NOTICÍA

Entrevista a Catherine Rousselot, Diretora de Marketing e Comunicação do “Le Mondial du Bâtiment”

16 Out 2019

Le Mondial du Bâtiment é um salão internacional que decorre a cada dois anos em Paris e que agrega o sector da construção com três secções especializadas: Batimat, Idéobain e Interclima.   

Aproveitámos a proximidade do evento (decorre de 4 a 8 de novembro) e entrevistámos Catherine Rousselot acerca da relação entre este importante evento e o mercado português:

CM: Para os empreiteiros portugueses, qual é a maior vantagem em participar no Le Mondial de Bâtiment 2019?
CR: A França é um mercado dinâmico e promissor.

A França irá receber inúmeros grandes projetos no decorrer dos próximos anos. A Taça do Mundo de Rugby 2023, os Jogos Olímpicos de 2024 e o Le Grand Paris. Todos estes projetos terão um impacto significativo sobre o mercado da Construção, nomeadamente as renovações das instalações desportivas e a reabilitação de quarteirões inteiros, a construção da cidade olímpica, o aumento geral da atratividade turística…

A título de exemplo, os investimentos para os Jogos Olímpicos estimam-se em 1,8 mil milhões de euros para a construção, entre 2017 e 2034.

A França é um dos mercados mais dinâmicos da Europa em termos de construção.

Em 2017, contabilizávamos 135 mil milhões de euros em volume de negócios na construção em França: 62% do volume de negócios da construção diz respeito à habitação contra 38% para o não residencial (Fonte: FFB).

Le Grand Paris, um projeto colossal que irá mudar completamente a aparência da Île de France nas próximas décadas e oferecer um verdadeiro potencial em termos de estaleiros e renovações, trata-se do maior projeto de construção na Europa!

CM: O que podemos esperar da edição de 2019 do Le Mondial du Bâtiment?
CR: Le Mondial du Bâtiment 2019 é o culminar de um desafio que lançámos a nós próprios há dois anos: apoiar diariamente os players do sector com novas ferramentas que lhes são dedicadas, como a Batiradio, a estação de rádio online para a indústria da construção; o conceito Regard sur l’Architecture; organização conjunta com mais de 20 associações comerciais, o setor Construction Tech® para ajudar os profissionais a apreenderem o futuro da indústria da construção das cidades de amanhã e a familiarizar-se com o Offsite, a IA e o carbono, que devem revolucionar o sector. A edição de 2019 marca um esforço conjunto sem precedentes do sector a fim de organizar diversos shows highlights que irão proporcionar aos visitantes das três feiras uma experiência ainda melhor e adaptada às suas necessidades.

Com a abertura do Le Mondial du Bâtiment a menos de 1 mês, os preparativos estão em andamento, com uma série de líderes de mercado e uma forte representação da indústria confirmada para todos os shows.

O salão será novamente uma montra única para a mais ampla gama de soluções do mundo e inovações para a construção e renovação de qualquer tipo de edifício, tornando-o no local perfeito para descobrir a totalidade da oferta dos nossos expositores.

O Le Mondial du Bâtiment fará isso com base no que fez o sucesso da edição de 2017 otimizando as sinergias entre os 6 negócios interconectados e adicionando dois novos setores: Construction Tech® e Offsite.

Nos Halls 1 e 2, o INTERCLIMA apresentará toda a gama de materiais do mercado de controlo climático, eficiência energética e conforto para edifícios residenciais, comerciais e industriais de ocupação individual e múltipla.

- Os sectores do IDÉOBAIN e do BATIMAT estarão diretamente acessíveis através da galeria.

- No Hall 3 o IDÉOBAIN – apresentará toda a gama de materiais do mercado para o controlo climático, a energia eficiente e o conforto para edifícios residenciais de ocupação individual ou múltipla, edifícios comerciais e industriais.

- O BATIMAT ocupa 4 halls. No Hall 4, o Design de Interiores e Exteriores será o centro das atenções. O Hall 5A alberga os sectores da marcenaria e da serralharia. O Hall 5B irá abrigar ferramentas, equipamentos para estaleiros, e – pela primeira vez – veículos comerciais, todos com áreas no exterior para demonstrações. Abrangendo os Halls 5A e 6, o setor new Construction Tech® irá apresentar soluções de digitalização na

construção e acolher o maior encontro de start-ups específicas ao setor. No Hall 6 poderá encontrar soluções de estrutura e revestimento em conjunto com todas as organizações profissionais do setor. E pela primeira vez em França, o BATIMAT disponibilizou ao popular Hall 6 uma área de construção Offsite.

Nesta edição os organizadores disponibilizam ainda mais ferramentas para facilitar a vida aos visitantes e ajudá-los a tirarem o maior proveito da visita ao salão: Pela primeira vez, teremos à disposição mini-guias para todas as categorias de visitantes (comerciantes/companhias, contratadores/diretores de projeto, desenhadores, etc.).

- Guia de comboios para vários pontos de interesse.

- Visitas guiadas.

- Um novo formato das sessões de pitch que lhe irão permitir avaliar todos os candidatos ao Prémio da Inovação com base na sua área de interesse.

- Mecanismos de pesquisa para facilitar a sua visita e o acesso aos eventos diários

CM: Qual é a representatividade dos visitantes portugueses no Le Mondial du Bâtiment?
CR: Mais de 2.500 visitantes portugueses vieram ao Le Mondial du Bâtiment em 2017.

CM: Em termos de expositores, quantas empresas são oriundas de Portugal? Este número tem vindo a aumentar?
CR: O número de empresas portuguesas aumentou de 2015 para 2017. Em 2017, tivemos 64 expositores portugueses.