NOTICÍA

Jungheinrich apresenta um empilhador combinado totalmente novo

15 Fev 2016

Dois turnos sem mudança de bateria 

• Eficiente e rentável com apenas uma bateria na operação em dois turnos
• Motores económicos: 93% da energia é convertida em potência 
• Segurança e tranquilidade ao máximo com amortecimento de vibrações 

A Jungheinrich criou um novo empilhador combinado para corredores estreitos. O equipamento de modelo EKX 514-516 (order picker/empilhador trilateral eléctrico) que consegue elevar cargas de 1600 kg até 17,5 metros de altura, será oficialmente apresentado ao mercado na LogiMAT 2016, a decorrer em Estugarda de 8 a 10 de março (pavilhão 9 da feira, stand 9B02 e 9B04).

Este modelo possui a mais moderna tecnologia de comando, uma tecnologia de motores totalmente redesenhada e uma gestão de energia eficiente. Além disso, uma construção leve inteligente em aço altamente resistente assegura uma redução do peso em 150 kg. «Dessa forma, podemos garantir que o novo empilhador consegue trabalhar de forma eficiente e rentável durante dois turnos com apenas uma carga da bateria», afirma Klaus-Dieter Rosenbach, membro do conselho de administração, áreas de sistemas logísticos, da Jungheinrich.

Com uma operação em dois turnos, evitam-se as baterias de reserva, as estações de carga e o equipamento dispendioso, bem como o pessoal para a mudança da bateria. 

A nova tecnologia de motores permite que cerca de 93% da energia seja convertida em potência, pelo que as perdas de energia foram reduzidas para metade. «Isso significa que, em comparação com o modelo precedente foi possível reduzir novamente o consumo de energia em 15%», adianta Klaus-Dieter Rosenbach.

Com esta série, a Jungheinrich apresenta pela primeira vez um sistema patenteado de amortecimento de vibrações. Com o módulo de potência opcional Floor Pro são reduzidas as vibrações laterais do mastro de elevação e da cabine em pisos desnivelados e não concebidos para empilhadores de corredores estreitos. O sistema oferece a possibilidade de conduzir em segurança e com velocidade até 30% mais elevada, mesmo em pisos não adequados. 

Adicionalmente, a carga e o equipamento são protegidos e a necessidade de manutenção é reduzida. Com o novo módulo, é possível trabalhar de modo seguro e eficiente em pisos que tenham sido concebidos apenas para empilhadores de mastro retráctil, mesmo com empilhadores para corredores estreitos – e isso com elevações até 10 metros.

O novo EKX 514-516 contém vários módulos para a integração no processo. Estes incluem tecnologia RFID, medição redundante da altura e da distância, bem como o interface de logística. Com a utilização da navegação no armazém da Jungheinrich «Warehouse Navigation» (disponível como opção) com abordagem semiautomática do destino, é possível alcançar, na prática, aumentos de potência até 25%. Com a combinação de sistemas de assistência inteligentes e dos potentes motores de sincronização por relutância, a Jungheinrich deu um grande passo para melhorar ainda mais a eficiência energética, estando bem equipada para os desafios futuros do intralogística 4.0.