NOTICÍA

O armazém totalmente equipado com tecnologia de iões de lítio Linde

06 Dez 2017

Os clientes da Linde agora já podem realizar a maioria das tarefas de movimentação de mercadorias, utilizando a tecnologia de iões de lítio. Esta nova tecnologia inclui vantagens inigualáveis, que tornam os equipamentos mais eficientes e económicos. 

Muitos dos responsáveis industriais consideram a substituição das baterias de ácido-chumbo pela tecnologia de iões de lítio quando se trata de investir em novos equipamentos. Isto deve-se às numerosas vantagens que esta tecnologia proporciona: carga rápida (de oportunidade, aproveitando as pausas do turno), sem necessidade de trocas de bateria, excelente rendimento graças à alta densidade energética e à emissão de potência constante, longa vida útil da bateria e isenta de manutenção. Com mais de 30 equipamentos de armazém adicionados ao catálogo da Linde Material Handling –incluindo stackers de simples e de dupla palete, preparadores de encomendas e empilhadores retráteis– os clientes agora podem completar a maioria das tarefas de logística do armazém com as variantes de iões de lítio. 

De forma mais específica, a ampliada gama de modelos de iões de lítio abrange stackers de simples e dupla palete com uma capacidade de carga de 1,2 a 1,6 toneladas, disponíveis tanto como equipamentos de condutor acompanhante ou como modelos com plataformas rebatíveis ou fixas. Além disso, o leque de produtos inclui preparadores de encomendas de primeiro nível com uma capacidade de carga de 2,0 toneladas e empilhadores retráteis com capacidades de carga de 1,0 a 2,5 toneladas.

Adicionalmente aos modelos já existentes, como preparadores de encomendas de primeiro nível e tratores de reboque, agora podem cobrir-se todas as zonas chave de aplicação em armazém utilizando a tecnologia de iões de lítio: desde a descarga de camiões até ao armazenamento de mercadorias e sua recolha em armazéns de grande altura, até à preparação de encomendas e à provisão de mercadorias para a sua expedição.
“A nossa gama inclui agora opções de iões de lítio para todos os segmentos de maior volume na tecnologia de armazenagem, o que significa que demos um passo decisivo na nossa caminhada para nos convertermos num líder global para esta tecnologia de baterias,” declara Christoph Englert, Product Manager Industrial Trucks na Linde. “Estamos a receber muitos comentários positivos dos nossos clientes relativamente ao uso a longo prazo. Estão particularmente contentes com a saída constante de tensão das baterias, que é inalterável precisamente até à descarga completa, e estão extremamente satisfeitos com o alto nível de disponibilidade, uma vez que isto lhes permite tirar proveito de um maior rendimento e custos mais reduzidos.”

Para obter o melhor das vantagens de rendimento garantidas pela nova tecnologia de baterias, os componentes individuais – bateria, função de gestão da bateria e carregador – foram desenhados pela Linde como um sistema completo e comunicam-se entre si através de CAN bus. “O sistema de gestão da bateria monitoriza e controla a bateria e garante que funcione sempre no intervalo de rendimento ótimo,” destaca Englert. Todos os equipamentos vêm com distintivo CE, as baterias foram amplamente testadas, e incluem um sistema de proteção múltiplo.

De acordo com a capacidade de carga dos stackers de simples e dupla palete, e dos preparadores de encomendas, que podem funcionar no intervalo dos 24 V, existem 4 capacidades de baterias disponíveis, que vão desde 1,8 kWh a 9,0 kWh. Para os empilhadores retráteis, que funcionam com uma voltagem de 48 V, disponibilizam-se baterias com capacidades até 39,2 kWh. Cada bateria pode combinar-se com três carregadores diferentes, dependendo da frequência e da duração (pausas dos operadores) da carga e das necessidades dos clientes em termos de velocidade de carga. No melhor dos casos apenas se necessitam 70 minutos para carregar por completo um pack de baterias de iões de lítio.