NOTICÍA

Linde MH demonstra a sua visão de futuro através de novos lançamentos em Berlim

08 Nov 2019

Num evento sob o lema "Ahead" que decorreu em Berlim no passado dia 5 de Novembro, a Linde Material Handling apresentou à imprensa internacional, entre a que se encontrava o portal comerciomaquinas.com, a sua nova gama de empilhadores contrapesados e preparadores de encomendas.

Com a nova geração de empilhadores contrapesados térmicos, a Linde lança ao mercado um autêntico "canivete suíço" da intralogística preparado para o futuro. O sistema hidrostático incorporado nos empilhadores com um intervalo de capacidade de carga entre 2 e 3,5 toneladas leva a interação entre o utilizador e o empilhador para o nível seguinte e estabelece novos padrões em termos de disponibilidade, eficiência, sustentabilidade e segurança. Ao mesmo tempo, os empilhadores Linde, com conetividade de série, estão preparados para todas as aplicações imagináveis em combinação com outros processos da indústria 4.0.

Ouvir os clientes é a chave do sucesso
A nova linha de empilhadores contrapesados nasceu do zero e foi ouvindo as necessidades e sugestões de clientes que o projeto se foi desenvolvendo. "Escutamos atentamente os nossos clientes e transmitimos os seus comentários aos nossos engenheiros de desenvolvimento", dizia Stefan Prokosh, responsável pela gestão de empilhadores contrapesados da Linde MH no evento em Berlim.

Segurança sempre no centro das atenções
Uma visibilidade panorâmica sem restrições é um requisito importante para uma manipulação rápida, precisa e segura das mercadorias durante o funcionamento dos empilhadores contrapesados. Assim, os campos de visão através do mastro de elevação aumentaram 20% em comparação com o modelo anterior. Perfis de mastro assimétricos abrem janelas de visão adicionais que facilitam a colocação da carga com precisão milimétrica. O contrapeso mais plano permite uma melhor visibilidade traseira; o centro de gravidade baixo e suspensão alta do eixo de direção melhora a estabilidade nas viragens, e o teto de vidro reforçado combina a máxima visibilidade com a melhor proteção.

Por outro lado, o conceito "chassis de proteção" com cilindros de inclinação superiores e proteção reforçada garante a estabilidade do mastro e a máxima capacidade de carga residual para elevar a alturas mais elevadas. Em termos de segurança, a Linde Material Handling reforça a sua "Visão Zero" através da incorporação de série e de forma opcional de uma variedade de sistemas de última tecnologia como o Linde Curve Assist - que reduz proporcionalmente a velocidade de tração nas curvas de forma automática -, o Load Assist da Linde - que intervém ativamente quando a carga se aproxima do limite da capacidade - assim como uma função de controlo eletrónico do cinto de segurança: Se o condutor não levar colocado o cinto de segurança, o empilhador deslocar-se-á apenas a velocidade lenta.

As opções de iluminação, como as LED Stripes, o TruckSpot e o VertiLight para a iluminação não encadeante, contribuem para esta tarefa, da mesma forma que os sistemas de aviso e assistência Linde Safety Pilot e Linde Safety Guard, que proporcionam informação adicional importante ao condutor, ajudando assim a evitar erros e acidentes.


Motores modernos e de fácil manutenção
Os motores da nova série integram filtro de partículas de série e otimizam ainda mais o acionamento hidrostático. Deste modo evita-se qualquer dano que o motor possa sofrer conduzindo a uma economia de custos importante e uma maior disponibilidade do empilhador. Segundo o gestor de produto, as medições mostram que estes empilhadores são até 30% mais eficientes que os concorrentes e também são claramente superiores em relação à capacidade de movimentação de cargas. Isto torna-os ainda mais rentáveis ao longo de toda a sua vida útil.


Novos preparadores de encomendas
Relativamente aos preparadores de encomendas, foi apresentada a nova Série N20 com capacidades entre 1,6 e 2,5 toneladas, esta linha de equipamentos destaca-se pelos seus níveis de segurança acrescidos e pelo seu design, nomeadamente através do seu novo timão, o novo arranjo faz com que a plataforma do operador se situe antes da bateria. Além disso, o fabricante oferece versões diferentes na nova gama, todas elas com elevação inicial de série. No total a gama de preparadores de encomendas N20, N25 e V08 abrange até 24 configurações diferentes. Os modelos N20 B, N20 e N25 ou N20/25 HP estão concebidos para transportar mercadorias a baixo nível enquanto com o N16 Li, o operador pode elevar a mercadoria até alturas de 790 mm.

Outra novidade é a nova gama N20 C, neste caso com configuração de bateria à frente da plataforma e com oito novos modelos de baixo nível. A faixa de carga destes novos preparadores de encomendas varia entre 1,2 e 2,5 toneladas.

Conjuntura difícil mas com boas perspetivas para a Linde Material Handling
Durante a apresentação os dirigentes da Linde mostraram-se cautelosos quanto ao ambiente económico e político incerto, mas em simultâneo continuaram otimistas quanto ao futuro da empresa, ganhando quota de mercado e liderando mercados em valor e, em muitos casos, em unidades. Nesse sentido anunciaram uma maior presença em alguns mercados europeus e investimentos de 120M € nas linhas de produção da sua fábrica de Aschaffenburg (Alemanha).