Kuhn marca a diferença nos equipamentos para explorações pecuárias

28 Jan 2015
Kuhn marca a diferença nos equipamentos para explorações pecuárias

No passado dia 12 de Dezembro estivemos na exploração leiteira Sociedade Agropecuária Vale de Água do Trejoito em Paul do Trejoito (Benavente) – propriedade de Carlos França – para assistir à demonstração, organizada pela empresa OVS (revendedor da marca Kuhn), de dois singulares equipamentos da marca francesa.

Tratou-se do inovador misturador automotriz de 1 senfim vertical Kuhn SPV Confort 12 e do distribuidor de palha Primor 4260 M Cut Control, com dispositivo de recorte.

Kuhn SPV Confort 12 – Um misturador com elevado desempenho
A Kuhn fabrica misturadores automotrizes desde 2001. Com a experiência acumulada foi possível desenvolver um equipamento com rápido retorno do investimento, pois evita a necessidade de operar com uma série de equipamentos e/ou pessoal: o trator para carregamento deixa de ser necessário e um único operador carrega, mistura e descarrega, poupando tempo e dinheiro.

Como nos explicou Manuel Baioneta, da empresa Tractores Ibéricos - o importador da marca Kuhn – este misturador destaca-se por possuir uma série de caraterísticas invulgares e com um objetivo em mente: melhorar a rentabilidade da exploração.

Carregamento simples e mistura bem pensada 
Nesta máquina com motor John Deere de 145 cv, nada foi deixado ao acaso e a soma de muitos pormenores converte-se num equipamento extremamente bem sucedido, por exemplo: a cuba é poligonal para que as distintas composições alimentares ganhem aderência às paredes da cuba por forma a impedir que circulem à mesma velocidade do senfim o que proporciona uma mistura mais rápida e homogénea. A fresa, a direção, a transmissão e o senfim misturador têm bombas hidráulicas independentes o que melhora o desempenho individual e global já que nenhum processo prejudica o outro, quando operam em simultâneo. A fresa alcança os 2 metros de largura e 68 cm de diâmetro o que garante uma destacável produtividade, alcançando uma capacidade de carga de 2,2 toneladas/minuto em silagem de milho. O tapete de carregamento e a fresa localizam-se do lado direito da máquina para que o material entre na cuba pelo sentido normal, isto é, no sentido dos ponteiros do relógio, o que torna o processo de mistura mais simples e sobretudo muito mais económico. A velocidade de descida da fresa à frente do silo é variável para poder ser automaticamente adaptada à densidade do produto carregado. A distribuição nos modelos SPV CONFORT é realizada por um tapete transversal em PVC que permite a distribuição para a esquerda e para a direita da máquina.

Posto de condução de primeira linha e controlo na ponta dos dedos
O posto de condução garante-lhe o máximo conforto e a cabina proporciona grande visibilidade. Com volante ajustável, existe muito espaço para o operador. Todos os botões estão no joystick e no painel de comandos. A colocação do motor na parte traseira da máquina proporciona mais espaço para a cabina, menos ruído para o operador e um ótimo acesso para manutenção. A posição do motor na parte traseira também garante uma excelente transferência de carga para o eixo motriz traseiro (mais de 65% do peso sobre o eixo traseiro com a máquina carregada). Dentro da sua categoria, a motricidade do SPV Confort é incomparável. Desta forma, esta máquina de tração simples consegue um desempenho semelhante ou mesmo superior a equipamentos com dupla tração. Este modelo possui suspensão às 4 rodas, permitindo uma velocidade máxima de 40 km/h.

Máxima segurança e manutenção facilitada
O senfim tem 7 facas de série, mas pode equipar com mais, tendo 15 mm de espessura. A sua caixa redutora é instalada por baixo e é aparafusada por dentro proporcionando maior robustez e segurança. O reservatório de óleo é exterior e visível e funciona como um nível. O último rolamento da caixa de engrenagens do senfim é totalmente banhado a óleo, garantindo que não há problemas de danificações amortecendo todas as vibrações e impactos. A ventoinha do radiador é reversível, e automática a cada carga, garantindo máxima limpeza para o motor e consequentemente maior durabilidade. Isto tudo com máximo controlo das operações através de câmara de marcha atrás, câmara da cuba para acompanhar as misturas e câmara para a descarga. Para máxima comodidade nas épocas do ano com climas mais extremos a cabina possui A/C opcional e faróis de trabalho suplementares. Um joystick multifunções proporciona o controlo da máquina. A seleção do modo de funcionamento permite 4 possibilidades propostas (carga, distribuição, transporte ou manutenção) e é levada a cabo com os comutadores localizados no painel de controlo. Este conjunto de caraterísticas garante uma média de consumo em exploração de 10 litros/hora.

Misturador Primor 4260 M Cut Control, com sistema de recorte, a versatilidade a toda a prova
Depois de comprovarmos a qualidade de trabalho do misturador, foi hora de assistirmos à demonstração do distribuidor de palha com sistema de recorte modelo Primor 4260 M Cut Control.Este é um equipamento que se destaca pela sua versatilidade pois permite diferentes tipos de recorte e de projeção sendo adequado para variados objetivos como: estabelecimento de cama para os animais, incluindo aviários, graças ao sistema Cut Control (diferentes espécies animais necessitam de diferentes comprimentos de corte) e deposição de alimento na manjedoura. O ajustamento é feito a partir da cabina do trator graças à contra-faca hidráulica, que, dependendo da sua posição, permite ajustar o comprimento de corte dos produtos secos até 4 cm. Em posição elevada, as pás de ejeção situadas entre as facas endireitam-se graças à força centrífuga para projetar palha comprida a 18 m (fazendo camas na velocidade de 580 rpm) ou inclusivamente para distribuir (silagem ou feno na velocidade de 270 rpm ) como os restantes distribuidores de palha PRIMOR M de pás fixas da gama KUHN.

Esta máquina possui facas e contra-facas precisamente para garantir um corte diferenciado da palha, conforme as necessidades. Merece também destaque neste equipamento a transmissão Polydrive (patente Kuhn).

A alimentação do fardo é facilitada, dado que depois de ser colocado no piso da máquina é posteriormente puxado automaticamente por meio de um tapete transportador até à cabeça de recorte, onde vai sendo destroçado.

Este distribuidor adequa-se a tratores com mais de 100 cv, e possui 4 níveis de corte. A sua capacidade é de 4 m3. A transmissão é independente para a turbina e para o tapete para não haver entupimentos. O tapete possui regulador de velocidade. Como referido anteriormente a turbina para projeção da palha tem 2 velocidades de 270 ou 540 rpm (270 para deposição manjedoura e 540 para obtenção de cama homogénea até 18 metros de distância). Existe um comando elétrico (comando de todas as funções a partir da cabina do tractor) e um bloco de eletroválvulas para todas as funções da máquina.  Resumindo, quer pretenda colocar palha na manjedoura ou fazer a cama dos animais, sejam eles aves, bovinos, ovinos, caprinos, entre outros, esta é a máquina ideal dando o tamanho que for mais ajustado à palha e projetando-a até 18 metros de distância, conforme necessário.

Auto Industrial, Div Agrícola S.A.
Morada: Edifício Auto Industrial, Estrada da Circunvalação
2794-065 Carnaxide
Tel.: 210009771 (Chamada para a rede fixa nacional)