NOTICÍA

SIMA versus EIMA: O grande evento das máquinas agrícolas francês sobrepõe as suas datas com a EIMA de Bolonha

12 Abr 2019

Quem conhece o mundo das máquinas agrícolas por dentro, agricultores profissionais, prestadores de serviços, fabricantes, importadores e concessionários, sabe perfeitamente o que são estas duas feiras. São dois dos maiores eventos a nível europeu/mundial e concentram grandes números no que se refere a visitantes, expositores e volume de negócio.

As suas datas mantinham-se em equilíbrio há várias décadas, mas eis que, sem que aparentemente nada o fizesse prever, o SIMA de Paris confronta a EIMA de Bolonha e anuncia que a próxima edição do evento francês decorrerá em datas sobrepostas com a EIMA em Novembro de 2020! (Neste momento, as datas previstas são: SIMA 2020 - de 8 a 12 de novembro de 2020; EIMA 2020 - de 11 a 15 de novembro de 2020).

Posição da FederUnacoma (organização da EIMA)
Segundo as palavras de Alessandro Malavolti, Presidente da FederUnacoma, entidade organizadora da EIMA, este é um ato hostil e perigoso por parte da organização do SIMA, destruindo o equilíbrio atualmente existente entre as 4 grandes feiras na Europa (EIMA em Novembro de anos pares, Agritechnica em Novembro de anos impares, SIMA em Fevereiro de anos ímpares e FIMA em Fevereiro de anos pares).

Ainda segundo Malavolti, esta atitude da organização do SIMA é extremamente prejudicial para os pequenos expositores pois terão que optar por um dos eventos, e para os grandes pois a sua obrigatória presença nos dois eventos, irá obrigá-los a redesenhar a sua presença e a sua estratégia de exibição.

A FederUnacoma mostra-se ainda muito incómoda com o facto da associação de fabricantes franceses AXEMA não ter discutido esta alteração no seio do CEMA (Associação Europeia de Fabricantes de Maquinaria Agrícola), apanhando de surpresa toda a indústria europeia.

Reação de Margaux Lemarchand (Responsável de Comunicação Internacional do SIMA)
Procurámos conhecer os argumentos dos responsáveis do SIMA para esta alteração de datas e a reação chegou-nos de Margaux Lemarchand: “A decisão de realizar o SIMA em novembro de 2020 não foi de forma alguma tomada com o objetivo de hostilizar a EIMA, a vontade de deslocar a realização do salão para novembro foi uma decisão tomada na sequência de uma reflexão que já durava há alguns anos”.
 
Referindo também, “O facto de as datas coincidirem com as da EIMA fica a dever-se à falta de disponibilidade do Parc des Expositions (Villepinte) para outras datas dentro desse período mas desde já asseguramos de que tal não será o caso em 2022.
Alguns expositores deverão provavelmente ter que fazer uma escolha e adaptar as suas participações mas estamos convencidos que não irão encontrar os mesmos clientes/prospects nos 2 salões e que estes últimos poderão subsistir em simultâneo”.
 
“Em resumo, o SIMA não antagoniza a EIMA, mas está sujeito à disponibilidade manifestada pelo Parc de Villepinte, o que nos obrigou a escolher datas concomitantes”.
 
Ainda segundo esta justificação “O SIMA e o EIMA têm posições diferentes, o EIMA está atualmente mais centrado nas peças e nos componentes, tal como a indústria italiana e as culturas especializadas e o SIMA revela as soluções e as tecnologias dedicadas ao desenvolvimento de uma agricultura sustentável e de grande performance.
 
“Este novo posicionamento do SIMA traduzir-se-á no decorrer da próxima edição do salão por um conteúdo ainda mais rico em termos de conferências, de mesas redondas, de eventos…, assim como por um maior destaque das inovações de todo o setor agrícola, numa mais alargada dimensão internacional”.