NOTICÍA

New Holland introduz nova malha do desengaçador para as máquinas de vindimar Braud

02 Jul 2020

• As malhas do desengaçador New Holland oferecem a melhor qualidade de colheita em qualquer condição em qualquer parte do mundo;
• A nova malha do desengaçador azul foi especificamente concebida para pequenas uvas em baixos ou médios rendimentos.

Os viticultores que vivem em diferentes áreas do mundo têm diferentes climas, paisagens, microorganismos, rendimento, variedades de uva, e devem adaptar as suas práticas de cultivo e colheita às condições locais nas diferentes geografias. A New Holland está a lançar uma nova malha do desengaçador azul para alargar a sua gama e oferecer a cada viticultor em todo o mundo uma solução adequada, em qualquer condição. 

O desengaçador de bordo faz parte do DNA das máquinas de vindimar Braud da New Holland desde o seu lançamento em 2002. Disponível em todas as máquinas de vindimar, este sistema desprende as uvas dos caules e separa os caules desprendidos das uvas, removendo fragmentos de caules, pecíolos e folhas para garantir que apenas as uvas vão para as tremonhas. Este sistema melhora significativamente a qualidade da colheita. Pode ser facilmente montado em qualquer desengaçador de máquinas de vindimar já produzido.

“Ao separar uvas, uma máquina de vindimar precisa de adaptar os tamanhos da malha para atingir a melhor capacidade de separação, removendo todo o MOG (Material que não uvas) indesejado para manter apenas as melhores uvas. Ao alargar a oferta de malhas, estamos efetivamente a oferecer aos nossos clientes possibilidades adicionais no seu desengaçador para atingir a separação e obter a excelência com as suas uvas de forma a fazer os melhores vinhos”, afirma Philippe Boisseau, Especialista em Marketing para colheitadeiras de uvas e azeitonas na New Holland Agriculture Global.

A nova malha do desengaçador azul é a referência para uvas pequenas
Apresentada na SITEVI 2019, a nova malha do desengaçador, de cor azul, apresenta orifícios mais pequenos para melhorar a qualidade da colheita para uvas pequenas, tais como merlot ou cabernet. A nova malha melhora a separação de MOG pequeno e oferece uma qualidade de separação de uvas premium, em especial para as uvas tintas.

Este novo desengaçador permite uma produtividade adequada da máquina com permeabilidade da malha. O design da malha azul, com um maior número de orifícios pequenos, remove mais MOG, mantendo uma capacidade adequadamente elevada em rendimentos médios.

Uma gama de malhas de desengaçadores para cada condição
Com este último acréscimo, a New Holland alarga a sua gama atual de desengaçadores para máquinas de vindimar Braud, que agora inclui: 

  • Desengaçador rosa: Orifícios de 24 x 24 mm. É a malha mais versátil e pode funcionar em todas as condições. É o primeiro desengaçador que a New Holland lançou, no ano de 2002.
  • Desengaçador branco: Orifícios de 29 x 25 mm. É ideal para rendimentos elevados ou uvas grandes. Esta malha assegura uma elevada capacidade e evita perdas de fruta nestas condições específicas. Foi lançado em 2018 e, desde 2020, está também disponível para todas as larguras do desengaçador. Aumenta a produtividade para desengaçadores com estrutura estreita.
  • Desengaçador azul, orifícios de 20 x 20 mm. É ideal para uvas pequenas em baixos ou médios rendimentos.

A New Holland desenhou também uma ferramenta específica para trocar as malhas do desengaçador em menos de 10 minutos para mais produtividade.

A nova malha do desengaçador azul prova o seu valor na vinha
Etav Chollet é uma empresa familiar com sede em Saint Denis de Pile, em França, que é especializada em trabalhos em vinhas, realizando várias tarefas, incluindo colheita. A empresa, gerida pelos irmãos Pierre e Guillaume Chollet, é um antigo e fiel cliente da New Holland, desde que o pai deles comprou a sua primeira máquina de vindimar Braud, uma SB36, há 30 anos. Atualmente, operam uma frota de três máquinas de vindimar Braud – um Desengaçador 9070M, um Opti-Grape™ 9070M, e um Opti-Grape 7030M – que são usados para aplicações de colheita e multifunções, incluindo pulverização.

Os irmãos Chollet testaram a nova malha azul durante a época de colheita de 2019. Procuravam uma solução para satisfazer a procura de uma maior qualidade de colheita por parte dos seus clientes, com atenção à remoção de cada pedaço do caule. A experiência foi extremamente positiva: “A qualidade de colheita com a malha azul foi significativamente melhorada, com 2 a 3 vezes menos MOG”, explicou Pierre Chollet.

“Estamos satisfeitos com os resultados alcançados – de tal forma que iremos equipar as nossas três máquinas de vindimar com a malha azul para a época de colheita de 2020,” concluiu o irmão Guillaume.