NOTICÍA

FSC Portugal comemora FSC Friday na Herdade do Rocim

24 Set 2018

FSC® Portugal comemora FSC Friday na Herdade do Rocim, promovendo o uso consciente de recursos florestais no sector vitivinícola.

· Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Engº Miguel Freitas encerra o evento

· Jantar vínico reúne produtores e engarrafadores de vinho, fabricantes de rolha de cortiça, produtores de embalagens de cartão e madeira

· Presidente do Instituto da Vinha e do Vinho, Engº Francisco Rico, marca presença na sessão.

O FSC Friday comemora-se mundialmente, no dia 28 de Setembro e este ano, em Portugal pretende-se destacar a importância do uso de produtos provenientes de florestas bem geridas para a protecção dos recursos florestais e da relevância das escolhas do consumidor, ajudando a criar uma mudança positiva através do poder da dinâmica de mercado.

Este ano, o FSC Friday será comemorado pelo FSC Portugal, com um jantar Vínico, numa sessão onde produtores e engarrafadores de vinho, produtores de rolha de cortiça, gráficas e todos os demais agentes que se relacionem com o sector do vinho, serão convidados a partilhar experiências sobre modelo de sustentabilidade no seu negócio.

A cortiça das rolhas, as embalagens e rótulos de papel e cartão, bem como as barricas de madeira, são alguns exemplos dos produtos que a nossa floresta oferece e que devem ser objecto de uma garantia de proveniência sustentável.

O sector do vinho tem assim uma estreita relação com a floresta, e neste sentido, o FSC Portugal desenvolveu uma parceria com a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, que através da integração no Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, incentiva os seus produtores, na utilização de produtos certificados FSC.

A participação do FSC nesta iniciativa, conta com o apoio de várias organizações certificadas, como 2BForest, ACHAR, Altri Florestal, Amorim &Irmãos, Cartonagem Trindade, Cerna, Fibromade, Finieco, JG - Artes Gráficas (Euro2), Olegário Fernandes, Tetra Pak e Unimadeiras, evidenciando a importância da certificação florestal e o seu contributo para promover uma gestão ambientalmente adequada, socialmente benéfica e economicamente viável das florestas.

Um especial agradecimento à Comissão Vitivinícola Regional Alentejana e à Rocim, que irá acolher o evento na sua Herdade em Cuba, e que se destaca por ser uma das empresas que já incorpora a utilização de materiais certificados FSC na sua produção.

Evento exclusivo a convidados.