NOTICÍA

Linde MH amplia gama de empilhadores industriais com tecnologia de íon-lítio

19 Jan 2016

Esta avançada tecnologia foi incorporada em porta-paletes de condutor apeado, porta-paletes com plataforma, preparadores de encomendas de primeiro nível e tratores de reboque.

As baterias isentas de manutenção de íon-lítio (Li-Ion) no portfólio de produtos da Linde Material Handling demonstraram a sua capacidade numa ampla gama de aplicações. Após a sua implementação nos porta-paletes com condutor apeado Linde T16 ION, Linde T18 ION e T20 ION, a Linde apresenta os seus novos modelos de porta-paletes com plataforma, de preparadores de encomendas de primeiro nível e de tratores de reboque com tecnologia de íon-lítio. Umas baterias novas e mais potentes com uma capacidade de 4,5 ou 9,0 kWh, complementam ainda a gama disponível anteriormente de 1,8 e 3,6 kWh.

Rápida recarga, grande eficiência, máxima durabilidade
Cada vez mais utilizadores do setor logístico e da indústria apreciam as vantagens da tecnologia íon-lítio em contraste com as baterias de chumbo convencionais. Com 2.500 ciclos de recarga garantidos, a vida útil de uma bateria Li-Ion é no mínimo duas vezes superior à das variantes de chumbo. Em alguns casos, é muito mais duradoura em função da aplicação correspondente. Além disso, a sua eficiência energética é consideravelmente melhor, uma vez que mais de 90% da energia carregada se pode utilizar para conduzir o veículo, em comparação com 60% no caso da tecnologia convencional. Em relação à sua durabilidade, é importante mencionar que após chegar o final da vida útil, dispõe-se ainda de aproximadamente 75% do volume original de armazenamento de energia para que a bateria se possa utilizar durante mais de 10 anos, conforme a aplicação.Atualmente, a tecnologia de íon-lítio é adequada fundamentalmente para tarefas de logística que não se realizam de forma constante durante um turno completo, pelo contrário relacionam-se habitualmente com pausas operacionais da carga e da descarga de camiões. Estas pausas podem utilizar-se para recarregar as baterias. A carga completa demora 90 minutos. Não obstante, após 40 minutos, o veículo volta a estar disponível com a bateria a 60% do nível de carga. 

Em comparação com as baterias de chumbo, os componentes Li-Ion também retiram partido da sua alta densidade energética (menor volume para o mesmo nível de energia). Isto significa que a nova tecnologia permite mais potência em espaços reduzidos, especialmente em equipamentos estreitos como porta-paletes e tratores de reboque. Seguindo a mesma linha, a Linde adicionou baterias ainda mais potentes com 4,5 e 9,0 kWh ao seu portfólio. Desta forma, cobre atualmente uma ampla gama de capacidades de 1,8 a 9,0 kWh, estendendo o uso a outras aplicações numa gama de carga mais alta.

Mais variedade e novo conector de carga lateral
Desde o seu lançamento no ano 2014, os porta-paletes de condutor apeado da Linde, Linde T16 ION - Linde T18 ION, com capacidade de entre 1,6 e 1,8 toneladas, posicionaram-se com êxito no mercado. Consequentemente, a Linde ampliou a sua gama com vários modelos novos, para cobrir ainda mais aplicações com tecnologia íon-lítio. Entre eles incluem-se o porta-paletes de condutor apeado T20 ION, os tratores de reboque P30 C ION e P50 C ION com capacidades de reboque de 3,0 e 5,0 toneladas, os porta-paletes com plataforma T20 SP/AP ION, T24 SP/AP ION e T30 ION, assim como os preparadores de encomendas de primeiro nível N20 ION e N24 ION. Em todos estes modelos as baterias podem-se recarregar de forma rápida e fácil mediante o conector de carga lateral standard, sem que o operador tenha que abrir a carcaça da bateria.

Adequadas para o seu uso com temperaturas baixas e em áreas delicadas
As baterias de lítio que a Linde utiliza para os seus equipamentos de 24 V baseiam-se em tecnologias fiáveis de fosfato de ferro. Assim, podem utilizar-se os dispositivos eficientemente a temperaturas ambiente compreendidas entre -35 e +45°C. Por este motivo, o pessoal logístico no setor do armazenamento frigorífico em particular está bastante receptivo a esta nova tecnologia.

Comunicação entre veículo e bateria
As baterias Li-Ion acoplam-se perfeitamente e de forma segura aos equipamentos Linde. Quando se realizam atualizações à nova tecnologia, a Linde também inclui o carregador correspondente. O sistema de gestão da bateria (BMS) incorporado nas baterias comunica-se com o veículo e o carregador através de um interface de CANbus e indica o estado de carga ao condutor no ecrã. Além disso, o BMS garante que a bateria de lítio não se descarregue por completo ou não carregue em excesso, contribuindo, assim, para uma vida útil ótima.

Previsão para empilhadores contrapesados
Já começaram os preparativos no departamento de desenvolvimento da Linde Material Handling para a primeira geração de empilhadores contrapesados equipados com baterias de Li-Ion. Em contraste com os restantes equipamentos de interior atuais, não se desenharão para a gama de tensão de 24 V, mas sim para 48 V como é habitual para empilhadores.