NOTICÍA

Segurança em destaque no evento da Jungheinrich Portugal

02 Nov 2016

A Segurança nos Armazéns vai ser tema de destaque no evento “CONNECTING WITH YOUR BUSINESS”, promovido pela Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich um dos principais líderes mundiais em equipamentos de movimentação de carga, tecnologia de armazenagem e de fluxo de materiais, a decorrer nos dias 16 e 17 de novembro, nas suas instalações em Mem Martins. 

Na indústria e logística, as colisões entre veículos industriais e peões estão entre as principais causas de acidentes graves, que envolvem normalmente atropelamentos, perda de controlo da máquina, capotamento, queda de agente material e esmagamento. Garantir a aquisição de máquinas seguras, promover a utilização do equipamento por um colaborador habilitado, proporcionar locais de trabalho bem concebidos, verificar periodicamente os elementos do empilhador, e planear a prevenção através da gestão da segurança das máquinas são requisitos essenciais para evitar este tipo de ocorrência.

Durante o evento, a Jungheinrich Portugal vai apresentar diferentes sistemas de segurança adaptados a equipamentos que ajudam na prevenção e redução deste tipo de acidentes. Nomeadamente, uma câmara de bordo inteligente que ajuda a prevenir colisões entre empilhadores e pessoas, ao detetar qualquer obstáculo e reconhecer se é um peão pela análise da sua forma. Se existir um risco eminente para uma pessoa o condutor é imediatamente alertado dando ao condutor tempo de reação suficiente para prevenir uma potencial colisão. 

Por outro lado, as coberturas magnéticas DAGS asseguram que cargas transportadas em paletes e contentores plásticos ou metálicos fiquem estáveis nos garfos dos empilhadores. Impedem que estes derrapem em rampas, curvas ou em caso de travagens mais bruscas, contribuindo de forma significativa para a segurança no manuseamento de carga evitando quedas e derrames de cargas e acidentes. A par da demonstração de sistemas de segurança vai decorrer nos dois dias uma acção de sensibilização sobre “Segurança e prevenção de riscos”, destinada aos operadores de empilhadores e que terá uma vertente teórica/prática. 

Já no dia 17 de Novembro, Maria Padrão, do dep. Segurança & Higiene no Trabalho da Jungheinrich Portugal, irá conduzir uma palestra sobre “Sistemas de segurança e gestão de frota em equipamentos de transporte”, onde a utilização de dispositivos de segurança correctos e de ferramentas de gestão de armazém devidamente adaptados à medida de cada cliente evitam sinistros com danos humanos, como comprovadamente reduzem os danos materiais no armazém, nos produtos e nos equipamentos.

Num espaço de 1700 metros quadrados vão ainda ser apresentadas as últimas novidades ao nível de equipamentos de movimentação de carga e intralogística, com destaque para as baterias de iões que permitem obter benefícios económicos e ecológicos, o WMS 2.0, sistema de gestão do armazém da Jungheinrich que gere, controla e otimiza os armazéns e a série M, com as demonstrações do stacker EJC M10 – 250ZT, de mastro duplo, e do porta-paletes eléctrico EJE M15 com balança, que devido ao seu motor de marcha de corrente trifásica permite reduzir o consumo de energia.

Também vão estar em exibição todas as áreas de negócios, nomeadamente equipamentos novos de série, os sistemas logísticos, o serviço de Aluguer, as JUNGSTARS (máquinas recondicionadas de 5 estrelas), o serviço Pós-Venda, bem como as diversas gamas de equipamentos de movimentação de carga e a ferramenta de gestão de frotas de empilhadores - ISM Online. Associadas ao evento vão ainda decorrer duas campanhas: uma ao nível das máquinas recondicionadas, com condições especiais de financiamento, que já está disponível online, e uma campanha de stock no local, que só estará em vigor nos dois dias do evento.

Trata-se de um evento “portas abertas”, sendo necessário apenas formalizar a inscrição no site www.jungheinrich.pt.