NOTICÍA

Bobcat garante ótimos resultados na colheita de azeitona

21 Mai 2019

As minicarregadoras da Bobcat têm vindo a demonstrar, que são máquinas perfeitamente adaptadas ao trabalho na colheita de azeitona. Seis máquinas T770 com vibrador de guarda-chuva recolheram mais de 5 milhões de kg nesta campanha em Espanha.

As minicarregadoras de rastos Bobcat demonstraram a sua perfeita adaptação ao campo da Andaluzia e a uma tarefa tão exigente como é a colheita de azeitona. A comprová-lo estão as seis carregadoras de rastos Bobcat T770 que foram utilizadas para a última colheita de azeitona efetuada pela empresa Servicios Agrícolas La Pamparioma. Tal empresa localizada em Baena (Córdova), além de efetuar tarefas de recolha, realiza também outros trabalhos com estas máquinas quer sejam agrícolas, de movimentação de terras ou de manutenção nas próprias explorações.

Francisco Bujalance, responsável da empresa Servicios Agrícolas La Pamparioma explica que, graças às seis carregadoras Bobcat T770, equipadas com guarda-chuva com vibrador específico para o tamanho das oliveiras da zona, durante esta campanha recolheram mais de 5.000.000 de quilos. A campanha decorreu ao longo de 100 dias, numa área de 800 hectares e cerca de 160.000 oliveiras aproximadamente, o que equivale a cerca de 6000 h de trabalho.

“As carregadoras de rastos Bobcat T770 são ideais para este tipo de tarefas por vários motivos. Graças a elas necessitamos de menos pessoal, o trabalho é agilizado e desenvolve-se mais rapidamente. Outra vantagem, é sem dúvida, que estas máquinas se adequam ao tipo de terreno quer seja plano, em declive, desfavorável, seco ou enlameado. Além disso é importante para nós a sua capacidade e manobrabilidade para poder deslocar-se entre os olivais onde as plantações são cada vez mais estreitas para aproveitar o espaço pelo que se requer este tipo de máquinas muito compactas para poder desenvolver o trabalho com agilidade e rapidez”, indica Francisco.

A carregadora Bobcat T770 com o implemento de guarda-chuva com vibrador realiza muito mais trabalho que qualquer outro modelo de recolha de azeitona sem necessidade de tanto pessoal, o que a torna muito rentável a médio prazo. E além disso, ao não ter que manipular a azeitona, uma vez que vai diretamente do guarda-chuva para o reboque, ganha em limpeza. Também permite recolher o produto no seu momento ideal, sem demora.

E a última vantagem, mas não menos importante, é que este modelo de carregadora não requer modificações para realizar a colheita, enquanto outras máquinas precisam. E isso se traduz-se em rapidez ao adquiri-las, uma vez que não têm que passar pelo mecânico para a sua adequação, garantindo a sua consequente economia.”

Bobcat