NOTICÍA

Novos empilhadores Linde Diesel, GLP e GNC na gama de 1,4 a 2,0 ton.

18 Mai 2015

Com o lançamento dos seus novos empilhadores Linde H14 a H20 EVO a diesel, GLP e GNC, o fabricante de empilhadores industriais Linde Material Handling conduziu a sua série mais pequena na gama de capacidades de carga de 1,4 a 2,0 toneladas para o próximo nível. Reconhecível pelo elemento de design em preto, que se estende para dentro do chassis pintado de vermelho, o pequeno EVO apresenta também significativas melhorias funcionais, incluindo o Linde Curve Assist para uma apropriada velocidade de condução nas curvas, uma geração mais confortável de assento e apoio de braço e uma opção entre três diferentes modos de condução que permitem ajustar o consumo de energia e necessidades de potência para coincidir com as condições de operação.

Para evitar situações críticas durante a abordagem em curvas, a Linde equipa agora os seus pequenos empilhadores EVO diesel, GLP e GNC - e, portanto, todos os seus empilhadores contrapesados elétricos e IC (Combustão Interna) na gama de cargas entre 1,4 e 5 toneladas - com o Linde Curve Assist. Este sistema adapta automaticamente a velocidade nas curvas ao ângulo da direção, protegendo assim o operador contra manobras de condução de risco.

Conforto visivelmente maior
Ao mesmo tempo, os operadores da pequena nova série IC podem olhar para a frente na última geração de assentos, o que lhes dá a vantagem de ajustamento de peso simples, distribuição otimizada de pressão do assento, melhor comportamento de vibração e uma opção por suspensão mecânica ou suspensão pneumática. O assento opcional "Super Active Comfort", com controlo de temperatura está disponível para requisitos particularmente exigentes. Além disso, o apoio de braço redesenhado com Linde Load Control também contribui para o seu conforto. Os operadores podem facilmente ajustar o comprimento e altura do apoio de braços ao seu tamanho corporal utilizando o mecanismo de ajustamento de ponto único. O apoio de braços também dispõe de um compartimento de armazenamento integrado para carteiras, chaves ou telemóveis.

Económico e durável
Mesmo tendo em conta que o preço do gasóleo é atualmente menor do que tem sido nos últimos anos, a eficiência do combustível continua a ser um tema da atualidade. Além de componentes como um económico motor de 26 kW e o inovador acionamento direto hidrostático da Linde, os modelos EVO Linde H14 a H20 agora também dispõem de um ventilador elétrico que ajusta individualmente a temperatura do óleo hidráulico, da água de refrigeração e do ar de carga, garantindo assim um sistema de refrigeração eficiente. Além disso, três modos diferentes de desempenho permitem ao operador selecionar a relação mais favorável entre o consumo de combustível e a exigência de potência: o modo standard Efficiency, o modo mais economizador de energia Economy e o modo Performance para uma capacidade máxima de movimentação. Um teste de desempenho recente, realizado com um empilhador diesel H16 D e um empilhador movido a GLP Linde H18 T mostrou que com esta nova série a Linde está claramente à frente dos concorrentes no que se refere ao consumo de energia e capacidade de movimentação.

Fiabilidade em utilização é um dos requisitos mais importantes para todos os operadores de empilhadores industriais. Por esta razão, o Sistema Eletrónico de Proteção do Motor está instalado de série no novo Linde H14 a H20. O sistema monitoriza os parâmetros mais importantes do veículo, mostra mensagens de erro no visor, em caso de insuficiência e, se necessário, reduz a produção de energia para proteger o motor de danos adicionais. Os parâmetros monitorizados incluem por exemplo, o nível do óleo do motor e da pressão do óleo, o nível e a temperatura da água de arrefecimento e a temperatura do óleo hidráulico. 

Guarda-lamas: pequeno detalhe - grande efeito 
Com uma caraterística adicional modesta mas eficaz, a Linde garante uma redução significativa de poeira e sujidade no contrapeso e nas luzes traseiras. Os novos guarda-lamas são montados no eixo de direção e são protegidos de danos no interior do contorno do veículo. A sua vantagem reside não só na redução do esforço de limpeza. Para os veículos com especificações de tráfego rodoviário as luzes traseiras limpas são também um importante recurso de segurança. 

Novo regulamento: teste de estabilidade dinâmica
Até agora, a estabilidade dos empilhadores contrapesados foi testada estaticamente de acordo com a norma ISO 22915 - com o veículo imobilizado numa plataforma inclinada. No entanto, na prática ainda há acidentes por capotamentos de empilhadores industriais devido ao uso incorreto. Isso deu origem à chamada para um teste de estabilidade dinâmica. Como consequência, um Comitê Técnico dentro do CEN (Comité Europeu de Normalização) desenvolveu um teste de estabilidade dinâmica (EN 16203: 2014) com base no qual a estabilidade lateral de empilhadores contrapesados com uma capacidade de carga de até 5 toneladas deve ser adicionalmente verificada pelos fabricantes. 

No chamado teste L, um veículo descarregado com garfos descidos é conduzido numa rota definida com precisão e com inicialmente 90 por cento da sua velocidade máxima. Depois de entrar na área de manobras, o operador deve conduzir o veículo rapidamente e de forma constante em torno de uma curva de 90 graus. Durante esta manobra, o limite do curso, que é definido de acordo com as dimensões do veículo, não deve ser ultrapassado. Todos os empilhadores Linde passaram estes testes sem o Curve Assist graças ao seu design com eixo de direção de montagem elevada e baixo centro de gravidade.