NOTICÍA

Connected Support da John Deere demonstra a sua mais-valia em tempos de Covid19

08 Mai 2020

John Deere Connected Support ajuda a manter plenamente a operacionalidade das máquinas à distância, algo fundamental na atual situação sanitária. Através de uma conferência de imprensa on-line, onde o portal comerciomaquinas.com participou, demonstrou as suas principais utilidades.

Matthias Steiner, Director, Customer and Product Support para a Europa foi o encarregado de dirigir esta conferência. Para tal, a partir da sua sede central na Europa, situada em Mannheim (Alemanha), estabeleceu contacto com diferentes distribuidores situados no Reino Unido, França e Alemanha, quem foram comentando como aplicam as diferentes funções que estão disponíveis no âmbito de Connected Support.

Graças a estes sistemas, os técnicos de serviço podem contactar de forma remota as máquinas dos clientes para identificar falhas potenciais e corrigi-las de forma prematura ou então corrigir erros que podem converter-se num problema. Também podem ajudar os operadores a configurar ou ajustar as suas máquinas. Nos últimos cinco anos colocaram-se em marcha por parte dos concessionários estes serviços que ajudam a reduzir o tempo de inatividade das máquinas e as suas possíveis avarias.

Proactive Response
A partir do Reino Unido, o distribuidor Thomas Sherriff & Co. assinalou a sua experiência com o sistema Proactive Response, a caraterística mais destacada de Connected Support, uma vez que prevê os possíveis requisitos para reparações, assim como os problemas técnicos e de rendimento na máquina antes de que ocorram realmente. Baseado em dados históricos e anónimos da máquina, assim como em algoritmos para a deteção de erros e a otimização da máquina, o sistema analisa automaticamente os dados e envia avisos ao técnico de serviço do distribuidor. Estas mensagens também recomendam possíveis soluções. Para tal, os dados e o estado das máquinas conectadas aparecem no painel do computador do distribuidor. A lista de máquinas do cliente é mostrada no ecrã, que é supervisionado constantemente por um empregado do distribuidor. As falhas mais graves realçadas pelo sistema de Alertas de especialistas estão sempre na parte superior da lista.

Remote Support
A seguinte paragem levou-nos até França, onde o distribuidor SV-Pro France pormenorizou as caraterísticas do sistema de suporte remoto, Remote Support, que podem disponibilizar aos clientes a partir do concessionário. Este sistema permite que um especialista do concessionário, desde o seu escritório, se conecte com o display do trator do cliente na cabine para ajudarle na configuração da máquina. Também permite que o distribuidor identifique configurações incorretas ou erros de operação. A configuração pode ser processada passo a passo com o operador, como se o concessionário estivesse sentado na cabine. Isto não apenas economiza tempo e dinheiro aos clientes, como também beneficiam da configuração perfeita da máquina ao mesmo tempo que mantém um distanciamento social completo do técnico.

Service Advisor Remote
O sistema de assessor remoto de serviço (Remote Advisor Remote) foi explicado com a ajuda do distribuidor alemão Lohnbetrieb Stöver. Graças a este assessor, se as ferramentas de serviço indicam que algo está mal com a máquina, o especialista do distribuidor também pode aceder de forma remota ao sistema de diagnóstico da máquina. Muito frequentemente, as falhas podem corrigir-se diretamente usando este serviço, ao mesmo tempo que também se podem realizar as atualizações de software online necessárias.  Graças a isso, pode proporcionar um maior tempo de atividade da máquina e, caso seja necessária uma reparação do equipamento in situ, o técnico de serviço pode planificar a visita ao cliente com as peças e ferramentas necessárias. Desta forma economiza-se tempo e reduzem-se deslocações.