Telescópicos cada vez mais presentes na agricultura moderna: Manitou na FIMA 2016

07 Mar 2016
Telescópicos cada vez mais presentes na agricultura moderna: Manitou na FIMA 2016

Os agricultores modernos procuram equipamentos de elevado desempenho e de grande especialização para poderem levar a cabo as tarefas mais exigentes.

Um dos produtos que vem sendo cada vez mais procurado é o manipulador telescópico. Esta máquina muito orientada para movimentação de cargas e gestão pecuária é já um êxito de vendas nos campos de países avançados como França e Inglaterra. Em Espanha, ano após ano, a sua aquisição por parte do mundo rural vem ocorrendo de forma cada vez mais acentuada. Apesar do custo inicial da máquina, não há dúvida que se obtêm grandes melhorias de desempenho face à utilização de um trator com carregador frontal, conjunto que “sofre” muito na hora de operar intensivamente.

Foi com este tema em pano de fundo que entrevistámos João Hébil (Diretor-geral da Manitou para Espanha e Portugal) durante a última edição da FIMA em Saragoça.

CM: João Hébil, qual a razão da participação da Manitou na FIMA 2016?
JH: A Manitou olha para a FIMA como o principal evento de maquinaria agrícola existente na península ibérica, temos marcado presença tanto na FIMA Agrícola como na FIMA Ganadera e continuaremos a fazê-lo. Hoje em dia, as pessoas acedem à informação de produtos por muitas vias, nomeadamente através das novas tecnologias como a internet. Mas há uma coisa que continua a ser imprescindível: A criação de laços com o cliente, e isto só pode ser feito cara a cara neste tipo de eventos, nas nossas oficinas e nas nossas instalações comerciais. É aí que o cliente valoriza mais o seu fornecedor de maquinaria e por isso aqui estamos para prosseguir com essa filosofia.

CM: Quais as máquinas mais destacáveis que a Manitou traz à FIMA?
JH: As máquinas de maior capacidade: Os telescópicos MLT960 (alcance de 9 metros, 6000 kg de capacidade de carga) e o MLT1040 (máquina mais indicada para empilhar fardos de palha). São duas máquinas de motor mais potente que o habitual e maior capacidade de carga também.

CM: Trazem também um empilhador industrial, isso está relacionado com a importância da agro-indústria em Espanha?
JH: Sim, assim é. A agro-indústria é muito importante em Espanha, o cooperativismo agrícola tem muita força, nomeadamente na área hortofrutícola.  Por isso não podíamos deixar de contemplar uma máquina deste tipo. Também temos em exposição uma carregadora compacta da marca Mustang com diversos acessórios que pode ser usada em jardinagem e em aplicações em espaços confinados. 

CM: Estas máquinas servem para caracterizar o mercado ibérico. Em Espanha já existe uma grande aceitação do telescópico e em Portugal o mercado ainda não está tão recetivo a este tipo de equipamento. É assim?  
JH: O mercado agrícola espanhol tem uma maior dimensão que o português, assim é natural que a penetração do telescópico seja muito maior, pois é uma máquina para trabalhos exigentes. Também é verdade que em Espanha com a crise da construção houve uma aposta estratégica da nossa marca no mercado agrícola, enquanto em Portugal sempre houve uma maior concentração no mercado industrial. Atualmente o mercado agrícola vale para a Manitou em Espanha cerca de 50% do seu volume de negócios, são números que falam por si! Acreditamos que em Portugal começa a ocorrer também uma maior valorização deste tipo de equipamentos o que nos augura um bom futuro nomeadamente em áreas especializadas como pecuária, aviários ou cerealistas.

CM: A Manitou aposta muito no crescimento de soluções de assistência e pós-venda. Que novidades existem nestas áreas?
JH: A Manitou criou uma divisão Services & Solutions, apostando no mercado de acessórios, o dando um maior enfoque aos serviços pós-venda, procurando servir da melhor forma o cliente final. O nosso mercado não se limita às máquinas, o mercado pós-venda é importantíssimo quer para nós quer para os concessionários pois é o que garante sustentabilidade operacional ao longo do tempo.

CM: E a rede de concessionários Manitou, está absolutamente fechada?
JH: Uma rede é um organismo dinâmico que nunca está parado. A própria dinâmica do mercado faz com que haja sempre possíveis novidades nesta área. Em Portugal temos novos concessionários nas ilhas e na zona da Guarda. Em Espanha assumimos diretamente a concessão na região de Madrid. Em suma, a rede é estável e madura mas nunca podemos dizer que está absolutamente fechada. 

CM: Quais as facilidades que a marca concede aos seus clientes em termos de financiamento?
JH: São bastantes, a Manitou trabalha, há já longos anos, estreitamente com a De Lage Landen, uma filial do banco holandês Rabobank. No pico da crise sempre conseguimos financiamento para o mercado espanhol através deste acordo. Cerca de 30% das máquinas novas Manitou são adquiridas com o apoio desta entidade financeira. E, a partir de 2016, a De Lage Landen financia também os clientes portugueses, em virtude do alargamento deste acordo também para o mercado nacional. Em suma, os clientes recorrem bastante a campanhas especiais de financiamento, sendo portanto uma excelente ferramenta de trabalho e de expansão.

CM: Comercialmente como correu 2015 face a 2014?
JH: Em Espanha a faturação cresceu cerca de 15%. Em Portugal, ainda que tenhamos sofrido com a crise en Angola onde contamos com um distribuidor, conseguimos crescer 3%, o que foi excelente! Isto não está desligado do facto de sermos uma empresa absolutamente orientada para as necessidades do cliente. Assim os resultados aparecem sempre!

Manitou Portugal, S.A.
Morada: Estrada do Polígono dos Álamos Nº2
2600-695 Castanheira do Ribatejo
Tel.: 263200900 | 263200900