Fendt 1000 Vario, nova referência em tratores convencionais, é apresentado em Portugal

19 Mai 2016
Fendt 1000 Vario, nova referência em tratores convencionais, é apresentado em Portugal

A Fendt iniciou um tour europeu para apresentação da sua nova Série 1000. O primeiro país a ser bafejado pela sorte foi Portugal. Trataram-se de 3 apresentações, a primeira em Beja a 23 de Abril, a segunda nos Campos do Mondego a 25 de Abril e a terceiro na Companhia das Lezírias a 27 de Abril.

Tivemos oportunidade de estar em duas das três apresentações e verificar in loco as inovações trazidas por esta extraordinária máquina.

A Fendt marca o caminho 
Em primeiro lugar devemos destacar que a Fendt é o fabricante inovador por natureza! Marca o caminho no mundo dos tratores com diversas tecnologias que ficam para a história e são depois seguidas por outros fabricantes.

Isso aconteceu com o sistema Vario que foi lançado à cerca de 20 anos pela marca alemã e que passados alguns anos se tornou tendência noutras marcas de tratores.

Pelo meio ocorreu a evolução da ligação trator/alfaia também iniciada pela Fendt e posteriormente aproveitada por todos os fabricantes.

Sistema VarioDrive, uma revolução nas grandes máquinas
Neste momento chegou a hora do destacável sistema VarioDrive: o grupo motopropulsor que por primeira vez propulsiona ambos os eixos de forma independente um do outro.

A tração às quatro rodas convencional costuma fazer-se através de uma relação fixa da transmissão entre o eixo dianteiro e o eixo traseiro. O VarioDrive da Fendt permite a tração variável às quatro rodas.

Basicamente, o binário de rotação é distribuido de forma livre e independente entre ambos os eixos através de duas saídas da transmissão. Se for necessário, o binário de rotação desloca-se entre ambos os eixos com ajuda de um acoplamento às quatro rodas controlado de modo inteligente, o que se conhece como Fendt Torque Distribution.

Durante o uso no campo o binário de rotação é transmitido com flexibilidade aos eixos cujas rodas tenham aderência, o que se traduz numa elevada potência de tração. Conforme aumenta a potência, a partir dos 25 km/h, um acoplamento faz com que se desacople totalmente a propulsão do eixo dianteiro, o que elimina assim as perdas de tração no grupo motopropulsor e aumenta o grau de eficiência.

Menor raio de viragem graças à viragem “pull-in”
Dados que com as quatro rodas varáveis não há uma relação fixa de avanço, a propulsão do eixo dianteiro pode puxar ativamente pelo trator durante a curva, o que se conhece como efeito de viragem “pull-in”. Esta simples caraterística permite que o raio de viragem no campo seja reduzido em até 10%. O VarioDrive permite reduzir o desgaste habitual das rodas dianteiras.

O maior trator convencional do mercado
O novo Fendt 1000 Vario é composto por 4 modelos que vão dos 396 aos 517 CV. O motor é MAN de 6 cilindros, respeitador das regras de emissões mais apertadas Tier 4 Final. O binário máximo de 2.400 Nm é alcançado às 1.400 rotações, mas o regime máximo do motor vai às 1.700 rpm. O sistema hidráulico tem capacidades que vão desde os 165 l/min até aos 430! Tem 3 varáveis de equipamento PowerPlus, Profi e ProfiPlus.

Equipa da Forte mostra a força da nova máquina
Nestas três apresentações a equipa da Forte, Lda., importador nacional da Fendt, liderada por João Lopes, foi incansável na demonstração das qualidades do novo trator! João Lopes explicou pormenorizadamente o funcionamento da máquina e a restante equipa acompanhou os interessados na prova do trator. Conforme nos contou o Responsável Técnico, Gromecindo José, “Esta é uma máquina que vai marcar tendência no futuro, nomeadamente através do novo VarioDrive. O conceito VarioDrive ultrapassa uma das limitações dos grandes tratores, que era a transposição para o solo de toda a potência que estas máquinas têm no motor. O VarioGrip também ajuda a isso, pois a gestão da pressão dos pneus vai permitir lidar com todo o tipo de terrenos e aplicações de uma forma simples e eficiente”. Já João Lopes indicou-nos que este é um trator destinado a clientes especiais, em sectores como o tomate, transporte de grandes cisternas e prestadores de serviços. Esperando-se realisticamente um mercado de até 3 tratores por ano em Portugal.Fendt 1000 Vario, nova referência em tratores convencionais, é apresentado em Portugal

Forte
Morada: Estrada da Circunvalação - Carnaxide
2794-065
Tel.: 210 009 772 (Chamada para a rede fixa nacional)