NOTICÍA

Prototipo de miniescavadora elétrica da Volvo vence prémio inovação Intermat

05 Abr 2018

O prototipo de miniescavadora 100% elétrica da Volvo Construction Equipment (Volvo CE), batizada como EX2, obteve o prestigiado galardão “Equipamento e Máquinas” na categoria Terraplenagem e Demolição dos Intermat Innovation Awards.

A máquina-conceito, que emite zero emissões, possui uma eficiência 10 vezes superior ao normal, nível de ruído 10 vezes inferior ao normal e custo total de posse reduzido em comparação com as máquinas convencionais, foi reconhecida pela sua contribuição para o progresso da indústria da construção. É o primeiro protótipo de escavadora compacta totalmente elétrica do mundo. Nesta fase, o EX2 ainda é parte de um projeto de investigação e não está disponível comercialmente.

"Estou extremamente orgulhoso pela EX2 ter sido galardoada com este prémio de inovação reconhecido a nível mundial," diz Ahcène Nedjimi, Especialista de Eletromobilidade e Diretor do Projeto EX2 na Volvo CE. “A EX2 é uma máquina revolucionária. A eletrificação do equipamento de construção produzirá máquinas mais limpas, mais silenciosas e mais eficientes – isto representa o futuro da nossa indústria. Estou satisfeito pelo júri ter reconhecido a sua importância."

A tecnologia por trás do conceito
Para tornar o protótipo EX2 totalmente elétrico, o motor de combustão foi substituído por duas baterias de iões de lítio, que totalizam 38 KWh e armazenam energia elétrica suficiente para manter a máquina a trabalhar durante oito horas numa aplicação intensa, como a escavação de solo compacto. A arquitetura hidráulica também foi substituída pela arquitetura elétrica, que incorpora atuadores lineares eletromecânicos que ajudam a otimizar a corrente de transmissão. A remoção do sistema hidráulico e do motor de combustão, assim como a redução das necessidades de arrefecimento, resultou numa diminuição significativa dos níveis de ruído.

"Com as suas emissões zero e níveis de ruído dez vezes inferiores, a EX2 pode facilmente ser utilizada em áreas densamente povoadas sem perturbar as pessoas – mesmo à noite," afirma Ahcène. "A eficiência dez vezes superior da máquina, juntamente com os sistemas sem manutenção, significa que os custos operacionais e o custo total de posse seriam significativamente reduzidos. E porque a EX2 é totalmente elétrica e não existem alavancas de comando mecânicas, pode ser controlada à distância a partir de um telemóvel ou tablet. Isto aumenta a segurança em ambientes de trabalho perigosos. Além disto, a EX2 fornece a mesma potência e força que as máquinas convencionais, assim como velocidades mais rápidas em movimentos combinados.
Como este tipo de movimento é o mais comum para esta máquina, a produtividade é melhorada. Tudo isto foi alcançado sem comprometer o desempenho da máquina, assegurando que as necessidades do cliente serão satisfeitas."

ASCENDUM Volvo