NOTICÍA

Linde MHI colabora com a Grande Recolha do Banco de Alimentos de Barcelona

03 Dez 2015

O Programa de voluntariado Linde Solidária, apoia também diferentes instituições que ajudam pessoas com necessidades especiais em Portugal e Espanha.

Há oito anos a Linde Material Handling Ibérica iniciou o Programa Linde Solidária, uma iniciativa que tem como objetivo melhorar as condições de vida de pessoas em situação vulnerável da nossa sociedade. Esta meta é alcançada através de diferentes ações de beneficência em instituições próximas de onde se encontram as Delegações da Linde, uma vez que como indica Montserrat Trujillo, Coordenadora deste Programa: “Onde a Linde estiver presente, temos um compromisso com a comunidade”. 

Banco de Alimentos de Barcelona
Desde há já vários anos, o Programa Linde Solidária participou em diferentes recolhas de alimentos. Este ano, além disso, foram cedidos ao Banco de Alimentos de Barcelona três veículos – dois porta-paletes elétricos com plataforma e um empilhador elétrico –, que têm como missão ajudar a armazenar os mais de 4.000.000 kg que os voluntários de Barcelona e toda a sua área metropolitana recolheram nos passados 27 e 28 de novembro. Estes veículos trabalharão em tarefas logísticas até ao ano 2016.  

Festas Solidárias em Barcelona, Madrid, Sevilha e Lisboa
Por outro lado, o Programa Linde Solidária só é possível graças a um ativo imprescindível: os colaboradores voluntários da Linde. Atualmente nas Delegações de Barcelona, Madrid, Sevilha e Lisboa estes colaboradores voluntários, e as suas famílias e amigos reúnem-se uma vez por ano para organizar uma festa de beneficência nas diferentes instituições com as quais a Linde colabora, organizando trabalhos manuais e outras atividades lúdicas, assim como um lanche ou pequeno almoço. A empresa faz um donativo económico a estas instituições, que se utiliza em melhoramentos de serviços e equipamentos para os seus utilizadores. Devemos destacar que as instituições com as quais a Linde colabora trabalham com jovens com incapacidade psíquica e estão todas registadas perante as autoridades competentes. 

Outras colaborações pontuais
A Linde Solidária também contribui para outras causas. Este ano o Programa apoiou a Federação Desportiva de Paralíticos Cerebrais, patrocinando a organização do Boccia European Continental Cup 2015 e também deu suporte às famílias da Associação das Imunodeficiências Primárias (ACADIP) no seu programa “Refeições para familiares de crianças com longas estadas hospitalares”. 

Um espírito contagioso
O espírito da Linde Solidária foi tão marcante, que diferentes clientes e fornecedores da Linde de Espanha e Portugal juntaram-se a este Programa, apoiando de diferentes formas, desde donativos económicos até doações em género e de serviços. Este ano colaboraram diferentes empresas: Angulas Aguinaga, AuraDigit, Catering San Pablo, Cidacos, Digitesouro, Events, Goodie Merchandising, Grupo La Cañina, Transportes Camas Rentruck, Penguin Random House Mondadori Grupo Editorial, Pepsico e Persan. 

No mesmo sentido, alguns concessionários da Linde também levam a cabo diferentes ações de beneficência. Por exemplo, Carelsa, Concessionário oficial Linde para as zonas de Múrcia, Alicante, Almería e Albacete, realiza atividades com a Fundação Fundown; Seyce, Concessionário oficial Linde para o País Vasco, colabora com o Banco de Alimentos da zona, e Tallers A. Miquel, Concessionário Oficial Linde para Lérida e Tarragona, realiza diversas atividades de beneficência na Guiné, ao mesmo tempo que trabalha com o Institut Pifarre de Lérida na investigação do cancro da mama. 

Avaliação e prémios
O Programa Linde Solidária foi reconhecido em diferentes ocasiões. Em 2013 recebeu o Prémio à Responsabilidade Social Corporativa 2013, outorgado pela revista Logística Profesional (Espanha). No mesmo sentido teve os reconhecimentos ACADIP de bronze (2012), ACADIP de prata (2013) e ACADIP de ouro (2015). 

Em relação à avaliação por parte dos responsáveis dos centros com os quais o Programa Linde Solidária colabora, Àngels Bonastre, Coordenadora do Centro Arc de Sant Martí de Martorell, comenta: “O que os voluntários da Linde fizeram ao longo dos anos foi sendo cozinhado com compromisso, constância, carinho, competência e um alto grau de envolvimento. Não é apenas o dia da festa, os jovens recordam-se dos voluntários ao longo do ano e esperam-nos com grande entusiasmo.” 

Por seu lado, Ana Montenegro, Formadora da Fundação CERCIMA de Lisboa, comenta: "A abertura da época de natal na nossa instituição começa com a festa mais esperada do ano, com os voluntários da equipa da Linde. Todos aparecem com um grande sorriso e o objetivo de ajudar, participar e proporcionar grandes momentos de alegria. Os nossos jovens já os conhecem e todos os anos esperam por este dia para os receber com os braços abertos.” 

Finalmente, Montserrat Trujillo conclui: “Todas estas atividades apenas são possíveis graças aos clientes que ano após ano confiam nos produtos e serviços da Linde. Isto permite-nos atribuir uma quantia económica a estas causas e oferecer a muitas pessoas vulneráveis da nossa sociedade a possibilidade de ter uma melhor qualidade de vida e enfrentar com entusiasmo os complicados desafios do seu dia a dia.”