NOTICÍA

Controlo total com Telematics da Claas

24 Fev 2017

Telematics permite ao agricultor ter um controlo absoluto da sua exploração e aumentar a eficácia e a produtividade.

O rendimento da máquina e os custos da mesma são dois dos principais fatores que determinam a margem de lucro numa exploração agrícola. Para prestadores de serviços e grandes explorações, fazer um seguimento de todos os recursos da máquina e do pessoal é uma tarefa complicada. A máxima eficiência em todas as fases é essencial: chegar ao campo rapidamente, completar pedidos sem interrupção e garantir cadeias logísticas curtas. Claas Telematics suporta a análise e otimização de todos os processos operacionais e economiza um considerável tempo em manutenção. A Claas oferece Telematics como uma configuração de série em três versões diferentes.

Dependendo do país, a Claas oferecerá Telematics de série nas seguintes gamas de produtos: Os tratores AXION 900 e 800, o trator XERION, a ensiladora automotriz JAGUAR e as ceifeiras-debulhadoras LEXION e TUCANO. No futuro, um cartão SIM também será integrado nas máquinas de fábrica dos 28 países da UE.

Telemática básica, avançada e profissional
Telematics está disponível em três versões: Básica, Avançada e Profissional, que diferem em termos de funcionalidade e preço. A versão mais simples é a Básica, que proporciona ampla informação sobre a posição e o estado da máquina. Além disso, também inclui todas as funções de serviço, como o diagnóstico remoto. Este pacote é, portanto, ideal para os utilizadores que não necessitam de trabalhar intensamente com o sistema, mas que no entanto querem utilizar as funções básicas como a navegação da máquina através da aplicação e que dão importância a um serviço melhorado no seu trabalho. A versão avançada de Telematics tem acesso a todos os dados disponíveis da máquina e mostra dados chave adicionais de todos os processos. Este pacote está concebido para ser usado durante o trabalho e poder supervisionar e otimizar as operações, incluindo todas as funções da app.

Além das funções mencionadas anteriormente, a versão profissional de Telematics, proporciona um historial de dados ilimitado que permite uma análise exaustiva com o objetivo de otimizar o uso da máquina durante períodos prolongados.
Este sistema gera um caderno de campo de forma automatizada de todo o trabalho baseado nos limites de campo, pistas e dados da máquina. A documentação pode imprimir-se ou exportar-se para o caderno de campo como um arquivo ISOXML.

Telematics em implementos (TONI)
Além dos dados do trator, o TONI permite documentar, avaliar e otimizar os dados do implemento. Para tal, o utilizador necessita de um trator compatível com o sistema, além de um implemento compatível com ISOBUS que suporte as funções TONI. A CLAAS dispõe, por exemplo, de vários equipamentos como a enfardadeira QUADRANT ou os reboques CARGOS. Para garantir uma ampla cobertura de Telematics em implementos, a Claas colabora com outros fabricantes de implementos como Amazone, Horsch e Lemken.

Com Telematics, os agricultores e profissionais dispõem de uma visão geral de todos os seus equipamentos e aumentam a sua produtividade e eficácia. Mediante o seguimento e gestão da frota com Telematics, o utilizador pode reagir rapidamente e em tempo real para a otimização do trabalho, como por exemplo, detetar os tempos de inatividade e as suas causas. O tempo de inatividade também pode ser reduzido usando o diagnóstico à distância e calcular os intervalos de manutenção. Além disso, o sistema garante uma grande facilidade de utilização, uma elevada segurança e controlo interno de toda a documentação.