NOTICÍA

MARS: Sistema robótico de sementeira e documentação exata

08 Set 2017

Há três anos, a AGCO/Fendt iniciou o projeto MARS (Mobile Agricultural Robot Swarms). A ideia concetual foi examinada inicialmente num projeto de investigação financiado pela UE. Agora desenvolveu-se um sistema robótico para a sementeira de alta precisão que atualmente está a demonstrar a sua fiabilidade em campo.
     
O enfoque do MARS consiste em planificar, supervisionar e documentar com exatidão a sementeira precisa de milho com pequenas unidades de robô que trabalham em enxames e com a ajuda de uma solução baseada na nuvem. A navegação por satélite e a gestão de dados na nuvem permitem trabalhar as 24 horas do dia com acesso permanente a todos os dados. Assim, estabelecem-se com precisão o lugar de colocação e o momento da sementeira de cada semente. Conhecer a localização exata da semente abre novos potenciais para todo o processo posterior, pois permite realizar depois trabalhos de conservação como a proteção fitossanitária ou a fertilização com total precisão em cada planta individual. 

A planificação do campo desejado e da amostra e densidade da semente realiza-se através da app do MARS. O algoritmo inteligente OptiVisor planifica o uso dos robôs com os parâmetros introduzidos e calcula as rotas ótimas para as unidades que participam e o tempo necessário até terminar a tarefa. 

As atualizações de software para o sistema podem instalar-se "over-the-air", da mesma forma que o dispositivo inteligente permite efetuar comodamente um telediagnóstico independentemente da localização. 

Gestão de frota inteligente
A gestão inteligente dos robôs utilizados é um elemento fundamental do projeto MARS. Um sistema MARS consta, por exemplo, de entre 6 e 12 unidades e obtém rendimentos por superfície de aprox. 1 ha/h. Cada robô comunica-se continuamente com o sistema de controlo inteligente. O armazenamento intermédio de dados e a comunicação redundante permitem reduzir as falhas da cobertura de rede.

Se se produz uma falha num robô, otimizam-se de novo automaticamente as rotas de todas as unidades e os robôs restantes encarregam-se de realizar o trabalho. Além disso, pode efetuar-se uma mistura de variedades no campo, ao poder abastecer cada robô com outras sementes. 

Preservação dos recursos e proteção do solo
O acionamento elétrico por bateria (aprox. 400 W), o reduzido peso (aprox. 50 kg) e o funcionamento autónomo permitem semear durante as 24 horas do dia, sete dias por semana, inclusivamente em condições nas quais as máquinas convencionais teriam dificuldades, por exemplo, devido às caraterísticas do solo ou a emissão de ruído. Isto incrementa a produtividade e flexibilidade de uso do sistema. A pressão sobre o solo é praticamente insignificante (aprox. 200 g/cm2) em combinação com os pneus de amplas dimensões.

Os robôs requerem cerca de 70% menos energia para realizar o mesmo trabalho, pelo que emitem menos CO2. Dado que não necessitam de gasóleo nem óleo para o seu funcionamento, não ocorrem fugas e o trabalho é realizado a nível local sem emissões. Os robôs apresentam uma estrutura mecânica simples, prescindem de complexos sensores e são verdadeiramente robustos. O seu reduzido tamanho e peso facilitam a manutenção e fazem com que o sistema seja intrinsecamente seguro. 

Os robôs MARS serão apresentados por primeira vez ao público na Agritechnica 2017 no seu nível de desenvolvimento mais recente. Estão orientados principalmente para prestadores de serviços em regiões com estruturas exigentes e para empresas inovadoras centradas na agricultura de precisão.

Atualmente, existe uma procura concreta em países como a Alemanha, Austrália, Grã-Bretanha, Suíça, Holanda e África. Os interessados terão a possibilidade de solicitar os primeiros sistemas. Todos os clientes obterão uma formação individualizada e, baseando-se na exploração e na localização, receberão previamente assessoria sobre a idoneidade do sistema MARS nas suas empresas.

Forte Fendt