NOTICÍA

Kubota lança os novos tratores M5001 Narrow

04 Nov 2017

Os novos tratores especializados da Kubota já são uma realidade, com o lançamento ao mercado da gama de tratores estreitos da série M5001 Narrow, que graças à sua grande quantidade de versões disponíveis pode adaptar-se a qualquer tipo de cultura especial.

A série M5001 Narrow substitui a antiga série M40 Narrow, uma das séries mais vendidas na Europa e considerada como uma das melhores séries de tratores especializados. A grande quantidade de versões disponíveis torna o M5001 Narrow o modelo ideal para qualquer cultura especial. Falamos de três níveis de potência e até três níveis de equipamento (ataque, profesional e advance), que facilitarão a escolha do produto mais adequado por parte do cliente.

A nova série foi desenhada para cumprir a regulamentação de emissões e a nova diretiva de segurança europeia. Com três potências disponíveis (75, 95 e 105 cv), 4 cilindros e 3800 cc, utiliza um sistema de alta pressão injeção common rail assim como filtro de partículas e EGR, para obter o máximo rendimento e consumos ajustados, cumprindo a fase de emissões 3B. A inclusão de sistemas de injeção eletrónica torna possível que o trator conte com dupla memória de rotações, o que supõe uma grande vantagem em termos de comodidade e produtividade, e sistema de gestão automática de carga-rotações, conhecido como Kruise Kontrol, que regula de forma automática a carga do motor para manter constante o regime do motor e assim proporcionar uma qualidade de trabalho e consumo ótimos, especialmente em trabalhos à tomada de força.

A transmissão, totalmente renovada, conta com 6 velocidades sincronizadas e 3 gamas de série. Ambos os sistemas foram melhorados em termos de suavidade e ergonomia. Além disso, as versões profesional e advance incluem duas velocidades sob carga (Hi-Lo) duplicando o número de mudanças e de possibilidades da transmissão e botão de embraiagem na maçaneta da alavanca de velocidades. Todos os modelos contam com inversor eletro-hidráulico, travão de mão e bloqueio de parking e sistema ECO overdrive, que permite o deslocamento a 40 Km/h a baixas rotações.

Mas nem tudo se pode melhorar. O eixo estanque de reduções cónicas, ângulo de viragem de 55° e sistema de viragem Bi-speed garantem a viragem mais apertada possível e ao mesmo tempo garantem uma fiabilidade incomparável. O sistema hidráulico também foi alvo de algumas alterações. O caudal fornecido para saídas e elevador foi elevado até aos 68,6 l/min para os modelos cabinados e 63,3 l/min para os modelos com arco de segurança. Além disso as versões mais elevadas de equipamento (Advance) vêm com três distribuidores de série, equipados com controlo de caudal independente regulável a partir da cabine, o que possibilita um ajuste excecional das alfaias hidráulicas.

A série M5001 Narrow equipa de série com tomada de força com ativação eletro-hidráulica com duas velocidades: 540 e 540 eco, e opcionalmente três velocidades simultâneas: 540 /540 eco / 1000, garantindo enorme versatilidade no trabalho com distintas alfaias. Como novidade reviu-se a relação motor-TDF, alcançando agora as rotações de tomada de força a um maior regime de motor. Isto tem duas vantagens principais: maior potência em tomada de força, e maior caudal hidráulico ao regime de trabalho da TDF.

Cabine
Um dos pontos mais destacados pelos clientes é a comodidade das cabines e plataformas Kubota. O ponto mais importante é o piso plano, o fato de não ter o túnel central elevado, típico na maioria dos tratores estreitos, permite que o operador mova as pernas com liberdade. A baixa vibração e níveis de ruído são também pontos muito apreciados. Para o novo modelo, os controlos foram colocados de maneira mais inteligente, aproveitando melhor o espaço e oferecendo maior ergonomia. Outros detalhes como o novo painel frontal, ar condicionado de série e banco pneumático de grande conforto nas versões mais avançadas, fazem com que o operador se esqueça que se encontra dentro de um trator estreito.

Uma melhoria muito importante é o aumento na massa máxima rebocável até às 12 toneladas, possível graças ao ganho de peso e revisão da estrutura. Também se aumentou o comprimento do trator, o que melhora os desempenhos no momento de elevar alfaias pesadas e o comportamento dinâmico em estrada.

Com a nova série M5001 Narrow, a Kubota coloca a fasquia bem alta!