NOTICÍA

Optim@ - O novo sistema de controlo de frotas de empilhadores

17 Jun 2014

Desenvolvido pela Linde Material Handling Ibérica, o Optim@ é um revolucionário produto e serviço  que permite aos clientes da marca dispor dos dados “chave” da sua frota de empilhadores em tempo real.  

Sempre um passo à frente, e consciente das necessidades dos seus clientes, a Linde Material Handling Ibérica criou o Optim@, um revolucionário sistema de gestão intralogística que disponibiliza funções até agora inexistentes no mercado. 

Há cerca de 10 anos, a Linde foi pioneira na gestão de frotas com o sistema Linde Forklift Data Management (LFM), no qual assentam as bases dos atuais sistemas de gestão de frotas, com funcionalidades como o controlo de acesso, a deteção de impactos e a análise de tempos de utilizações. O novo sistema Optim@  eleva-o a um nível superior, ao incorporar: 

Checklist de segurança integrada que permite aos operadores rever o estado dos empilhadores no início de cada turno, respondendo facilmente às suas perguntas através de um cómodo ecrã tátil de 4 polegadas, garantindo a máxima segurança dos equipamentos. 

Registo e notificação das avarias e parâmetros técnicos do empilhador. 

Localização dos empilhadores, pessoas ou qualquer objeto que se pretenda monitorizar, mesmo no interior. 

Software intuitivo, com acesso fácil à informação relevante para o gestor da frota. 

Perante qualquer evento que se produza no sistema, sejam acessos indevidos, danos registados, respostas críticas no Checklist, avarias ou entradas em zonas proibidas, o  Optim@ alerta os supervisores de imediato e inclusivamente alerta também o serviço técnico da Linde, para que este tome as medidas oportunas de imediato.  
Estes alertas podem ser configurados pelo utilizador que apenas recebe aqueles que sejam do seu interesse em função das suas responsabilidades. 


Manutenção Optim@: Mais vale prevenir
Uma manutenção eficiente é a chave para o êxito de uma operação. Graças à conectividade sem fios do Optim@, os parâmetros principais do veículo (temperatura, níveis, etc…) são registados e reportados em tempo real ao serviço de assistência técnica da Linde (SAT). Desta forma, o SAT da Linde efetuará intervenções periódicas precisas, minimizando as intervenções corretivas e os tempos de paragem. Tudo isto aumenta a disponibilidade do parque, e reduz os custos do cliente. 

Localização Optim@ , um passo à frente 
Graças à sua tecnologia de comunicação, o Optim@ é capaz de localizar em ambientes interiores a posição dos empilhadores, pessoas e objetos que se pretenda monitorizar. Esta funcionalidade permite aos responsáveis de logística analisar os padrões de trabalho dos veículos, detetar zonas de congestionamento e adotar medidas em conformidade, aumentando a produtividade da operação. 

Transparência Optim@: em qualquer momento, a partir de qualquer lugar
Toda a informação recolhida e transmitida pelo Optim@ estará disponível em tempo real para que os clientes da Linde possam aceder a partir do seu computador ou qualquer dispositivo móvel (iOS, Android, Windows, IPhone) de uma forma fácil e sensível. Este interface web não requer nenhum tipo de instalação de software por parte do cliente. Pode inclusivamente configurar-se o envio automático de relatórios periódicos aos responsáveis de frota, para agilizar o seu trabalho no dia a dia. 
O Linde Optim@ já está  disponível no mercado português.