NOTICÍA

Novos implementos para basculamento de bidões para ATEX da Linde

26 Nov 2015

Duas novas soluções personalizadas para a indústria química e farmacêutica.

A procura de soluções personalizadas vai aumentando, uma tendência que também se aplica aos empilhadores antideflagrantes. Exemplo disso são os implementos para basculamento de bidões para stackers com condutor apeado da Linde com proteção ATEX, que se desenvolveram com dois modelos diferentes para as indústrias química e farmacêutica, e que se podem utilizar para recolher e inclinar bidões abertos ou fechados com um peso máximo de 300 kg. 

Originalmente, os engenheiros da Linde desenharam uma versão do stacker com acessórios combinados de fixação e basculamento para uma empresa química com zona ATEX 1. A sua tarefa era recolher, transportar e inclinar bidões com uma abertura através de tampa e um diâmetro de entre 300 e 600 mm, com um ângulo de entre 0 e 180 graus com o fim de verter o conteúdo do bidão numa máquina. O stacker dispõe de um timão comprido, que garante que o operário mantém sempre uma distância apropriada com o empilhador. Além disso, o cabeçote do timão está desenhado para proteger as mãos do operador de qualquer dano e pode ser manejado tanto com a mão direita como com a esquerda. Todas as funções hidráulicas do implemento, como fixação, elevação ou rotação, são controladas através de uma alavanca sensível e facilmente acessível na cobertura da bateria com proteção resistente à pressão. Utilizando esta alavanca, podem recolher-se de forma segura os bidões que não se tenham colocado em ângulo reto na palete. Para evitar o funcionamento incorreto do stacker, requer-se a manobra com as duas mãos de todas as funções relacionadas com a segurança. O desenho compacto também garante uma boa manobrabilidade. Duas grandes rodas de carga proporcionam distância até ao solo e permitem que o veículo seja conduzido por zonas irregulares. A função "Velocidade proporcional" ajusta automaticamente a velocidade de condução em função da posição do timão.  

O segundo modelo de implemento para basculamento de bidões com proteção contra explosões foi desenvolvido para um cliente na indústria farmacêutica. A aplicação era a utilização do stacker para recolher bidões abertos na zona 2 ATEX assim como para encher ou medir quantidades específicas numa balança. Este stacker de 1000 mm de comprimento, que também tem uma capacidade de carga de 300 kg, não dispõe de uma alavanca de mão para controlar o sistema hidráulico. No seu lugar, vem equipado com um controlo remoto com um interruptor de dois níveis. Por motivos de segurança, o controlo remoto também está desenhado para ser comandado com as duas mãos.