NOTICÍA

Linde Série 386, “O melhor empilhador elétrico do mundo”

08 Nov 2017

O empilhador elétrico número 111.111 da série 386, o mais fabricada de toda a sua categoria, saiu da linha de montagem da Linde Material Handling. Uma história de sucesso por duas razões: a versatilidade inigualável do empilhador e a sua já lendária fiabilidade.

Quando se lançaram em 2006 os primeiros empilhadores elétricos E12-20 (com capacidade de carga de 1.200 a 2.000 kg) da série 386 da Linde Material Handling, a procura foi enorme. Com os seus cilindros de inclinação ancorados ao tejadilho, o chassis desacoplado e o mastro de elevação, sem esquecer a sua ergonomia, ultrapassou inclusivamente o sucesso do modelo anterior da série 335. Em décadas anteriores, a Linde conseguiu tornar-se num nome respeitado no sector do motor de combustão – a hidrostática está inserida no ADN da Linde–, no entanto apareceram sinais de mudança. “Os nossos clientes procuravam um produto ‘E’ (elétrico) da Linde que tivesse um rendimento semelhante a um produto ‘H’ (térmico) mas livre de emissões,” afirma o especialista Wolfgang Hock, a quem se deve o impulso da produção naquele momento. “O facto do empilhador ter escalado uma imparável curva de vendas durante onze anos demonstra que o nosso conceito foi e é o correto.”

O 386 conta com certas caraterísticas que garantem um elevado rendimento. Exemplo disso é a direção de rodas dianteiras de duplo motor que proporciona um controlo de tração excelente nos declives; o eixo de direção combi, para os modelos de 4 rodas, permite uma viragem de 360º sobre a sua própria base descrevendo um círculo quase perfeito; a cabine desacoplada, que evita em grande medida a transmissão de vibrações ao operador, ou o carregador de bordo para poder carregar a bateria de forma extremamente fácil nas versões com bateria de iões de lítio.

Adicionalmente, temos todas as suas numerosas caraterísticas de segurança e uma variedade sem rival de 30 variantes. Isto significa que o empilhador se pode utilizar em qualquer lugar, tanto no sector do transporte e da logística, como na engenharia automóvel e mecânica, passando pela indústria do processamento. A série 386 da fábrica de Aschaffenburg é utilizada em todo o mundo e o mais fascinante é que, excluindo a sua manutenção de rotina, este empilhador quase não produz ruído. “Podes confiar nele por completo,” afirmam os seus utilizadores.

A celebração da efeméride em Aschaffenburg foi uma festa que não envolveu apenas os funcionários da linha de montagem. Os primeiros funcionários a fabricar este empilhador também deram os parabéns, incluindo Alexander Herberich, que foi o supervisor no início da produção. “Em primeiro lugar, tínhamos que nos familiarizar com este conceito de empilhador totalmente novo. Os controlos eram completamente diferentes aos de outras linhas de produto. Hoje, no entanto, conhecemos ao pormenor cada parafuso,” declara entre gargalhadas.

Andreas Krinninger, presidente da Linde Material Handling, realça: “Na Linde, convertemo-nos muito rapidamente num fornecedor de soluções para a movimentação de materiais. No entanto, isto não altera a importância central do empilhador para a nossa atividade. Continuamos a colocar toda a nossa experiência e paixão naquilo que fazemos. Estou orgulhoso de que seja a Linde a fabricar a série de empilhadores elétricos com mais sucesso do mundo. Continuaremos a fazer tudo o possível para continuar assim no futuro!”