NOTICÍA

Novidades entre os tratores compactos da John Deere

12 Jul 2020

No segundo semestre de 2020 a John Deere trará novidades no que se refere às motorizações da sua vasta gama de tratores compactos, que incluem 13 modelos de seis séries, com potências compreendidas entre os 25 e os 66 cv.

Estas motorizações foram quase todas revistas em virtude dos mais recentes regulamentos da norma europeia para a Fase V, criada para limitar as emissões poluentes de partículas ultrafinas em todos os motores com potência superior a 25cv (19Kw). As partículas abrangidas são as inferiores a 0,1 mícron de diâmetro (unidades que corresponde à milésima parte do milímetro). 

No que se refere aos tratores compactos com potência nominal de 25cv e inferior – casos do 1026R e 2026R – estes permanecem sem alterações, enquanto o novo 3025E cumpre as normas em vigor.

Outros modelos das séries 2R e 3R com potências superiores a 25cv disporão de um novo motor diesel Yanmar de 1,6 litros de capacidade e três cilindros, da série TNV, que conta com uma elevada reserva de binário, proporcionando assim suficiente potência quando submetidos a cargas mais exigentes.

Aqueles motores contam com um novo sistema de pós-tratamento baseado num filtro de partículas diesel (DPF) e um catalisador de oxidação diesel (DOC), semelhante aos utilizados nos tratores de maiores dimensões da John Deere, produzindo níveis mais baixos de emissões de escape e de ruído, cumprindo com os atuais requisitos das normas da Fase V.

Novos motores e funções
No intervalo de potência mais elevado da gama de tractores compactos, os novos 4052M e 4052R dispõem de motores de 2,1 litros e quatro cilindros com DPF, o mesmo que equipa os modelos 4066M e 4066R, que permanecem inalterados. Já os tratores das séries 2R e 3R também recebem novos números de modelo.

Além das motorizações, os tratores compactos das séries 3R e 4R serão equipados com a nova função eThrottle integrada na transmissão eHydro, desenhada para que o trator seja mais  silencioso e cómodo, mas também mais eficiente em consumo de combustível.

Em alguns destes modelos, o sistema Hitch Assist faz com que o acoplamento de implementos e reboques ao engate de três pontos ou ao engate traseiro seja mais rápido, fácil e seguro. Através deste sistema, os interruptores externos montados no pára-lamas traseiro permitem ao operador movimentar o trator para a frente ou para trás a uma velocidade máxima de 12 mm/segundo, ou subir e descer o engate conforme a necessidade.

Outras caraterísticas de tecnologia avançada dos tratores compactos John Deere incluem os modos de funcionamento LoadMatch, MotionMatch e SpeedMatch para máxima versatilidade numa ampla gama de aplicações de tratores, além de uma opção de coberturas de gadanheiras rotativas com transmissão AutoConnect. 

As versões cabinadas desta nova gama de tratores compactos já podem ser solicitadas junto dos concessionários, enquanto que os modelos de plataforma só estarão disponíveis a partir de outubro deste ano.