NOTICÍA

A John Deere apresenta os seus novos tratores da Série 6R

02 Dez 2016

A série de tratores 6R da John Deere conta com dois novos modelos, o 6230R e o 6250R, que acumulam grande potência com um baixo peso, alcançando assim uma excelente relação peso/potencia de 31 kg/CV. Estes novos tratores foram apresentados na sede alemã de Mannheim e representam a nova aposta da John Deere pela versatilidade.

Através de uma retransmissão em direto pela internet (streaming), que o portal comerciomaquinas.com teve a oportunidade de acompanhar, realizada a partir da sede europeia da John Deere em Mannheim (Alemanha), a marca americana apresentou os seus dois novos tratores da série 6R. Trata-se dos modelos 6230R e do 6250R, equipados com motores de 6 cilindros e potências de 230 e 250 CV (97/68 EC), respetivamente. Estes dois novos tratores estão pensados sobretudo para prestadores de serviços e grandes agricultores. Estes modelos completarão a série 6R a partir de Julho do próximo ano.

Os novos modelos estabelecem novos padrões para transporte, comodidade do operador e andamento em estrada. Graças a um aumento de potência de 50 CV mediante a gestão inteligente (IPM), o trator topo de gama 6250R pode alcançar os 300 CV. Com um peso de apenas 9,3 toneladas, o 6250R proporciona mais potência que qualquer outro trator nesta categoria de peso, alcançando os 31kg/hp. O alto peso máximo permitido de 15 toneladas também permite uma carga útil de 5,7 toneladas, o que significa que é capaz de transportar cargas mais pesadas.

Estes dois novos tratores estão equipados com um motor PowerTech PSS de 6,8 litros com duplo turbocompressor e tecnologia avançada DPF e SCR, que responde muito rapidamente a cargas mutáveis ao mesmo tempo que consome menos combustível cumprindo com as exigentes normas de emissões da Fase IV. A transmissão AutoPowr melhorada proporciona a máxima eficiência, com o máximo binário disponível a 3,5 km/h para operações pesadas de tração, 11 km/h para trabalhos ligeiros, 22,5 km/h para transporte pesado e 47,2 km/h para transporte ligeiro. Uma vez que se executa à velocidade máxima em estrada, automaticamente baixam as rotações traduzindo-se numa velocidade de 50 km/h a 1630 rpm e 40 km/h a 1300 rpm, o que equivale a um menor consumo de combustível em estrada.

Os tratores contam com um joystick CommandPRO totalmente novo, introduzindo novos padrões de ergonomia e versatilidade. A velocidade máxima pode ser alcançada com um ligeiro movimento. O novo joystick e sistema de controlo CommandPRO dispõe de 11 botões programáveis para gerir todas as funções do trator. A funcionalidade do CommandPRO permite colocar o trator à máxima velocidade ou detê-lo com um único toque. Por outro lado, não é necessário um comando Isobus externo, de maneira que o operador pode trabalhar com as funções do trator e da conexão ISOBUS de maneira simultânea.

O sistema hidráulico é capaz de proporcionar até 160 l/min a 1.500 rpm do motor, o que significa também uma importante poupança de combustível inclusivamente nas aplicações hidráulicas mais exigentes. Estes tratores contam com uma capacidade de elevação de até 10,4 toneladas no elevador traseiro e 5 no elevador frontal.

O elevado nível de conforto presente nestes tratores está garantido pelo sistema de suspensão hidropneumática inteligente da cabina (HCS Plus) que proporciona uma maior comodidade de condução e redução de ruído e vibrações. Por seu lado, o novo sistema de suspensão TLS Plus do eixo dianteiro, além de melhorar o conforto, oferece mais tração e melhor transferência de potência ao solo. O sistema de direção variável, por seu lado, permite selecionar a quantidade de voltas para realizar uma viragem completa, melhorando assim o conforto.

Estes tratores também dispõem de um novo pacote de conectividade que inclui aplicações MyJobsConnect e MyJobsManager, que permitem aos controladores ver e realizar tarefas em tempo real através do seu dispositivo móvel. A John Deere é também o primeiro fabricante agrícola full liner a introduzir um sistema de otimização de navegação e logística especialmente desenhado para uso agrícola. O sistema de Navegação Inteligente e Logística de Frota conta com todos os caminhos da exploração, assim como de uma visão global da frota, e mostra aos operadores o caminho mais rápido e seguro à entrada de uma exploração.

Relativamente à manutenção, os pontos de serviço chave dos novos tratores da série 6R são de fácil acesso. Ambos os modelos contam com filtro de óleo de motor, filtro de combustível e intervalos de substituição de óleo do motor a cada 750 horas, ajudando assim a reduzir ainda mais os custos de manutenção. O filtro de partículas diesel sem manutenção e o baixo consumo de fluído de escape diesel de 2 a 3 por cento proporcionam poupanças adicionais.