NOTICÍA

Jungheinrich com empilhador universal mais compacto do mundo na sua classe

05 Jul 2016

Ágil e compacto devido ao reduzido comprimento frontal/Excelente estabilidade e ótimas características de marcha/Funcionamento silencioso com o SilentDrive/Disponibilidade máxima e manuseio simples da bateria devido à tecnologia de iões de lítio/Carregador da bateria integrado para carregamento fácil

A Jungheinrich, um dos principais líderes mundiais em equipamentos de movimentação de carga, tecnologia de armazenagem e de fluxo de materiais,  continua a escrever a história de sucesso da tecnologia de iões de lítio ao introduzir no mercado o stacker elétrico de carga a dois níveis, EMD 115i/118, com uma capacidade de carga de 1500 ou 1800 kg para tarefas de empilhamento ligeiras até 1520 mm. Devido à bateria de iões de lítio compacta e leve, foi possível implementar um novo conceito de design. Com um comprimento frontal de apenas 558 mm, o EMD 115i é o empilhador universal mais curto do mundo na sua classe.

Concebido para a utilização universal no comércio e na logística
Com estas dimensões compactas, o equipamento é mais ágil do que os clássicos equipamentos com timão com bateria de ácido-chumbo e requer uma menor largura do corredor de trabalho. Isso permite que o EMD 115i seja utilizado de forma eficiente em qualquer lugar onde o espaço seja muito apertado, por exemplo, em lojas, nas superfícies de carga e rampas e em corredores estreitos e áreas de produção. Com o botão caracol e o timão de posicionamento superior, o empilhador pode ser manobrado de forma fácil e segura, mesmo em situações de espaço muito apertado.

 «Com estes equipamentos expandimos o nosso portfólio de equipamentos universais. Os novos empilhadores são apropriados tanto para tarefas de transporte e empilhamento, como para a operação de recolha de carga em camiões e para utilização em pisos intermédios ou no elevador. Caracterizam-se pela sua construção compacta, excelente manobrabilidade e facilidade de manuseamento, bem como inúmeras vantagens técnicas e ergonómicas», esclarece Torsten Koenig, diretor do grupo Product Sales & Price Management para tecnologia de armazenamento na Jungheinrich.

Com o revestimento transparente do mastro, o design estreito do mastro de elevação e o formato especial da cobertura da bateria, até mesmo os operadores de baixa estatura têm a melhor visibilidade para a frente e para as áreas circundantes. Isso assegura um funcionamento seguro mesmo nas filiais de comércio a retalho com trânsito aberto ao público. Para proporcionar um trabalho ergonómico, o EMD 118 e o EMD 115i com mastro de elevação curto permitem a elevação sem esforço das mercadorias a serem preparadas com um peso de até 800 kg numa altura de recolha confortável para as costas.

Com a ajuda da elevação integrada do braço da roda podem ser recolhidas duas paletes sobrepostas, de modo que todo o trabalho possa ser realizado duas vezes mais rápido, em comparação com os porta-paletes e stackers convencionais. Adicionalmente, com isso, os equipamentos têm uma maior distância em relação ao solo e uma boa tração. Isso torna-os ideais para utilização em rampas e lombas ou pisos irregulares. Rodas de apoio com mola e amortecimento com proTRAClink garantem uma excelente estabilidade e ótimas características de marcha, mesmo nas curvas. Com a opção SilentDrive, a Jungheinrich oferece também uma solução para a utilização sem problemas em áreas sensíveis a ruídos. Para isso, rolos de carga especiais garantem um funcionamento de marcha silencioso tanto para um fornecimento no armazém de manhã cedo ou à noite.

Disponibilidade máxima com a tecnologia de iões de lítio
Com a utilização da tecnologia de iões de lítio, a bateria do empilhador é completamente isenta de manutenção, pois pode ser carregada de forma rápida e fácil com o carregador da bateria integrado, através de uma tomada convencional de 230 volts. O EMD oferece opcionalmente uma bateria de 24 volts com uma capacidade de 40 amperes-hora (EMD 115i) ou 110 amperes-hora (opcional no EMD 118). Com o seu conceito inovador de acumulação de energia, as baterias de desenvolvimento próprio da Jungheinrich são carregadas a 50% em 30 minutos e a 100% em 80 minutos. Com a eliminação da mudança da bateria, na operação de vários turnos, poupa-se não só na aquisição de uma segunda bateria, mas também nos equipamentos de mudança da bateria, nos espaços de carga especiais e nos tempos de mudança da bateria. Com isso, a vida útil é cerca de três vezes mais longa em comparação com os acumuladores de energia convencionais à base de ácido-chumbo.

Através de um display opcional de 2 polegadas, o operador pode, a qualquer momento, verificar o estado de carga da bateria, o número de horas de serviço e os possíveis códigos de erro. Como instrumento central de indicação e de ajuste, este permite a seleção de três programas de marcha. Para proteção contra utilização não autorizada do equipamento, o EMD 115i está disponível com EasyAccess. Com esta função, em vez de ser utilizada apenas uma chave para colocar o equipamento em funcionamento, isso pode ser feito também através de um código de acesso ou com um cartão de transponder.

Jungheinrich Portugal Jungheinrich