NOTICÍA

Novo Lamborghini Sprint: elegância e desempenho em pequenas dimensões

25 Mai 2020

Os tratores compactos mais bonitos e eficientes do mercado! Este é o "cartão de visita" dos novíssimos Lamborghini Sprint que, devido às excelentes caraterísticas técnicas e de desempenho e ao elevado nível de conforto a bordo, indiscutivelmente se coloca no topo do sector dos compactos e especializados.

A melhor relação peso/potência da categoria, que carateriza o Sprint 60, permite que essa gama de tratores seja vencedora, mesmo quando é importante limitar a compactação do solo. O tamanho pequeno e equilibrado e a conformação vertente do capot destacam o refinamento dos Lamborghini Sprint, que expressam aquele toque de classe que faz a diferença.

Os novos Lamborghini Sprint são oferecidos seja com um arco de segurança dianteiro rebatível de dois montantes, ou com uma cabina espaçosa de alta visibilidade com apenas 4 montantes, projetada pelo fabricante expressamente para esta gama. O Sprint 50 também está disponível numa versão rebaixada especial, com pneus traseiros de 20”, o que o torna ainda mais ágil em espaços estreitos e nos trabalhos sob a ramagem. O espaço amplo do posto do operador, o design melhorado do interior e o elevado nível ergonómico dos comandos garantem um excelente conforto, valorizado nas versões com cabina com um sistema de ar condicionado eficiente. A distância entre eixos de 1.800 mm e o ângulo de viragem amplo garantem uma excelente capacidade de manobra, mesmo nas fileiras mais estreitas.

MOTOR. Extremamente compactos e fiáveis, os novos motores com 4 cilindros de 2.200 cm³ de cilindrada, com sistema de injeção Common-Rail com controlo eletrónico, geram no Sprint 50 e 60 respetivamente 51 e 59 HP a 2.600 rpm, enquanto o binário máximo, de 145 e 170 Nm, já está disponível a 1.600 rpm. Graças a essa excelente caraterística, os novos motores garantem elevado desempenho, mesmo em regimes baixos, seja na utilização em fileiras, em estufas ou na manutenção de espaços verdes. A conformidade com Stage V mais avançada também é garantida pela instalação dum catalisador DOC e um filtro de partículas DPF passivo, isentos de manutenção e não exigem custos adicionais ao utilizar o veículo, nem injeções adicionais de diesel para a sua regeneração periódica.

TRANSMISSÃO. Robusta, fiável e totalmente sincronizada, a transmissão dos Sprint permite alcançar 30 km/h com o motor em rotação parcial. Como padrão, são fornecidas 12 velocidades para cada sentido de marcha, que pode ser implementadas como uma opção em 16 + 16 com super redutora, que também permite trabalhar a apenas 260 metros por hora, mantendo o motor na rotação máxima. Graças ao bloqueio em 100% de ambos os diferenciais, acionáveis simultaneamente com um botão cómodo, os Sprints garantem o desempenho máximo de tração, mesmo nas situações mais difíceis. O uso da caixa de velocidades é muito simples e fácil, graças à localização das alavancas de controlo numa posição ergonómica logo sob o volante.

TDF. A TDF traseira é de 540 rpm e opcionalmente é possível adicionar a modalidade 540 ECO ou a 1.000 rpm, para além da sincronizada. Também disponível como opção encontra-se a TDF dianteira de 1.000 rpm com engate eletro-hidráulico e a ventral de 2.000 rpm. Além disso, sob pedido, há também o elevador dianteiro de 600 kg, que permite trabalhar com eficiência mesmo com acessórios dianteiros pesados.

SISTEMA HIDRÁULICO A elevada versatilidade dos Sprint é garantida por um grande número de equipamentos de base, que inclui uma bomba hidráulica de 30 l/min para o elevador de 1.200 kg de capacidade e para as tomadas hidráulicas, que na versão mais completa incluem 6 vias traseiras, mais duas duplicadas à frente, assim como as ventrais. Uma bomba adicional de 15 l/min para a direção assistida garante máxima fluidez de manobra, mesmo a baixos regimes do motor e com cargas pesadas.