NOTICÍA

Certificação para «iQblue connect» da LEMKEN

07 Jan 2021

Sistema de reequipamento inteligente para controlo de alfaias automático

Depois de uma exaustiva verificação de conformidade, a organização independente «Agricultural Industry Electronics Foundation» (AEF), conferiu o certificado TIM ao sistema «iQblue connect». Assim, a LEMKEN torna-se no primeiro fabricante que obtém esta certificação para o controlo de alfaias. Este sistema de reequipamento inteligente oferece a singular possibilidade de aproveitar as vantagens do controlo TIM (Tractor Implement Management) para uma preparação de terreno inteligente. Por este motivo foi galardoada na passada edição da Agritechnica com uma medalha de prata. Conectado com o interface ISOBUS do trator, o módulo iQblue connect permite o intercâmbio de dados entre o trator e a máquina. Assim, a alfaia pode controlar de forma automática determinadas funções do trator, como por exemplo a velocidade ou as válvulas de controlo.

Esta solução de reequipamento flexível automatiza as alfaias de preparação de solo já disponíveis. O agricultor apenas precisa do módulo iQblue connect, que pode ser utilizado com variadas alfaias. Liga-se com o trator através do interface ISOBUS e conta, para além de GPS, com uma ligação de dados móveis para comunicação, por exemplo, com o sistema de gestão de explorações agrícolas. O sistema ajusta-se de forma automática à alfaia, comunicando em cada momento, o que reduz consideravelmente o esforço do utilizador.

Numa primeira fase, a LEMKEN incorpora o controlo da largura de trabalho assistido por GPS às alfaias. O sistema iQblue connect envia os dados relativos à posição GPS e da largura de trabalho atual da alfaia ao TIM, de modo a que o dispositivo de comando hidráulico do trator possa regular de forma automática o cilindro de largura da alfaia. Assim, consegue-se, por um lado, uma mobilização perfeitamente alinhada, por outro, também se pode trabalhar no sulco final, o qua aumenta significativamente a eficiência da alfaia em zonas em cunha.

Nos cultivadores semi-suspensos, a profundidade de trabalho pode ser aferida através de um sensor. Para isso, a iQblue connect recebe a profundidade de trabalho desejada específica nas várias áreas de terreno, através do material cartográfico digital e o TIM adapta, através do sistema hidráulico do trator, a profundidade de trabalho da secção das pás niveladoras e as ferramentas de nivelação às condições variáveis do terreno.

Um requisito importante para o uso do iQblue connetc é que o trator conte também com a funcionalidade TIM certificada pela AEF. A AEF é uma organização independente que engloba diversos fabricantes e trabalha para fomentar o uso e uniformização da eletrónica na tecnologia agrícola. Os principais fabricantes de tecnologia fazem parte desta organização.

iQblue connect é compatível com alfaias de outros fabricantes e estará disponível a partir de Outubro de 2021.