NOTICÍA

Linde Material Handling Ibérica apresenta Linde Intralogistics Solutions

17 Jul 2017

Para dar resposta como fornecedor global a toda a problemática da cadeia de abastecimento dos seus clientes, com o objetivo de se posicionar como primeiro fornecedor ibérico de soluções intralogísticas a Linde Material Handling Ibérica cria esta nova divisão, facilitando aos seus clientes a sua integração com a indústria 4.0. Esta linha de negócio implica uma importante transformação para a empresa.

Estamos a presenciar uma importante metamorfose na logística europeia, setor que em Espanha e Portugal representa aproximadamente 3% e 5% do PIB respetivamente. E-commerce, conetividade, comunicação, digitalização, redes sociais… a forma de consumir nas sociedades ocidentais está a mudar abruptamente, obrigando as empresas a adequar os seus processos logísticos e, na maioria dos casos, considerar a reorganização dos seus armazéns. Confrontada com esta situação real, a Linde Material Handling Ibérica apresenta a sua nova divisão de negócio: Linde Intralogistics Solutions. Com esta divisão a empresa procura posicionar-se como primeiro fornecedor ibérico de soluções intralogísticas.

“Na Linde MHI perseguimos em todo o momento dar as melhores soluções aos nossos clientes. Apesar de hoje em dia sermos líderes na venda de equipamentos de movimentação de cargas, o novo contexto logístico derivado da integração das novas tecnologias exige aos nossos clientes a incorporação de modificações nos seus processos de fluxo de material. Isto obriga-nos a evoluir e a criar uma oferta de serviços que responda às exigências do cliente final.” indica Jaime Gener, Diretor-Gerente da Linde Material Handling Ibérica, na conferência de imprensa levada a cabo em Vigo.

Consultoria integral Linde: gestão de todas as variáveis requeridas pelos clientes
A nova linha de negócio Linde Intralogistics Solutions baseia-se numa consultoria integral que responde a todas as necessidades dos clientes. Isto significa que a Linde proporciona desde assessoria inicial, até implementação e entrega de projetos “chave-na-mão.”

De forma personalizada para cada cliente e em consonância com os seus objetivos, a Linde Intralogistics Solutions realiza uma auditoria operacional que estuda em profundidade todos e cada um dos seus processos e desenvolve um plano de atuação contemplando as soluções mais adequadas. Nalguns casos, as soluções são simples e não necessitam sequer de investimento, mas mesmo assim resultam numa maior eficiência e na redução significativa dos custos. Noutras ocasiões, é necessário aprofundar ainda mais e é necessária uma análise mais intensa que pode implicar importantes transformações, como a modificação da estrutura do armazém, a definição dos sistemas de transporte e armazenamento, a incorporação das novas tecnologias ou a substituição do programa de gestão do armazém. 

Em qualquer caso, os engenheiros especialistas da Linde Intralogistics Solutions têm um papel relevante na implementação dos projetos, liderando a sua instauração e colaborando com fornecedores externos de reconhecida experiência, com a mais avançada tecnologia e produtos como estantes, soluções IT (software e hardware), miniloads, carrosséis, trans-elevadores, shuttles ou conveyors e, obviamente, caso seja necessário, a incorporação de empilhadores Linde e/ou equipamentos robotizados. Todos eles acrescentam o seu conhecimento e profissionalismo para conseguir soluções completamente personalizadas que resultem na máxima otimização da logística do armazém, o que se traduzirá num investimento seguro e numa evidente economia de custos para o cliente.

A revolução dos equipamentos automatizados
Foi em 2015 quando a Linde apresentou as suas gamas de equipamentos autónomos (AGVs) Linde Robotics, que marcaram um paradigma na indústria da movimentação de cargas e cujas claras vantagens se traduzem numa maior transparência de processos, aumento da produtividade e redução de custos por otimização dos recursos operacionais, já para não mencionar a sua adaptabilidade aos ambientes e sua segurança. Estes equipamentos são uma peça fundamental da nova linha de negócio Linde Intralogistics Solutions.
 
Hoje em dia, a gama Linde Robotics inclui os stackers P-Matic e L-Matic, dois modelos de porta-paletes T-Matic e o empilhador trilateral (combi) K-Matic. No mesmo sentido, este ano, a Linde apresentou na feira Logimat o protótipo de drone para inventário, que funciona com um stacker robotizado e cujo lançamento está previsto para o próximo ano. 

Uma iniciativa global e transformadora
A linha de negócio Linde Intralogistics Solutions não é uma iniciativa Ibérica pois, como refere Jaime Gener, “Trata-se de uma aposta internacional da Linde Material Handling que procura dar um valor acrescentado aos clientes de todos os países europeus onde temos representação. Esta nova divisão implica uma profunda transformação para a Linde, uma vez que passamos de ser apenas fornecedores de equipamentos de movimentação de cargas para nos convertermos em fornecedores de soluções globais para otimizar ao máximo os processos intralogísticos dos nossos clientes, tornando-os mais eficientes e ajudando-os a economizar custos.”