ponte e da plataforma, a marca oferece aos seus clientes soluções à medida, tanto para reboques (por exemplo, reboques do tipo ponte sem elevação), como para plataformas rolantes (também denominadas “dollies”). O tipo de reboque mais comum, o bastidor “C”, está disponível em vários tamanhos para alojar um ou dois conjuntos de garfos, bem como europaletes, semi paletes, europaletes duplas e paletes industriais.
Os garfos móveis fazem também com que a tarefa de carregar os contentores de mercadorias seja mais fácil para o operador. Uma vantagem importante do Linde Logistic Train é o seu design plano, que permite inclusivamente o transporte de cargas que superem os limites de armazém. O comboio pode movimentar-se tanto de forma mecânica como elétrica mediante tração às quatro rodas, e de forma mecânica mediante tração a duas rodas. Também é possível equipar os reboques com duas rodas giratórias e duas rodas fixas. Os reboques que não dispõem de um sistema de elevação devem de estar equipados com um bloqueio elétrico de plataformas rolantes.

Os eixos elétricos de elevação sem manutenção assumem a tarefa de elevar os vagões desde o chão, com uma capacidade de carga máxima de 2.000Kg. Para soltar as plataformas rolantes, o operador deve descê-las antes, pressionando o pedal situado diretamente sobre a base do reboque, ou à frente, na unidade de controlo do trator. Quando as plataformas rolantes estão soltas, a função de deslocação bloqueia-se automaticamente por razões de segurança. O acoplamento sem folgas dos reboques garante que o comboio logístico siga exatamente o trajeto marcado. Um raio de rotação reduzido permite que o comboio possa virar com toda a segurança em vias laterais de 2,3 metros de largura. O controlador de CAN bus, assim como a utilização de componentes de elevada qualidade fabricados em série garantem uma fácil manutenção.

Linde Factory Train: máxima flexibilidade… também para exteriores
O segundo sistema de comboio logístico, o Linde Factory Train, dispõe de um desenho composto por módulos básicos estandardizados. O comboio é composto, no total, por um módulo anterior, por um ou mais módulos principais e um módulo posterior. Com este sistema, é possível reunir entre si, sem folga, vários modelos de sistema de transportes de mercadorias, tais como reboques C, E QS ou ponte. Os contentores podem ser substituídos a qualquer momento, o operador mantém uma flexibilidade total perante possíveis trocas. As funções elétricas do módulo, tal como as da direção, elevação e descida, efetuam-se mediante um controlador de CAN bus. Ao contrário do Logistic Train, o Factory Train também é adequado para o transporte de materiais em superfícies irregulares entre áreas de produção, no exterior. Isto é possível graças à grande distância que os módulos oferecem até ao solo, equipados com rodas super elásticas com o diâmetro de 250 ou 306 milímetros. Tendo isto em conta, neste sistema de transporte de reboques foi dada especial importância à proteção opcional para o exterior e à ergonomia de manuseamento. O operador pode subir a capota automática da cabine de proteção só com uma mão sem ter de se agachar.

Os contentores de mercadorias elevam-se mediante o acionamento de elevação elétrico com ajuste contínuo controlado desde o módulo, mediante um botão de controlo de elevação. Durante o processo de elevação, todas as funções podem ser controladas a partir do painel de controlo do reboque, se for necessário. Para garantir a segurança no manuseamento, o comboio dispõe de uma função de bloqueio automático do trator durante a descida dos contentores de mercadorias. Também se aplica uma diminuição da velocidade nas curvas. Esta redução da velocidade em curvas mantem-se ativa até que o eixo do último módulo volte a deslocar-se em sentido retilíneo. Para simplificar as viragens e manter o raio de rotação necessário no mínimo, o ângulo de direção entre os contentores de mercadorias pode aumentar até aos 120 graus. Além da opção de deslocação lateral limitada em marcha atrás, outra das suas características principais é a direção opcional as quatro rodas. Utilizando esta função é possível conduzir o comboio inteiro sobre uma pendente lateral.

Para determinar qual dos comboios da Linde é o mais adequado, é necessário ter em conta critérios como o estado, altura, largura e inclinação da via de circulação, o tipo de área de armazenamento (por exemplo, armazém de frio, assético ou de alimentos), assim como as dimensões, o peso, a fragilidade da carga e a embalagem. Por último, o itinerário e a configuração de outras opções de logística dentro da empresa têm igualmente um papel importante na hora de escolher a solução que se adapta melhor às necessidades.