NOTICÍA

Primeira escavadora compacta elétrica Volvo chega ao terreno

03 Set 2019

Após a revelação da primeira escavadora elétrica compacta Volvo, a ECR25 Electric, na Bauma 2019, a máquina foi entregue à Spac para ser testada. 

A Spac, parte do Grupo Colas, está a usar a escavadora de 2,5 toneladas para escavar valas no campo de golfe de Saint-Nom-la Bretèche, nos arredores de Paris, em França. 

Com zero emissões de escape e operação praticamente silenciosa, a Volvo ECR25 Electric é perfeita para esses ambientes.

“É emocionante vermos esta máquina no terreno de um cliente”, diz Elodie Guyot, gerente de projeto da escavadora compacta elétrica da Volvo Construction Equipment (Volvo CE). “Trata-se de uma área muito tranquila e pacífica, onde os moradores querem que o silêncio e a tranquilidade sejam respeitados, por isso é crucial ter uma máquina que atenda a essa necessidade". 

Benjamin Silvent, gerente local da Spac, diz: "Para os moradores e cidades em geral, a máquina torna os nossos locais de trabalho mais aceitáveis porque limita as emissões de carbono e a perturbação sonora". 

Alexandre Birot, operador de máquinas da Spac, acrescenta: “Quando falamos com a pessoa que está a trabalhar na vala não precisamos de gritar, podemos conversar normalmente. Com uma escavadora tradicional, primeiro temos que desligar o motor para que a pessoa nos possa ouvir. Além disso, quando passamos o dia todo na vala, normalmente inalamos muita fumo, mas agora não há gás de escape. Seria incrível se houvesse apenas máquinas elétricas na empresa”.

A Volvo ECR25 Electric substitui um motor de combustão interna por baterias de iões de lítio de 48 volts e um motor elétrico que alimenta o sistema hidráulico para movimentar a máquina e os implementos. As baterias armazenam energia suficiente para alimentar a máquina durante 8 horas em aplicações típicas. Um carregador a bordo permite carregar durante a noite através de uma tomada comum. Uma opção de carregamento rápido (que exige um acesso à rede mais potente) também estará disponível.