NOTICÍA

Tratores e implementos TIM da Kubota com certificação AEF

22 Jun 2020

A Kubota converteu-se no primeiro fabricante de tratores a obter o certificado AEF pela sua combinação TIM entre a série de tratores M7003 Premium KVT e a série de enfardadeiras BV5. Este sistema permite a comunicação bilateral entre tratores e implementos.

Em concreto, num ambiente de trabalho, este sistema permite que o trator Kubota M7003 comunique com os implementos com certificação AEF, permitindo que a enfardadeira TIM ou outros implementos TIM com certificação AEF controlem as funcionalidades do trator como a tomada de força, o sistema hidráulico e a velocidade do veículo.

A AEF (Agricultural Industry Electronics Foundation) anunciou recentemente que tanto a enfardadeira como o trator M7003 desenvolvido pela Kubota receberam a certificação do teste de conformidade TIM. A fundação AEF, no seu papel de organização internacional dedicada à inovação tecnológica dos equipamentos agrícolas, tem o dever de testar e controlar se os fabricantes estão a seguir o protocolo para obter os certificados TIM.

Sistema TIM
O sistema TIM (Tractor Implement Management) da Kubota permite a comunicação bilateral entre tratores e implementos, o que lhes permite trabalhar em perfeita armonia e reduz a possibilidade de cometer erros humanos. Além disso, a tecnologia TIM aumenta a comodidade do condutor ao automatizar as ações repetitivas do processo de enfardamento e proporcionar ao trator a informação em tempo real, o que significa que o condutor não tem que comprovar o estado dos fardos para completar o enfardamento. Logo que se alcança o diâmetro exato do fardo, o trator detem-se e descarrega-o, mantendo sempre o mesmo nível de compactação, garantindo maior qualidade no trabalho.

A Kubota tem sido membro principal da AEF através do Grupo Kverneland, o fabricante de implementos do Grupo Kubota, cujo objetivo é o avanço tecnológico da maquinaria agrícola. Como parte dos seus esforços para fortalecer as associações dentro do sector, o recém criado Centro de Inovação Europeu da Kubota encarregou-se do núcleo da AEF através do Grupo Kverneland.